Segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 11/11/2002

Malwee Malhas é uma precursora da ecologia

Desde 1978, a Malwee Malhas atua com responsabilidade em relação ao meio ambiente. Nesta ano, a empresa catarinense criou, em Jaraguá do Sul (SC), uma área de proteção chamada Parque Malwee. A reserva possui 1,5 milhão de metros quadrados, 17 lagoas, 15 quilômetros de estradas ornamentadas, dois museus e cerca de 35 mil árvores. O parque é aberto à visitação pública e está, desde 1982, sob os cuidados da Associação Recreativa – Armalwee, dos funcionários da empresa. (Gazeta Mercantil, Centro-Oeste, p. 2, 11/11)

Programa de assinatura social do Globo inaugura primeira sala de aula

A assinatura social, parceria entre o jornal O Globo e a Ong Viva Rio, inaugura hoje, na Associação dos Moradores do Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, Rio de Janeiro (RJ), a primeira turma de alunos de telecurso montada com recursos provenientes da iniciativa. O projeto tem finalidade de levar às salas de aulas jovens e adultos pobres que abandonaram os estudos. A meta da assinatura social é possibilitar a abertura de uma sala de telecurso por semana. (O Globo, p. 39, 10/11)

Instituto Ayrton Senna mostra experiências vitoriosas

Por meio do Programa Sua Escola a 2000 Por Hora, o Instituto Ayrton Senna e a multinacional Microsoft estão unindo habilidades pessoais, sociais e produtivas à tecnologia do computador. A iniciativa atende atualmente cerca de 28 mil estudantes e 550 educadores de 56 escolas públicas do Brasil. No Distrito Federal, o programa, que conta com o apoio da Tele Centro Oeste Celular, atende cinco instituições de ensino. A proposta é utilizar a informática para melhorar a qualidade da educação. Experiências de sucesso estão sendo relatadas no II Fórum Sua Escola a 2000 por Hora, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em Brasília. “”Estimulamos os adolescentes a terem uma atitude de responsabilidade em relação a sua educação, a sua comunidade e a sua escola””, disse Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. (Correio Braziliense, Coisas da Vida, p. 5, 8/11)

Crianças aprendem a velejar

Por meio da iniciativa dos velejadores André Elesbão e Paulo Brito, 30 crianças de baixa renda, moradores de bairros pobres que circundam o iate Clube Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), estão descobrindo o prazer dos esportes náuticos. “”A gente ia velejar e as crianças, filhos dos funcionários e moradores próximos ao iate, ficavam observando. Começamos a ensinar o esporte e logo passamos a notar a mudança no seu comportamento e na sua expectativa de vida. Então, percebemos que tínhamos uma poderosa arma para atuação social””, conta André. O que começou como um gesto de solidariedade acabou chamando a atenção da Petrobrás, que escolheu o iate para ser a sede da Escolinha de Vela Petrobrás. O convênio, apoiado pelas Prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, foi assinado no último fim de semana. A empresa estatal vai investir R$ 76 mil no projeto, permitindo a compra de novos barcos próprios para crianças. (Estado de Minas, Gerais, p.24, 8/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Ayrton Senna
  • Malwee Malhas
  • Microsoft
  • O Globo
  • Tele Centro Oeste Celular
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional