Salário base de fundações e institutos é similar ao da iniciativa privada

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2012

O GIFE realizou uma pesquisa salarial com institutos e fundações associadas à rede de investidores para apoiar a gestão de pessoas no campo social. A grande surpresa está na constatação de que não há grandes disparidades entre o salário base daqueles que trabalham nessas organizações e dos profissionais da iniciativa privada. A diferença se encontra nos benefícios e na remuneração variável que aumenta a remuneração total do segundo grupo.

Em uma amostra que contou com a participação de 27 organizações em 2011, foram analisados diferentes níveis de cargo – além de postos de trabalho específicos -, que se estendem do estagiário ao principal gestor da organização. Elas responderam um questionário sobre as políticas de remuneração e benefícios adotadas por nível hierárquico.

Nesse ponto, a pesquisa mostrou que quanto mais ao topo da hierarquia (dos cargos de gerência à presidência), maiores são os benefícios e a adoção de práticas de remuneração variável (que podem representar entre 20 a 30% da remuneração total). Porém, esses cargos mostram maior discrepância com os rendimentos e benefícios de profissionais do setor privado, que recebem significativamente mais.

Um exemplo é a concessão de automóvel para os presidentes das organizações. Enquanto no setor privado a prática fica em trono de 85%, no setor pesquisado, o benefício não chega a 15%.

Dos 27 institutos e fundações pesquisados, a maioria (70%) é considerada empresarial, embora tenha existido um grupo significativo de organizações familiares e independentes (30%). “O fato de se tratar de uma amostra com um número elevado de organizações empresariais, se pode supor a similaridade do salário base nos dois setores “, argumenta o gerente de Programas do GIFE, Andre Degenszajn.

Os portes distintos das organizações, cerca de 29% têm até 10 funcionários, 41% até 35 e 30% delas possuem mais de 36 colaboradores, não foi empecilho para se chegar a dados comparativos . No entanto, é preciso tomar cuidados na comparação com o setor privado, pois muitas vezes as atribuições de um mesmo cargo podem ser distintas nos diferentes campos de atuação.

Metodologia
Para a realização da pesquisa, produzida pelo HayGroup, empresa internacional especializada, foi utilizado o formato Club Survey, comum em pesquisas de grupo. Para a comparação do nível de cargos entre as instituições foi usada a metodologia “job matching”, que considera as responsabilidades, estruturas das organizações e nível de reporte. “Existe uma diferença grande na nomenclatura e na atribuição dos cargos, assim, foi necessário fazer o levantamento por níveis”, recorda Degenszajn.

Em tempo:
o estudo entende “Salário Base” o salário mensal somado aos adicionais como o de tempo de serviço e de função. Já a “Remuneração Total” abrange o salário base, a remuneração variável de curto prazo e os benefícios.

O relatório está disponível para compra. Interessados devem entrar em contato com o GIFE, pelo tel. (11) 3816 1209.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional