Saúde mental de crianças na pandemia é o principal assunto debatido na Semana do Bebê de Canaã dos Carajás (PA)

Por: Fundação Vale| Notícias| 29/11/2021

Profissionais de saúde realizam triagem com mães para entrega de kits e insumos

A importância de cuidar da saúde mental das crianças na pandemia foi tema da sexta edição da Semana do Bebê de Canaã dos Carajás (PA), realizada em agosto. O foco esteve nos possíveis problemas emocionais gerados pela impossibilidade do acesso das crianças à escola e aos espaços de lazer neste período. O evento contou com o apoio do Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale voltada para o fortalecimento das estratégias de bem-estar da família.

A semana do bebê é uma das principais estratégias do Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. A programação do evento deste ano, promovido pela Prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Saúde do município, contou com o fórum virtual “Saúde Mental Infantil em tempos de Pandemia”, com transmissão pelo Canal da Prefeitura no Youtube. No evento, foram abordadas várias questões como impacto das telas; relacionamento de pais e filhos em tempos de pandemia; alimentação infantil, com dicas de adoção de hábitos saudáveis; e o impacto das aulas remotas na família. Além disso, houve, ainda, a entrega do título de “Bebê Prefeito”, juntamente com a chave da cidade para o primeiro bebê nascido na Semana do Bebê, atendimentos médicos e odontológicos e distribuição de kits e insumos relacionadas à prevenção em saúde no Hospital Municipal e em 11 unidades de saúde das zonas urbana e rural do município. Mais de 250 profissionais de saúde estiveram envolvidos nas atividades e mais de 1500 materiais de apoio produzidos e entregues para a população participante.

Clique aqui para acessar a live do evento.

“Quando a saúde emocional é afetada, tudo fica afetado. Por isso nós escolhemos o tema saúde mental infantil em tempos de pandemia. Para que a gente possa abrir os olhos dos pais, trazer conhecimento e gerar interesse para que eles cuidem da saúde mental dos seus filhos”, explica a fonoaudióloga e coordenadora do setor de educação e comunicação e saúde da Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás, Cristiane Ferraz.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional