RJ: Voluntários estrangeiros da IBM atuam em ONGs

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2010

Com o objetivo de realizar trabalhos voluntários em organizações brasileiras do terceiro setor situadas no Rio de Janeiro, 12 colaboradores estrangeiros da IBM chegam ao Brasil para atuar no projeto Corporate Services Corps (“Tropa Corporativa para Ações Sociais”). A ação faz parte do programa mundial da companhia que tem por missão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de países emergentes e capacitar líderes globais.

Em sua oitava edição no Brasil, o programa contará com a participação de funcionários da IBM vindos da Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Hungria, Índia, Nova Zelândia, Suecia e Turquia. Os voluntários atuarão em ONGs de diversos segmentos a fim de auxiliá-las a melhorarem seus processos corporativos e acelerarem o desenvolvimento dos negócios.

Entre os desafios dos profissionais estão: a criação de um centro de treinamento focado em pesquisa e design de jogos interativos para treinamento das áreas de segurança do trabalho e meio ambiente, a elaboração de uma política de segurança interna para reforçar a proteção dos dados, o desenvolvimento de um software de código aberto on-line para ajudar na gestão de controle de estoque, a criação de uma rede online para os professores que trabalham em comunidades carentes e a avaliação e planejamento de melhorias do departamento de Recursos Humanos.

Instituições participantes da nova onda de voluntários no Brasil:

– CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Rio de Janeiro
– CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável
– Instituto da Criança
– Instituto Pró-Saber
– ONG Viva Rio
Antes de partirem para o país onde será realizado o trabalho, os participantes do CSC dedicam três meses a um trabalho preparatório que os ajuda a compreender os costumes e cultura locais, a finalidade dos projetos e a realidade política e socioeconômica da região. Depois, os voluntários passam um mês no país escolhido para conhecer de perto as Instituições. Após o retorno, a equipe ainda mantém contato com as ONGs por mais dois meses. Além disso, os funcionários compartilham suas experiências em seus países de origem e com a companhia como um todo.

Corporate Service Corps (CSC)
O CSC consiste em formar equipes de funcionários voluntários para contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico em ONGs e instituições governamentais de países em desenvolvimento, como China, Egito, Gana, Índia, Malásia, Nigéria, Filipinas, Romênia, África do Sul, Tanzânia, Turquia e Vietnã. Implementado pela IBM em 2008, o Brasil também passou a fazer parte dos países a receber voluntários.

Até agora, 103 estrangeiros de 25 países já atuaram em 31 ONGs brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte. Além disso, 57 IBMistas brasileiros que trabalharam com ONGs de 13 países diferentes. A IBM tem como meta expandir o número de funcionários participantes do programa de 600 para 1500 até o final de 2010.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional