Salas de leitura em escolas públicas de São Luís e Bacabeira (MA) são inauguradas pelo Programa “Rotas e Redes Literárias”

Por: Fundação Vale| Notícias| 17/01/2022
Inauguração de uma das novas salas de leitura para alunos do ensino médio no Maranhão

Inauguração de uma das novas salas de leitura para alunos do ensino médio no Maranhão

Inauguração de uma das novas salas de leitura para alunos do ensino médio no Maranhão

Inauguração de uma das novas salas de leitura para alunos do ensino médio no Maranhão

O Programa “Rotas e Redes Literárias”, que fomenta o acesso ao livro em instituições públicas de ensino, inaugurou salas de leituras em quatro escolas de ensino médio em São Luís e em duas no município de Bacabeira, no Maranhão. A iniciativa é uma parceria da Fundação Vale com a Cidade Escola Aprendiz e a Secretaria Estadual de Educação, que entendem a leitura como elemento importante para a formação de cidadãos desde a infância. Nos próximos meses, duas escolas em Arari e três em Santa Rita também contarão com novas salas de leitura.

O Programa também premiou as iniciativas de promoção do livro, da leitura e da literatura desenvolvidas nas 11 escolas públicas de Ensino Médio dos municípios maranhenses beneficiados pelo Programa “Rotas e Redes Literárias”. A premiação será de R$ 3 mil na forma de incentivo para cada escola contemplada.

A importância de melhorar o acervo de obras das salas de leitura

Para compor o acervo das onze salas de leitura que participam desta primeira etapa do Programa, foram doados, no total, mobiliários e 5.011 livros, sendo um livro por estudante matriculado. A iniciativa prevê o apoio à estruturação física das salas de leitura em escolas e também do Farol do Saber de Arari (espaço de aprendizagem oferecido pelo Governo do Maranhão). Além disso, trabalha para a ampliação do acervo de títulos das salas de leitura nas escolas; na formação da comunidade escolar para a gestão do espaço e na promoção das capacidades leitoras dos estudantes.

Gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco destacou que investir na educação, para a Fundação Vale, é proporcionar oportunidades para uma vida melhor e mais digna. “Ampliar repertórios e ter contato com a literatura é fundamental no processo de aprendizagem. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no Programa ‘Rotas e Redes Literárias’, está colaborando para a ampliação do acesso ao livro e leitura aos estudantes do Maranhão”, reforçou. Para Adelaide Diniz, superintendente da Rede de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esta entrega é significativa: “Esses espaços de leitura são fundamentais para o crescimento dos estudantes, para as práticas escolares e o apoio a todo o trabalho docente e gestão de sala de aula para que, de fato, ocorra a aprendizagem”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional