Segunda-feira, 12 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 12/05/2003

Atuação social pode ser um bom diferencial

As empresas brasileiras estão cada vez mais desenvolvendo ações ligadas à responsabilidade social. Segundo a coordenadora editorial do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Carmem Weingrill, está crescendo o número de profissionais capacitados para desenvolver e gerir este tipo de ação nas empresas. Ao todo, são 716 organizações associadas ao Instituto Ethos e que trabalham em favor da responsabilidade social. Várias empresas baianas como Caraíba Metais, Dow Química, Cetrel, Mc Donald´s e Labaclen estão estabelecendo um dia cujas vendas de um tipo de produto são revertidas para uma determinada entidade ou criando um fundo para contribuições destinadas às iniciativas sociais. (Correio da Bahia, 12/5)

Voltando ao assunto

A Articultura, de Yacoff Sarkovas, realiza amanhã (13/5) o 1º Seminário Integrado de Patrocínio e Investimento Social, Cultural, Ambiental e Esportivo. O objetivo é discutir o planejamento e a gestão estratégica de patrocínios no país, apresentando cases de grandes corporações como McDonald´s, Telefônica, Coca-Cola e Banco do Brasil, no novo Centro da Cultura Judaica. (O Estado de S. Paulo, 12/5)

Tijolo

Um projeto de responsabilidade social da TRW, empresa de segurança automotiva instalada em Limeira (SP), resultou em uma fábrica de tijolos ecossociais. Sob a coordenação da Comunidade Terapêutica Mais Vida, que atende dependentes químicos, a indústria usa como matéria-prima os resíduos da empresa (areia de fundição), antes enviados ao aterro industrial. A fábrica produz cerca de 1,5 mil tijolos por dia, mas tem capacidade para até 3 mil. (A Notícia-SC, 12/5)

Alckmin anuncia 2 mil vagas de emprego para internos da Febem

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem (11/5) a criação de 2 mil vagas de empregos para os jovens internos da Febem. Os adolescentes vão passar por cursos de capacitação com duração de quatro meses e receberão um salário mínimo. Os cursos são realizados pela Fundação Bradesco e o Centro de Educação Paula Souza. Além disso, na próxima semana, em Ribeirão Preto (SP), o McDonald´s lançará um projeto que oferecerá 500 vagas para internos nas lojas da rede. A capacitação será oferecida pela instituição. O grupo Pão de Açúcar, a rede de livrarias Saraiva e o Itaú também contribuem com a Febem. (Diário de São Paulo, 12/5)

Pernambuco entra no Programa Se Liga

Será lançado amanhã (13/5), em Brasília, o Programa Se Liga, que contará com a presença de cinco estudantes do município de Garanhuns (PE). O projeto é uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o governo de Pernambuco. O objetivo é alfabetizar crianças da 1ª à 4ª série que apresentam distorção idade-série. A ação vai beneficiar, neste ano, 20 mil alunos de oito a 14 anos de 48 cidades pernambucanas. A partir do próximo ano, será implantado o programa Acelera, Pernambuco, com previsão de atender 30 mil estudantes. (Jornal do Commercio-PE, 12/5)

Parceria cidadã

A TV Globo e o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo decidiram patrocinar dois projetos sociais. As crianças e jovens do Espaço Criança Esperança de São Paulo, no Jardim Ângela, e os alunos do Projeto Amigos da Escola vão fazer visitas monitoradas às exposições e terão direito a bolsas em cursos variados. O museu também vai levar o Projeto CineMAM na Rua para comunidades pobres. (Diário do Nordeste-CE, 12/5)

Empresas discutem o social

Será realizado em Vitória, nos dias 20 e 21 de maio, o Fórum de Responsabilidade Social Empresarial, que tem como tema central Empreendedorismo Social. O fórum contará com a presença do presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Léo Voigt; do presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, e da gerente do departamento de Saúde e Educação da Área de Inclusão Social do BNDES, Cláudia Soares Costa. O fórum é promovido e apoiado pela Ufes, EMarket Group, Grupo Coimex, Correios, Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), Conselho Regional de Administração, jornal A Gazeta, TV Gazeta, Fundação Belgo-Mineira, Samarco Mineração, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Companhia Vale do Rio Doce e GIFE. (A Gazeta-ES, 12/5)

Fundação Banco do Brasil investe em educação e emprego

A Fundação Banco do Brasil irá desenvolver projetos para ajudar o Governo Federal a reduzir o analfabetismo e gerar de emprego e renda. O BB Educar receberá maior atenção da fundação que pretende alfabetizar 120 mil pessoas somente neste ano. A iniciativa já ensinou a ler e escrever 111,6 mil pessoas, sendo 37,2 mil em 2002. Além disso, o projeto Banco de Tecnologias Sociais, que reúne ações bem-sucedidas em alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde dará mais estímulo às franquias sociais. (Gazeta Mercantil, 12/5)

Empresas de diferentes setores abraçam a causa

O Programa Fome Zero está conseguindo unir várias empresas em prol da ação. Em fevereiro, a Ford Caminhões lançou a campanha Ford Zero. A empresa conseguiu arrecadar 225 toneladas de alimentos, o equivalente a 8.590 cestas básicas. Além disso, a empresa pretende, junto com as suas 130 concessionárias, gerar recursos para atuar em comunidades pobres. A Nestlé doou 1 tonelada de alimentos para o programa do governo e em fevereiro lançou a campanha Nestlé e Você, Junta Brasil. Participam também da campanha o Pão de Açúcar, a Associação Brasileira dos Produtores e Distribuidores de Alimentos e Similares ao Trabalhador e a Sul América Seguros. Entre as instituições bancárias, o projeto contou com o apoio do Banco do Brasil e o Unibanco. (Valor Econômico, 12/5)

Internet mostra como aderir aos programas

O Programa Fome Zero criou dois sites para fornecer informações para os interessados em participar do projeto. O endereço www.fomezero.org.br é uma iniciativa da Instituto Ethos e apresenta as discussões que deram base a criação do programa, além dos formatos para participação do empresariado. Já o www.fomezero.gov.br foi criado pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar. Neste site, o destaque é o cadastramento oferecido para as empresas que queriam contribuir e usar a logomarca oficial em campanhas publicitárias, promoções ou eventos. (Valor Econômico, 12/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • ACES – Ação Comunitária do Espírito Santo
  • A Gazeta
  • Banco do Brasil
  • Banco Itaú
  • Caraíba Metais
  • Cetrel
  • Coca-Cola
  • Companhia Siderúrgica Tubarão
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Correios
  • Dow Química
  • EMarket Group
  • Ford
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Belgo-Mineira
  • Fundação Bradesco
  • Grupo Coimex
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Labaclen
  • Livraria Saraiva
  • McDonald´s
  • Néstle
  • Pão de Açúcar
  • Samarco Mineração
  • Sul América Seguros
  • Telefônica
  • TRW
  • TV Gazeta
  • TV Globo
  • Unibanco
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