Saiba o que aconteceu no GIFE no mês de junho

Por: GIFE| Notícias| 03/07/2013

GIFE discute o protagonismo juvenil no fortalecimento do desenvolvimento local

No dia 06 de junho, o GIFE realizou em parceria com a RedEAmérica o Seminário “Investimento Social Privado e juventude- A experiência da Iniciativa Comum”, em São Paulo. O foco do evento foi a discussão sobre a participação de jovens nos processos decisórios em relação ao desenvolvimento de suas comunidades.

Representantes do Iniciativa Comum, projeto realizado pela RedEAmerica para o desenvolvimento de redes de coletivos de jovens com atuação relevante, mostraram como o investimento social em juventude pode ultrapassar os parâmetros de projetos em formação, seja em cidadania ou formação profissional. O debate, que incluiu os próprios jovens beneficiários, levantou a questão de como aproveitar a criatividade destes grupos em soluções para o controle social das políticas públicas.

Participaram do seminário representantes da Fundação Abrinq, Fundação Itaú Social, Fundação Iochpe, Fundação Otacílio Coser, Fundação Projeto Pescar, Fundação Telefônica, Instituto Arcor Brasil, Instituto Asas, Instituto BRF, Instituto Cidadania Empresarial, Instituto Holcim, Instituto Natura, Instituto Paulo Montenegro e Instituto Unibanco.

Saiba mais sobre o evento.

Café da manhã sobre incentivos fiscais na área da saúde

O GIFE e o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados realizaram no dia 11 de junho um café da manhã para apresentar aos associados a nova Lei 12.715, que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional à Atenção da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

Na ocasião, o consultor jurídico do Ministério da Saúde, Dr. Fabricio Oliveira Braga, apresentou a nova regulamentação e garantiu que as organizações da sociedade civil que atuam com projetos relacionados à oncologia ou deficiência física já podem se beneficiar com os programas.

Leia mais: Organizações já podem captar recursos para a saúde via incentivos fiscais

Café da manhã no Núcleo Oikos

O próximo GIFE Visita de 2013 será uma imersão de três dias ao Vale do Ribeira com o investidor familiar Núcleo Oikos (18,19 e 20 de setembro). Para apresentar a proposta da viagem e esclarecer dúvidas, foi oferecido a todos os associados, no dia 21 de junho, um café da manhã com apoio do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial).

O evento apresentou como será a imersão sob a ótica do desenvolvimento local, mediação de conflitos e geração de renda, sendo a contextualização conduzida pelo ISA (instituto Socioambiental, parceiro do programa). Os dados sobre desenvolvimento local do último Censo GFE 2011-2012 foram apresentados a fim de contribuir com um panorama dos temas propostos.

Compareceram representantes do BrazilFoundation, Fundação CSN, Fundação Itaú Social, Instituto Cidadania Empresarial, Instituto Estre, Instituto Votorantim, além das organizações parceiras, ISA e Tory Viagens, que contribuíram com os questionamentos levantados na reunião.

Para participar da viagem ou saber mais sobre a proposta, envie um email para [email protected]

GIFE ensina composição e avaliação de projetos

Em junho, o GIFE realizou o terceiro e o quarto módulos de seu tradicional Ferramentas de Gestão. Com a participação de associados e gestores de organizações sociais, os cursos ensinaram aos presentes instrumentos para “Composição de Projetos na Perspectiva da Sustentabilidade” e “Avaliação de Projetos”, como mapas, planos, cronograma, marco lógico e indicadores de sustentabilidade de projetos.

Ministrados pela consultora Rosana Kisil os cursos contaram com a presença de representantes do Instituto BRF, CCR, Instituto Julio Simões, Fundação Cargill e Fundação Tide Setubal, todos associados GIFE.

Conheça os temas do próximo semestre e inscreva-se!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional