Segunda-feira, 14 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 14/07/2003

Canal Diário

Para a próxima edição do Criança Esperança, que vai ao ar em agosto, já estão confirmadas as presenças das apresentadoras Xuxa e Angélica, além do compositor Toquinho. O cenário do evento será composto de andaimes, simbolizando a possibilidade de reconstrução das relações. (Diário de Pernambuco, 11/7)

Oficina treina professores para ensino da leitura

Com o objetivo de identificar e consolidar lideranças no ensino da leitura e da escrita na rede pública do município de Jucás (CE), professores participaram da Oficina de Formação de Educação, promovida pela área social do Banco Itaú e pelo Cenpec. A idéia do projeto é formar no município uma rede de multiplicadores a partir da capacitação de novos protagonistas. Segundo o secretário de Educação de Jucás, Hélder Barros, a intenção é dar visibilidade e atingir o propósito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). (Diário do Nordeste-CE, 14/7)

Educação

As secretarias estaduais de Educação continuam recebendo inscrições, até 5 de agosto, dos professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental interessados em concorrer ao Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. Criado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Bunge, o prêmio valoriza professores da rede pública como principais agentes no processo de melhoria da qualidade da educação. (A Notícia-SC, 14/7)

Entrelinhas

O país das não-bibliotecas terá, a partir do próximo mês, um pipocar de bibliotequinhas por toda a sua extensão. Está marcada para a metade de agosto a inauguração das 25 primeiras unidades do projeto Sala de Leitura, da Oldemburg Marketing Cultural e do Grupo Editorial Record. A empreitada, que pretende instalar, ainda neste ano, 250 espaços de leitura em todo o país, começa com a instalação de bibliotecas dentro de 20 hospitais e cinco escolas municipais do Rio de Janeiro. Entre os apoiadores da iniciativa está a empresa White Martins. (Folha de S. Paulo, 12/7)

Goiana ganha unidade de recepção

Com perspectiva de processamento de cinco toneladas de peixes e crustáceos por dia, foi inaugurada, no último sábado, em Goiana (PE), a Unidade de Recepção de Pescado da Colônia Z-15. Avaliada em US$ 20,3 mil (R$58,6 mil), a central foi financiada pela Fundação Alcoa e faz parte do projeto Pesca Sustentável. O programa busca fortalecer a atividade na região, gerando novas oportunidades de emprego e renda junto à comunidade pesqueira. A meta do projeto é dobrar a produção anual de pescado no Litoral Norte, passando de 300 para 600 toneladas. (Diário de Pernambuco, 12/7)

Dia Internacional do Voluntariado

Aliado ao crescimento do voluntariado, aumenta entre empresas de todo o país a importância dada à atuação socialmente responsável. Na semana passada, representantes do terceiro setor de vários países estiveram reunidos, em São Paulo, no II Seminário Internacional do Terceiro Setor, que discutiu exclusão social e o papel da sociedade civil organizada. (Diário do Nordeste-CE, 12/7)

Arte Criança será financiado pelo BNDES

O Projeto Arte Criança (PAC), desenvolvido no Ceará, foi um dos 52 escolhidos, em âmbito nacional, para ter suas ações financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado há 12 anos, o PAC tornou-se uma referência no município de Iguatu, onde desenvolve um trabalho de socialização e educação por meio da arte. A iniciativa, que atende cerca de 480 pessoas, já obteve anteriormente financiamento do Unicef, da Fundação Abrinq e da Secretaria de Cultura do Estado. (Diário do Nordeste-CE, 12/7)

Fórum Permanente

O Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae/FGV) irá coordenar o Fórum Permanente de Responsabilidade Social, organismo que reunirá empresas de Londrina (PR) com ações e projetos nesta área. O Fórum foi criado durante encontro empresarial, realizado na última quinta-feira, em parceria com a Unimed de Londrina. Ele servirá para apresentação de cases, troca de experiências e desenvolvimento de ações conjuntas na área. (Folha de Londrina, 12/7)

Site ensina o ECA de forma divertida

Entender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vai ficar mais fácil para os principais interessados no cumprimento da lei. Uma parceria entre a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Ministério Público Federal e a Secretaria Estadual da Educação, acaba de disponibilizar na Internet um endereço eletrônico que ajudará crianças e adolescentes a compreenderem direitos e deveres. Intitulado Minha Cidadania, o site oferece como uma das ferramentas um canal direto com o Ministério Público, onde os usuários poderão enviar perguntas aos promotores da Infância e da Juventude. Para utilizar esse e outros serviços, basta acessar www.minhacidadania.com.br. (Zero Hora, 12/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Banco Itaú
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Alcoa
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bunge
  • Fundação Kellogg
  • Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
  • Grupo Editorial Record
  • Oldemburg Marketing Cultural
  • Unimed
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional