Roche investe em novas iniciativas e diversifica seu investimento social

Por: GIFE| Notícias| 08/06/2015

A Roche – divisão Farmacêutica -, que acaba de se tornar associada ao GIFE, – definiu no ano passado um novo direcionamento para o seu investimento social privado e, desde então, traça outros rumos para as iniciativas até então desenvolvidas.

O Programa Vizinho Legal, que era o principal foco de ação da empresa na área social na comunidade do Jaguaré, onde está instalada, atuou mais de 11 anos no local, promovendo iniciativas culturais, esportivas e de saúde. Com o novo direcionamento, o programa deixou de ser exclusivo da Roche e, agora, a empresa patrocina alguns dos projetos que já eram desenvolvidos a partir da atuação de parceiros.

Entendemos que, ao deixar de ser um programa da empresa, as iniciativas poderiam ter mais impacto e conseguir ampliação de suas ações, conquistando novos apoiadores. A ideia é tornar as iniciativas cada vez mais sustentáveis”, comenta Adriana Lima, coordenadora da área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farmacêutica.

Atualmente, a Roche apoia quatro principais projetos na comunidade. Um deles conta com o apoio da microempresa Ideia SP para a realização das atividades culturais, como aulas de teatro e música. Ainda neste campo, a empresa apoia um projeto de profissionalização de alguns membros de uma companhia de teatro que surgiu dentro do Programa Vizinho Legal, ao longo dos anos. Essa iniciativa permitiu que quatro membros do grupo conseguissem tirar as documentações necessárias para receber por suas atuações nas apresentações teatrais. Em contrapartida, eles também dão aulas para a comunidade. “Esses jovens se tornaram exemplos para as crianças do bairro. O grupo já ganhou prêmios e participou de vários editais”, comenta Adriana.

Nesse mesmo modelo de atuação, a empresa patrocina um grupo de hip hop que também foi formado a partir do Vizinho Legal, e os integrantes promovem oficinas sobre o tema com os jovens da comunidade. Já na área esportiva, é realizada uma iniciativa com o Instituto Esporte & Educação, criado pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, em parceria com uma escola estadual do bairro.

Todo este novo processo pelo qual os grupos apoiados tiveram de passar com a reestruturação do Vizinho Legal fez com que adquirissem muito mais autonomia e também conhecimentos na área de gestão de projetos”, destaca Adriana.

Segundo a coordenadora, o Comitê de Sustentabilidade da Roche achou interessante também a empresa, por ter uma atuação em saúde, alinhar suas iniciativas de investimento social privado à expertise do negócio. Com isso, a área passou a apoiar as ações promovidas pela S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões). A organização é formada por médicos, preparadores físicos, engenheiros etc e atua com atividades de entretenimento, saúde e sustentabilidade durante o trajeto do Rally dos Sertões.

Durante as provas, a equipe presta atendimento nas áreas mais vulneráveis, como a realização de triagem de diabetes e hipertensão, palestras sobre saúde da mulher, assim como atividades esportivas para as crianças. Já a equipe de sustentabilidade trabalha na verificação das necessidades locais, principalmente em questões ligadas a àgua. Para isso, faz a instalação de cisternas e filtros da água para evitar a contaminação.

A ideia é deixar um legado  nas comunidades, com conscientização e novos conhecimentos. Estamos conseguindo trabalhar uma área que sente ainda muita necessidade de ser explorada, que é a da medicina preventina”, comenta Adriana, destacando que são atendidas cerca de cinco cidades por expedição. O grupo participa ainda de outros eventos do mesmo gênero e pretende atingir 5 mil pessoas neste ano. Além de patrocinar as ações, a Roche se envolve também por meio de seus funcionários voluntários, que atuam nos locais.

Ainda na área de saúde, a empresa investe num projeto realizado pelo Instituto Reinventar no Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher. No local, são realizadas atividades de artesanato e reciclagem com a equipe de enfermagem, a fim de proporcionar um momento de descanso e diversão. “O projeto foi muito bem aceito e contou com um número de funcionários interessados muito maior do que imaginávamos. É uma proposta de ‘cuidar do cuidador’”, ressalta Adriana.

Quanto à participação no GIFE, a coordenadora destaca que a Roche busca nesse espaço trocar muitas experiências com as outras empresas e também ingressar nas discussões das redes temáticas, a fim de conhecer as novidades no campo e identificar novas oportunidades de ação.

A Roche é associada do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional