Segunda-feira, 12 de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 12/11/2001

Belgo e Vale incentivam funcionários a doar 6% do Imposto de Renda

A Belgo Mineira e a Companhia Vale do Rio Doce estão incentivando seus funcionários a doar parte do Imposto de Renda para causas sociais. As empresas estão utilizando uma lei que permite a pessoas físicas destinarem até 6% do seu imposto devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A Fundação Belgo Mineira começou a incentivar a doação entre os funcionários em 1999. Álvaro Machado, presidente da instituição afirmou que nos dois primeiros anos a companhia arrecadou R$ 837 mil. O valor inclui ainda doações da própria empresa, já que a lei também é válida para pessoas jurídicas, mas com a limitação de 1% do imposto devido. (Valor Econômico, p. B2, 12/11 – Marcelo Lojudice)

Tecnologias inovadoras a serviço do social

Para que a sociedade tenha acesso às tecnologias desenvolvidas no país, a Fundação Banco do Brasil criou o Banco de Tecnologias Sociais (www.cidadania-e.bb.com.br), site com informações sobre cada solução certificada pela Fundação. A intenção é incentivar a criação de tecnologias simples que podem dar origem a grandes projetos sociais. (O Globo, p. Informática 13, 12/11 – Elis Monteiro)

Comitê de informática lança linha de crédito

Pequenos empreendedores de comunidades pobres do Rio de Janeiro vão participar do programa de microcrédito desenvolvido pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI). Resultado de uma parceria com a Esso, o projeto quer estimular alunos das escolas de informática do CDI a montarem seus próprios empreendimentos, sempre ligados à área tecnológica. O empréstimo pode ser pago em até 12 parcelas, com juros de 1% ao mês. (O Globo, p. 20, 12/11 – Flávia Oliveira)

Parceria entre escola e família pela cidadania

Uma ampla discussão sobre os caminhos que a família e a escola devem seguir para chegar o mais perto possível da sociedade ideal é o que propõe o projeto Educando o Cidadão do Futuro, uma realização da Telemar e dos jornais O Globo e Extra. A primeira açãoda iniciativa, o Fórum Cidadão do Futuro, acontecerá nesta terça-feira (13/11), das 14h às 17h30, no auditório do O Globo. O gerente de Marketing da Telemar, George Moraes, diz que o projeto desperta o interesse da empresa porque se alinha com a vocação da companhia, disposta a contribuir com a educação no Brasil. As inscrições para o fórum podem ser feitas pelo telefone (21) 2610-9581. (O Globo, p. 23, 10/11)

Sexualidade pode ser bem desenvolvida na sala de aula

Duzentos e vinte professores do ensino médio estadual do Paraná participaram na última semana do curso de preparação para a implantação do projeto Sexualidade: prazer em conhecer, iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, Fundação Roberto Marinho e Schering do Brasil. Os professores puderam sanar dúvidas que os acompanhavam desde a adolescência e traçar novos horizontes. Segundo a professora Francislene Ishikiriyama, a troca de experiência entre colegas é proveitosa e pode s er uma boa oportunidade para reavaliar tabus. No Colégio Benedicto João Cordeiro, onde Francislene trabalha, não há psicólogos ou assistentes sociais, e os professores são as maiores referências. Os profissionais ganham tanto a confiança dos alunos que se tornam íntimos. Os adolescentes sentem-se à vontade para tirar dúvidas com os professores quando não têm coragem de falar sobre o tema com os pais. O sexólogo Marcos Ribeiro também defende o professor como a melhor pessoa para trabalhar a sexualidade com os adolescentes, porque o grupo escolar cria uma certa intimidade e afetividade, que facilita na hora das discussões. (Gazeta do Povo-PR-PR, Caderno FUN p. 4, 9/11 – Patrícia Pinheiro)

Mobilização de empresários garante obra de solidariedade

O projeto Criança Vida, coordenado pelas Organizações Romulo Mariorana, que inaugura amanhã, 13/11, a UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia, em Belém, mobilizou durante mais de um ano e meio dezenas de empresas e sensibilizou a sociedade paraense. A avaliação é dos coordenadores do projeto, que deve continuar mobilizando empresários em outras ações. Segundo a empresária Vera Morelli Acatauassú, a entrega da primeira obra do Criança Vida é resultado de um grande movimento em volta do conceito de responsabilidade social. (O Liberal-PA, p. 3, 7/11)

Empresas dão apoio a crianças carentes

Empresas cariocas estão se unindo a órgãos do Governo Federal e municipal em um projeto inédito no país, que vai permitir a crianças carentes aprenderem informática. O Projeto Cidadania Digital envolve a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), a NSI Training, o Ministério da Ciência e Tecnologia e órgãos da Prefeitura do Rio. Os computadores são doados por empresas privadas e o treinamento dos monitores fica por conta da NSI. (O Dia-RJ, p. 3, 6/11)

Prêmio Itaú-Unicef destaca projeto gaúcho

O projeto Pela Justiça na Educação, desenvolvido pela Associação Brasileira de Magistrados de Promotores de Justiça da Infância e da Juventude, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo zerar a evasão escolar. A iniciativa ganhou destaque especial no Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação 2001, promovido pela Fundação Itaú Social e o Unicef. Pelo projeto, as famílias dos estudantes que deixam de ir ao colégio são procuradas para responder 3a um questionário sobre as razões da desistência. (Zero Hora-RS, p. 34, 6/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro)
  • Belgo Mineira
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Esso
  • Extra
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Roberto Marinho
  • NSI Training
  • O Globo
  • Organizações Romulo Mariorana
  • Schering do Brasil
  • Telemar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional