São Paulo ganha dois novos espaços de difusão do conhecimento

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2008

Foram inauguradas na última terça-feira (16/9), em São Paulo, a Estação do Conhecimento José e Guita Mindlin e a Estação do Conhecimento Dráuzio Varella: dois novos espaços para a difusão da cultura e do conhecimento. Implantados pela Fundação Volkswagen com o patrocínio do Banco Volkswagen, as duas estações oferecem a estudantes e ao público em geral acervos de alta qualidade – livros, revistas, jornais, documentários, filmes e músicas -, que podem ser consultados com a mediação de educadores.

Os dois espaços funcionam dentro da unidade educacional do Centro Paula Souza situada num dos pavilhões reformados do antigo presídio do Carandiru (av. Cruzeiro do Sul, 2.630). O prédio fica junto ao Parque da Juventude – que abrange quase toda a área da penitenciária – e à estação Carandiru do metrô, e também abriga uma unidade do Acessa São Paulo, que dá acesso gratuito à internet.

As estações do conhecimento foram concebidas pelo professor Edmir Perrotti, da Universidade de São Paulo, com uma proposta inédita na cidade de São Paulo: transformar o aluno e o público em geral em protagonista cultural, capaz de se apropriar da informação e transformá-la em conhecimento. “”Não se tratam de simples bibliotecas, mas de locais especialmente planejados para que o leitor consiga situar-se e fazer suas escolhas em meio ao caos atual do excesso de informação””, explicou.

Dentro desta proposta, um personagem central na Estação do Conhecimento serão os info-educadores. Tratam-se de bibliotecários treinados com a missão de orientar o público em suas pesquisas e fazer com que cada um chegue àquilo que realmente deseja por meio da consulta a várias fontes de informação. Outra inovação é o fato de que os dois espaços também vão admitir no futuro textos gerados pelos freqüentadores em seu acervo.

A Estação do Conhecimento José e Guita Mindlin, aberta ao grande público, abriga um acervo de mais de 2.000 títulos de literatura infanto-juvenil, além de jornais, revistas e um acervo variado de músicas e filmes. A Estação Dráuzio Varella terá livros e outras mídias de caráter técnico-escolar, voltados a estudantes dos cursos de enfermagem, museologia e informática do Centro Paula Souza. As visitas podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial (das 8h às 17h).

Conheça o trabalho da Fundação Volkswagen.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional