Santander transforma o centro de SP em espaços de aprendizado

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2008

Aprender História e Geografia sem giz, lousa, carteiras ou mapas. Esta é a proposta do Redescobrindo o Centro de São Paulo e Redescobrindo a Avenida Paulista , programas de visitas ao coração da capital de São Paulo e à avenida Paulista, desenvolvidos pelo Santander.

O objetivo é ampliar o horizonte cultural de crianças e adolescentes, difundir a história do município e estimular a cidadania, demonstrando a importância da valorização e da preservação do lugar onde se vive. Os primeiros passeios serão com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias (centro de São Paulo), nesta quarta-feira, 19, ao centro; e com crianças da Soabem – Associação Amigos do Bem-Estar do Menor, na quinta-feira, 20, na Avenida Paulista.

Desde o início do programa de visitação ao Centro, em 2003, o Santander tem a parceria da Fundação Abrinq, com o atendimento a crianças, com idade entre sete e 14 anos, assistidas por entidades de regiões carentes da cidade de São Paulo, ligadas ao Programa Nossas Crianças, criado pela Fundação. Em 2006, o programa ganhou mais um parceiro, a Subprefeitura da Sé, que fortaleceu a iniciativa com a participação de alunos e professores do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Os passeios já beneficiaram cerca de 5 mil crianças e adolescentes. Este ano, participarão cerca de 800 crianças.

Acompanhados de monitores especializados, semanalmente, grupos de 30 estudantes visitam os principais pontos históricos das duas regiões. No passeio ao Centro, os estudantes podem identificar diversos aspectos da cidade como os detalhes arquitetônicos da Catedral da Sé, o Solar da Marquesa, o patrimônio histórico do Pátio do Colégio e do Mosteiro de São Bento, a grandiosidade da metrópole vista do alto do Edifício Altino Arantes e o contraste entre construções do passado e o cenário atual.

Como complemento, os alunos recebem material didático sobre o trajeto, além de camiseta e lanche. Já os educadores ganham uma apostila com o intuito de explorar o tema antes e depois da visita. Também são oferecidos serviços de transporte e monitoria especializada.

No programa Redescobrindo a Avenida Paulista, lançado em 2007, o passeio contempla visita à Casa das Rosas, construída em 1935, ao Hospital e Maternidade Santa Catarina, ao Instituto Pasteur, ao Edifício Gazeta, ao edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, ao vão livre do MASP, inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand, ao Parque Trianon, à sede paulista do Banco Central do Brasil, ao Conjunto Nacional, pelo qual circulam diariamente 25 mil pessoas, e ao Monumento a Francisco Miranda, uma homenagem ao venezuelano revolucionário que lutou pela independência das colônias espanholas localizado entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo.

O programa nasceu com uma visita por mês e, em razão das parcerias firmadas e do objetivo de ampliar o número de crianças beneficiadas, hoje são promovidos quatro passeios mensais.

“”Além de ser uma proposta educativa, o programa é também uma aula de cidadania, que demonstra, na prática, a importância de se respeitar o patrimônio histórico da cidade””, diz a gerente de Responsabilidade Social do Santander, Ligia Dall´Acqua Korkes. .

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional