RT de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente lança repositório de conteúdos no contexto da pandemia

Por: Redes Temáticas| Notícias| 31/08/2020

Publicado por: Rede Temática de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente

A Rede Temática de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (RTGDCA) divulgou no dia 1/9 um repositório de materiais, ações, campanhas e conteúdos de referência para apoiar a disseminação de informações que ajudem a proteger as crianças e adolescentes e garantir seus direitos durante o período da pandemia de coronavírus.

O repositório funciona como um toolkit construído por meio de um amplo mapeamento de ações que as organizações que integram a rede vem desenvolvendo desde o aparecimento do primeiro caso de contaminação por Covid-19 no Brasil. Faz parte de um conjunto de esforços que teve como primeiro movimento a divulgação de um posicionamento comum, subscrito por 15 organizações no último dia 8/7, que convoca o engajamento da sociedade na defesa dos direitos da criança e do adolescente no contexto de distanciamento social, em que o acesso à outros serviços sociais e espaços públicos ficou severamente limitado.

Grande parte dos casos de violência ocorre exatamente no ambiente doméstico, de forma que a limitação da circulação somada ao aumento do estresse psicossocial associado aos efeitos coletivos da pandemia, tem ocasionado ao mesmo tempo um aumento da incidência de casos de violência e a limitação dos canais e espaços de denúncia. Nesse sentido, o toolkit surge como um instrumento da RT para contribuir na mitigação das violações aos direitos das crianças e adolescentes durante o período de distanciamento social.

O material será disponibilizado a partir de 1 de setembro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional