Segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 15/09/2003

Lixo reciclável transforma a vida de 26 famílias

Empresas da cidade de Concórdia (SC) se mobilizaram para auxiliar famílias de baixa renda e disseminar a cidadania a partir do lixo. Por meio do Projeto Colibri, implantado em março deste ano, indústrias e lojas da localidade passaram a encaminhar todo o lixo reciclável a uma cooperativa de catadores. Entre as empresas que apóiam a iniciativa está a Sadia, responsável pela doação de uma esteira industrial, que facilitou o trabalho de separação dos resíduos. (A Notícia, 15/9)

Terceiro setor

O Comitê para a Democratização da Informática do Rio de Janeiro (CDI/RJ), em parceria com a empresa Pinnacle Systems, anunciou a implantação de um projeto comunitário de produção de vídeo. A iniciativa irá disponibilizar a jovens de 12 comunidades de baixa renda da capital carioca um laboratório de áudio e vídeo digital que possibilitará a produção de vídeos por computador. A ação envolverá ainda jovens do projeto Nós do Cinema, que atuarão como monitores da empreitada. (Folha de S. Paulo; O Globo, André Machado, 15/9)

Saúde em debate

Responsabilidade Social da Indústria Farmacêutica é o tema do seminário internacional que se realiza amanhã (16/9), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF). O encontro irá reunir parlamentares, médicos e pesquisadores para discutirem temas relacionados ao papel da indústria farmacêutica no combate a doenças tropicais. A ação é uma iniciativa da Novartis, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Instituto de Medicina Tropical e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Correio Braziliense, 15/9)

Prêmio

Duas professoras gaúchas estão entre as 20 ganhadoras nacionais do Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental. A premiação, promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Bunge, visa a valorizar experiências pedagógicas de 1ª a 4ª série. Concorriam 81 projetos, três de cada estado. As vencedoras receberão R$ 5 mil cada. Em 15 de outubro, quando comemora-se o Dia do Professor, a premiação será entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (Zero Hora, 15/9)

Agenda social

A educação deve ser o foco das ações de responsabilidade social no sul do país. O compromisso foi assumido na última sexta-feira (12/9), durante a II Conferência de Responsabilidade Social Sul, em Joinville (SC). O encontro, que reuniu representantes de grandes empresas e entidades, discutiu a importância da pratica empresarial responsável e promoveu a troca de experiências entre os participantes. Na ocasião, empresários da região definiram a Agenda Social Sul. Nela estarão cadastradas todas as empresas que desenvolvem trabalhos na área, assim como os principais eventos de responsabilidade social na região para 2004. (A Notícia,15/9; Diário Catarinense,13/9)

Entre nessa corrida!

Pensando no período de volta às aulas de 2004, a Editora Melhoramentos lançou, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), a campanha Cidadania ao Pé da Letra. Parte da renda obtida com a venda dos Dicionários Michaelis Escolares da Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol será destinada aos programas sociais desenvolvidos pelo IAS. Um adesivo do Senninha – o garoto-propaganda da ação – identifica os produtos que fazem parte da campanha. (Gazeta do Povo; O Globo, 13/9)

Evento busca saúde e qualidade de vida

Estudantes de sete municípios paranaenses se juntaram na última sexta-feira (12/9) para participar do Dia Temático Saúde e Qualidade de Vida. O evento, promovido pela Rede Globo, por meio do projeto Amigo da Escola, tem como objetivo contribuir com a educação pública fundamental, convocando a sociedade para o exercício da responsabilidade social. Mais de 250 mil alunos, professores e voluntários em 16 estados brasileiros se mobilizaram em torno da ação que ofereceu, entre outras atividades, aplicação de flúor, teatro sobre saúde e qualidade de vida, jogos, testes de visão, verificação de peso e altura e orientação sobre escovação dos dentes. (Gazeta do Povo, 13/9)

Crianças participam de oficina em Canindé

Com o objetivo de discutir o papel da criança e do adolescente enquanto cidadão político e as formas de utilização da comunicação nesse processo, a ONG Catavento Comunicação e Educação Ambiental está promovendo, em Canindé (CE), o projeto Eu Prometo Já Morreu! A construção da cidadania política pela comunicação educativa. A ação conta com oficinas oferecidas a estudantes com idade entre 10 e 15 anos. Entre os apoiadores da iniciativa estão a Auçuba – Comunicação e Educação, Fundação Avina, Save the Children Suécia e a Verbo-Imagem Projetos em Comunicação Ltda. (Diário do Nordeste, 13/9)

Terceiro setor

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) realiza, de 15 a 17 de setembro, o seminário Responsabilidade Social e Terceiro Setor: Administrando Projetos Sociais. O evento tem por objetivo propiciar o debate sobre a crescente exigência de uma postura empresarial ética e socialmente engajada e dos desafios para a formação de empreendedores para atuarem em projetos sociais e organizações do terceiro setor. Toda a programação acontece no Anfiteatro da PUC Minas. (Estado de Minas, 13/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Editora Melhoramentos
  • Fundação Avina
  • Fundação Bunge
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Novartis
  • Pinnacle Systems
  • Rede Globo
  • Sadia
  • Verbo-Imagem Projetos em Comunicação Ltda
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional