Segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Por: GIFE| Notícias| 12/01/2004

Projeto

Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, da Audi e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) a escritora Paloma B. Klisys e a fotógrafa Iolanda Huzak lançaram em dezembro o projeto jornalístico Do Avesso ao Direito. Com o Estatuto da Criança e Adolescente em mãos, elas registraram ocorrências de respeito e desrespeito às normas de proteção e garantia dos direitos da infância e da juventude no Brasil. O trabalho, que contou com produção executiva da Pró-Cultura Marketing Cultural e Eventos, foi o resultado de uma viagem de cinco meses pelo País e será apresentado no formato de ensaio-reportagem. (Diário da Tarde, 10/1)

Patrocínio

A Embratel está recebendo projetos na área social para analisar a possibilidade de patrocínio para este ano. Só serão avaliados projetos que estiverem inscritos em alguma lei de incentivo à cultura, para que sejam aproveitados os benefícios fiscais estaduais ou municipais. Detalhes no site www.embratel.com.br. Jornal do Commercio,10/1 – Cláudia Parente)

Estratégia será mantida em 2004

Em 2003, a Xerox do Brasil reforçou sua imagem de empresa-cidadã, ampliando sua presença em projetos orientados à inclusão social, racial e econômica em todo o País. Em 2004, a companhia mantém os planos na área da responsabilidade social. “”Crescemos para dar retorno aos nossos acionistas, mas também para dar retorno à sociedade que nos abriga””, afirma Pedro Fábrega, presidente da Xerox do Brasil. Ela foi uma das primeiras empresas brasileiras a incentivar iniciativas de responsabilidade social por meio do engajamento em projetos comunitários com visão de longo prazo. Desde de 1996, as ações sociais fomentadas pela companhia estão sob a chancela do Instituto Xerox. São 21 programas espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Maceió e Manaus. Este ano, o Instituto fortaleceu sua participação no cenário, apresentando ao terceiro setor algumas das maiores iniciativas de compromisso social, preservação do meio ambiente e educação. “”Temos um programa de inclusão de afrodescendentes, onde 40 jovens são qualificados por ano””; diz Edward Roosli, diretor executivo de Marketing da companhia. (Diário do Nordeste – CE, 12/1)

Borracha

A Fundação Banco do Brasil e a Universidade de Brasília (UnB) participam, a partir desta semana, de um treinamento para divulgar uma técnica alternativa de produção de borracha. Cerca de 70 seringueiros serão beneficiados pelo projeto e, até o fim de 2004, serão investidos mais de R$ 750 mil. (Diário de S. Paulo, 10/1 – Ancelmo Góis)

Setor de TI reserva oportunidades para 2004

Uma parceria entre o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Governo do Estado de Ceará, universidades e mais 20 empresas, promove cursos profissionalizantes para inclusão digital de jovens e adultos no município de Eusébio (CE). A iniciativa é uma parceria com a prefeitura, que fica responsável pela doação do terreno onde será construído o Parque Tecnológico, hoje avaliado em R$ 400 mil. O Parque será uma estrutura com 40 mil m² e vai reunir empresas de tecnologia da informação, de telecomunicações e automação e de núcleos de pesquisa e desenvolvimento. A prefeitura aprovou ainda lei de incentivo fiscal a empresas de softwares que se instalarem na cidade. O prefeito Edson Sá disse que com isso “”Eusébio se tornará referência no cenário nacional””. (Diário do Nordeste, 12/1)

ISO Social

Marcos Egydio, do Instituto Ecofuturo, está na Alemanha para participar da discussão sobre a criação de uma ISO de responsabilidade social corporativa no mundo. O grupo consultivo se reunirá para definir os critérios de auditoria. (Folha de S. Paulo, 12/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Andi
  • Audi
  • Banco do Nordeste – BNB
  • Embratel
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Ford
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ecofuturo
  • Instituto Xerox
  • Pró-Cultura Marketing Cultural e Eventos
  • Xerox do Brasil
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