Segunda-feira, 16 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 16/06/2003

Criança Esperança

Para debater as desigualdades e os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Rede Globo promovem, em Brasília, entre os dias 25 e 27 de junho, o I Seminário Criança Esperança – Igualdade na Diversidade. Entre os temas a serem debatidos estão a mortalidade na infância e a exploração do trabalho infantil. O evento contará com a presença de Rigoberta Menchú Tum, Prêmio Nobel da Paz em 1992, e Reiko Niimi, representante do Unicef no Brasil. (Gazeta Mercantil, 16/6)

Edição 2003 traz raio-X do estado

O perfil das 10 melhores ONGs e das cinco melhores empresas atuando com responsabilidade social no estado do Ceará integra a edição 2003 do Anuário do Ceará. Editado pelo jornal O Povo e pela Fundação Demócrito Rocha, o material apresenta, ainda, um raio-X completo da região com índices e informações sócio-econômicas sobre todos os 184 municípios do estado. (O Povo-CE, 16/6)

CDI monta rede com mistura Windows/Linux

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) começa a implantar, nas comunidades carentes onde atua, uma nova tecnologia da Microsoft que possibilita o uso conjugado dos navegadores Windows e Linux. Segundo o coordenador do CDI-Rio, Ricardo Schneider, a opção do CDI é pela múltipla busca de soluções em seus trabalhos. “”Soluções únicas são sempre perigosas. O software livre não era viável no desktop até uns três anos atrás. Isso mudou. Mas o software Microsoft continua tendo destaque em várias frentes de trabalho, em escritórios, consultórios, por exemplo, embora quando se fale em área técnica, em programação, o Linux tenha um grande peso””, explica. O CDI carioca será o primeiro beneficiado pelo programa que, em seguida, chegará a São Paulo e a outras cidades do país. (O Globo, André Machado, 16/6)

Projeto da Fundabrinq leva artes plásticas a crianças e jovens

A Fundação Abrinq promove nova edição de projeto que leva arte e educação a adolescentes residentes em regiões de alto índice de violência e exclusão social. Desta vez, 30 jovens, de 15 a 18 anos, integrantes do Movimento de Promoção Humana e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Interlagos participarão do projeto. Um leilão com obras de arte doadas por artistas brasileiros consagrados e que terá renda revertida aos programas mantidos pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente encerra a edição do projeto. (O Povo-CE, 16/6; O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin, 15/5)

Peter Pan II

A campanha Mc Dia Feliz 2003, promovida rede de lanchonete McDonald′s, vai beneficiar, no estado do Ceará, a Associação Peter Pan, entidade responsável pelo tratamento de mais de 800 crianças e adolescentes portadores de câncer. Toda a renda oriunda da venda do sanduíche Big Mac será revertida para a ampliação do Hospital Dia. (Diário do Nordeste-CE, 15/06)

Prêmio Ethos de Jornalismo, 3ª edição

O Instituto Ethos promove a 3ª edição do Prêmio Ethos de Jornalismo com o tema: Empresas e Responsabilidade Social. As inscrições vão até 20 de junho e podem ser feitas pelo endereço www.ethos.org.br. Os vencedores ganharão troféu e bolsa-pesquisa no valor de R$ 7 mil para desenvolvimento acadêmico ou profissional, mediante apresentação de projeto. (Correio Braziliense, 15/6)

Estado quer reverter título de município

Três projetos ligados à educação infantil do estado do Ceará vão atuar, em conjunto com o governo do estado, para reverter a situação de analfabetismo no município de Manari, que tem, atualmente, a maior taxa de indivíduos não alfabetizados do País. São eles: Se Liga Pernambuco (com o apoio do Instituto Ayrton Senna), que alfabetiza jovens em idade escolar, mas com atraso no currículo, O Informática para a Comunidade, responsável pela instalação de laboratórios de informática em algumas escolas estaduais, e o Escola Aberta, uma parceria com a Unesco para promover oficinas culturais e esportivas aos finais de semana em ambientes escolares. (Diário de Pernambuco, Wilfred Gadêlha, 15/6)

ONG cadastra currículos de portadores de deficiência

Empresas como Fundação Ford, Furnas, Petrobras e Shell Brasil são algumas das que procuram deficientes com nível superior completo para atuar em seus quadros. O IBDD (Instituto Brasileiro de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência) é o responsável pelo cadastramento de currículos. A maior demanda é por administradores, engenheiros e bacharéis em informática. O cadastro (www.ibdd.org.br) é gratuito e vale para vagas em todo o Brasil. (Folha de S. Paulo, 15/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Comitê para a Democratização da Informática
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Demócrito Rocha
  • Fundação Ford
  • Fundação Furnas
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McDonald′s
  • Petrobras
  • Rede Globo
  • Shell Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional