Santander premia pesquisa científica.

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2008

O Santander Universidades e o Universia Brasil premiaram no último dia 18, em São Paulo, dois graduandos, dois doutorandos e três doutores, respectivamente, dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. Cada vencedor recebeu R$ 50 mil para investir em seu projeto.

Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os Prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira, com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

“”Os trabalhos premiados desde 2005 levam como marca a busca de soluções concretas para problemas de nossa sociedade. Não por acaso, todos os projetos vencedores foram criados com o objetivo de beneficiar as comunidades e regiões dos seus idealizadores. São iniciativas nas áreas de saúde, educação, cultura e tecnologia, setores essenciais para o desenvolvimento. É por isso que acreditamos que a educação deve ser tratada como tema prioritário, como temos feito no Grupo Santander Brasil, do qual fazem parte os bancos Santander e Real””, afirma presidente do Grupo Santander Brasil, Fabio Barbosa.

Os sete vencedores foram selecionados entre os 20 finalistas de todo o País, homenageados em cerimônias regionais em Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Em sua quarta edição, os prêmios tiveram 1.912 inscritos, um crescimento de 26% comparado ao ano passado. Participaram dessa edição 244 universidades, uma evolução de 34% em relação à edição de 2007. Os projetos vencedores se destacaram pela inovação, viabilidade técnica e potencial para gerar riquezas, entre outros critérios avaliados.

A premiação é uma das principais iniciativas do Santander Universidades, divisão do Grupo responsável pela parceria com mais de 260 instituições de ensino superior brasileiras. “”Os Prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação são apenas exemplos das inúmeras ações que desenvolvemos para beneficiar as comunidades em que atuamos. Por meio da Divisão Global Santander Universidades, o Banco estruturou um dos maiores programas de apoio à educação superior no Brasil e no mundo. Desde sua criação em 1996, concedemos mais de 50 mil bolsas de estudo, com um investimento de mais de R$ 1 bilhão. Até 2010, serão concedidas mais de 10 mil bolsas de estudo para aprimorar a formação de alunos e professores brasileiros em diferentes áreas do conhecimento””, afirma o vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche.

Para a diretora geral do Universia Brasil, Alina Correa, a idéia é que os Prêmios abram caminho para que projetos empreendedores e idéias inovadoras atendam às necessidades do setor empresarial e da sociedade brasileira. “”De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – em 2007, o Brasil revelou 7 milhões e meio de empreendedores. O índice de empreendedorismo brasileiro é 39% maior do que a média mundial, superando os números dos países do G7 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Temos um papel fundamental em apoiar o crescimento desses números no País.””.

Para o Prêmio de Empreendedorismo, puderam se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades.

A quarta edição trouxe três novidades. Este ano, os inscritos no Prêmio de Empreendedorismo tiveram acesso a um curso on-line gratuito de empreendedorismo, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC). Segundo Alina Correa, todos os premiados terão acompanhamento do banco, para o desenvolvimento de suas atividades.

Veja a lista de premiados e seus projetos

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional