Segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 16/09/2002

Arte carente

Já está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake uma mostra de trabalhos individuais e coletivos dos 20 participantes do projeto Jovens fazem Arte. A mostra foi criada em oito encontros semanais realizados entre adolescentes do Centro Cultural da Vila Prudente e do Arrastão Movimento de Promoção Humana com artistas e críticos como Guto Lacaz, Paulo Pasta, Agnaldo Farias e Carlos Matuck. O projeto teve a supervisão das arte-educadoras Gilda Baptista e Helena Kavaliunas. As obras ficarão expostas até o dia 7 de outubro e estão à venda por preços que vão de R$ 50,00 a R$ 400,00. A partir do dia 30 de setembro, também estarão expostas no Instituto Tomie Ohtake 48 obras de artistas famosos que farão parte do leilão O Artista pela Criança, promovido pela Fundação Abrinq. O evento tem o apoio do Estadão. (O Estado de S. Paulo, Coluna Persona, 16/9)

Cultura da responsabilidade social

A Câmara de Ensino Superior do Ceará, instalada em Fortaleza (CE), reúne onze instituições não-governamentais e governamentais. O ineditismo está no compromisso de cada um dos seus integrantes adotar a disciplina Gestão Social como parte obrigatória do currículo escolar, a partir de 2003. A iniciativa faz parte do programa Formação Cidadã, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A idéia é criar um novo paradigma de ensino voltado para a responsabilidade social: a percepção de que cada indivíduo tem obrigações para com o meio no qual está inserido. Em editorial, o jornal afirma que “”O Povo e a Fundação Demócrito Rocha, como integrantes da indústria do conhecimento, se sentem na plenitude de sua vocação de articuladores em contribuir para essa conquista””. (O Povo-CE, p. 6, 15/9)

Campanha combate armas de brinquedo

A Campanha de Desarmamento Infantil foi lançada no último sábado, no Jardim Botânico Adolpho Duke, no bairro da Cidade de Deus, em Manaus (AM). No evento, foram realizadas apresentações culturais e uma conscientização sobre a importância da leitura na vida das crianças. Com o slogan Troque aqui a sua arma de brinquedo por uma revista infantil da Editora Abril, a campanha será realizada em Manaus, São Paulo e Vitória até o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, pela Distribuidora Nacional de Publicações e Editora Abril. Em Manaus, 28 escolas serão envolvidas na campanha. Em cada uma delas será instalado um posto de troca onde as crianças poderão entregar revólveres, baladeiras e os demais tipos de brinquedos que lembrem armas. Elas ganharão uma revista Recreio, produzida pela Editora Abril. A campanha conta com o apoio da prefeitura de Manaus por meio das secretarias ligadas à Infância, Educação, Comunicação e Meio Ambiente. (Amazonas em Tempo, p. A6, 14/9 – Maria Derzi)

Parceria

O programa Educação pelo Esporte, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, está à procura de novos parceiros. Atualmente, seis universidades, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais, participam do projeto. No ano que vem outras seis instituições vão entrar para o grupo e ajudar crianças e adolescentes a terem um melhor desempenho escolar. (Estado de Minas, p. 20, 14/9)

As eleições e a responsabilidade social das empresas

Em artigo, Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, trata da publicação A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral. O volume, lançado pelo Ethos e pela Fiesp/Ciesp, e que conta com patrocínio do Yázigi Internexus, traz sete princípios básicos para a reflexão das empresas que procuram adotar práticas socialmente responsáveis na atuação política. Grajew afirma que as empresas podem se transformar em escolas de cidadania e participar intensamente desse processo, desenvolvendo, por exemplo, ações de esclarecimento aos funcionários, comunidade e fornecedores, como imprimir e distribuir materiais elucidativos que estimulem o voto consciente. (A Tarde-BA, p. 8, 13/9)

Shopping consciente

O Shopping Center Lapa, em Salvador (BA), lança a grife Viva Paz, que traz uma coleção de camisetas com estampas sobre o tema não-violência. As imagens foram criadas gratuitamente por artistas como Bel Borba e Tati Moreno. Toda a renda obtida com a venda das camisetas será revertida para instituições sociais como o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), o Fórum de Combate à Violência e o projeto Estado de Paz. (Correio da Bahia, p. Negócios 6, 12/9 – Toni Vasconcelos)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Distribuidora Nacional de Publicações
  • Editora Abril
  • Fundação Demócrito Rocha
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Tomie Ohtake
  • O Estado de S. Paulo
  • O Povo
  • Shopping Center Lapa
  • Yázigi Internexus
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