Santa Bárbara d’Oeste (SP) recebe mostra de Arte Contemporânea

Por: GIFE| Notícias| 18/08/2014

Quando a arte e o investimento social privado se encontram o resultado pode ser surpreendente. Um bom exemplo, fora do eixo Rio-São Paulo, pode ser conferido no Grande Salão de Arte Contemporânea de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, que reúne 100 obras de artistas de todo o Brasil. O evento, gratuito, ficará aberto ao público até o dia 19 de setembro, na Fundação Romi.

A iniciativa faz parte de um projeto cultural, realizado pelo curador Carlos Augusto de Almeida, com patrocínio das Indústrias Romi, produção cultural da 3marias e com o apoio da Usina Colombo, da Fundação Romi e do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

O “processo seletivo” para escolher as obras que entrariam para a mostra começou em março de 2014, quando os interessados em expor seus trabalhos preencheram as fichas de inscrição e enviaram fotos das suas obras. Com o encerramento dessa etapa, o júri de especialistas em artes plásticas, formado por Antônio Natal Gonçalves, Luis Bayón Torres, Marco Rossi, Oscar D′Ambrosio Sara Belz e o idealizador do projeto, Carlos Augusto de Almeida, se reuniu para analisar e selecionar as 100 melhores obras.

Ao todo, mais de 300 obras de artistas de todo o Brasil foram avaliadas. O material selecionado foi produzido a partir de diferentes técnicas como aquarela, assemblagem, cerâmica, escultura, fotografia, gravura, serigrafia, xilogravura, litografia e pinturas em geral.

A cultura e a arte são instrumentos de relações sociais e a forma pela qual os homens atuam na sociedade. A arte faz com que o indivíduo pense e repense no seu universo. A Fundação Romi acredita na arte, na cultura e na educação como caminhos para o desenvolvimento social e, por isso, ao longo dos seus 57 anos, investe e apoia projetos culturais como o Grande Salão de Arte Contemporânea. Fazer de Santa Bárbara d´Oeste e da Fundação Romi as anfitriãs de 100 artistas, escolhidos depois de mais de 300 trabalhos enviados, de quase todos os estados do país, é uma imensa honra!”, explica Márcia Ameriot, superintendente da Fundação Romi.

A lista das 100 obras selecionadas pode ser acessada no site.

Serviço

Data – até 19/09

Horário – de segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Local – Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi – Avenida João Ometto, 118 – Centro – Santa Bárbara d´Oeste (SP)

Mais informações – (19) 3499 1555

A Fundação Romi é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional