Saúde Infantil: 47 cidades brasileiras cumprem ODM

Por: GIFE| Notícias| 06/03/2006

Na questão sobre mortalidade infantil, pelo menos 47 cidades brasileiras já cumpriram o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio relacionado à mortalidade infantil. Em um total de 5.560 municípios, o número pode parecer pouco, mas eles trazem idéias eficientes que podem ser adaptadas e difundidas em outras cidades.

Entre 1991 e 2000, essas cidades reduziram em mais de dois terços a proporção de crianças que morrem antes de completar cinco anos de idade, ou seja, atingiram a meta com 15 anos de antecedência. Dos menos de 50 municípios que conseguiram a façanha, 30 são do Paraná – mais de 60% do total. Os dados são do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, desenvolvido pelo PNUD e parceiros.

A qualidade do trabalho de educação das mães e cuidados a gestantes, bebês e crianças foi o diferencial que permitiu que os municípios paranaenses se destacassem no combate à mortalidade. Isto é, o que pode ter contribuído é a melhoria da qualidade do pré-natal.

A elevação do nível de escolaridade das mães também contribuiu. Por isso campanhas para cuidados simples, como ferver a água ou o leite antes de dar para a criança, obtiveram um impacto mais expressivo na redução da taxa de mortalidade. Afinal, as mulheres que têm maior escolaridade sabem da importância desses cuidados.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional