Segunda-feira, 11 de junho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 11/06/2001

Instituto Akatu ajuda o consumidor a retribuir os investimentos sociais

Ao discutir maneiras de estimular as companhias a aumentar seus investimentos em ações sociais, os empresários reunidos no Instituto Ethos se depararam, meses atrás, com uma constatação bastante simples: o investimento social só vai crescer para valer quando puder ganhar mercado com ele. E isso acontecerá quando o consumidor passar a privilegiar a empresa cidadã na hora das compras. Nasceu dali o embrião do Instituto Akatu, entidade criada como ferramenta para a formação no país da Comunidade do Consumo Consciente. Dois meses depois, seu site, o Akatu.net, já tem 750 pessoas cadastradas e conta com o apoio de gigantes como Telefônica, HP, Nestlé e Banco Real. Em sua palestra no encerramento da Conferência Nacional 2001 de Empresas e Responsabilidade Social, do Instituto Ethos, sexta-feira, em São Paulo, o empresário Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, contou como é a briga por espaço no orçamento das companhias. A grosso modo, o lucro da empresa é repartido em três partes: remuneração dos acionistas, reinvestimento em tecnologia e marketing e investimentos sociais, explicou. (Valor Econômico, p. B2, 11/6 – Alexandre Teixeira)

Crianças saudáveis, futuro saudável

Saúde e educação andam de mãos dadas no projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável. Desenvolvido em parceria pela Monsanto Fund e a ONG Inmed (Serviços Médicos Internacionais para a Saúde), o programa começou nas cidades baianas de Camaçari e Dias D′Avila há mais de um ano e deve fechar 2001 atendendo a 10 mil crianças em 18 escolas dos dois mun icípios. No projeto, os alunos com faixa etária entre cinco e 14 anos recebem noções de higiene e passam por exames de sangue e fezes para detectar anemia e verminoses. O Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é patrocinado pelo Monsanto Fund, que destinará US$ 365 mil para a expansão do programa. (Gazeta Mercantil, p. DF 5, 11/6 – Rejane Braz)

Perdigão investe na preservação do ambiente

A Perdigão vem desenvolvendo projetos em suas unidades industriais com o objetivo de preservar o meio ambiente. Um dos programas consiste na preservação dos lençóis freáticos que envolve 1.517 produtores suínos e é desenvolvido em duas partes: controle na quantidade de dejetos animais no solo e a segurança das lagoas de decantação. Todas as lagoas serão revestidas com uma manta de PEAD como forma de impermeabilização, evitando assim que os dejetos contaminem os mananciais de água, diz Ricardo Menezes, diretor institucional da empresa. (A Notícia-SC, p. A8, 6/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Monsanto Fund
  • Perdigão
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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