Segunda-feira, 17 de dezembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 17/12/2001

Indústria investe em alfabetização

As cidades de Areal e Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, assinaram ontem (16/12) parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), tornado-se as mais recentes adesões ao projeto Transformar que, na região Serrana do estado, alcançou seus nove municípios. O programa investirá R$ 5 milhões ao longo de 4 anos e pretende erradicar o analfabetismo entre jovens de 15 e 19 anos em um total de 27 mil adolescentes. Desde o lançamento do projeto, há três anos, a Firjan já investiu R$ 2,5 milhões e atendeu cerca de 13 mil jovens. (Gazeta Mercantil, p. 8, 17/12 – Estela Siqueira)

Doações erguem hospital infantil em Porto Alegre

O empreendimento mais comentado e divulgado no Rio Grande do Sul não é obra do governo. É resultado de um projeto de mobilização social elaborado com requintes de marketing que chama a atenção pelo caráter inovador. Trata-se do Hospital da Criança Santo Antônio que está em construção em Porto Alegre graças principalmente a doações da iniciativa privada em uma proporção acima da expectativa de seus idealizadores. Atualmente, são 71 empresas que já contribuíram com 83% dos 8,4 milhões necessários. Cinco grandes grupos, Telefônica, Gerdau, Ipiranga, RBS e Calçados Azaléia funcionam como âncoras do projeto. O hospital tem data marcada para ser entregue à comunidade, 13/6/2 002, dia de Santo Antônio. (Gazeta Mercantil, p. C-7, 17/12 – Angela Caporal)

Projeto Pomar leva jardins e hortas a 150 escolas da cidade

Mais de 150 escolas municipais de São Paulo ganharam este ano hortas e jardins graças à orientação e supervisão do Projeto Pomar, criado pelo Jornal da Tarde em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Os resultados positivos obtidos pelos colégios que aderiram ao Pomar estão servindo de exemplo. Com isso, boa parte das quase 2 mil escolas municipais da capital mostrou interesse em desenvolver o projeto, reconhecendo a importância de debater questões ambientais. Em 2002, o projeto incorporou aos seus objetivos uma meta de peso: aumentar a mancha verde de São Paulo, distribuindo melhor os parques e praças pela cidade. Começar pelas escolas é importante porque um grande contingente da população está lá. O Pomar só é possível com participação, diz o diretor do Departamento de Parques e Áreas Verdes, Caio Boucinhas. (O Estado de S. Paulo, 17/12 )

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Calçados Azaléia
  • Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
  • Gerdau
  • Ipiranga
  • Jornal da Tarde
  • RBS
  • Telefônica
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional