Segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 17/11/2003

Educar melhor para viver melhor

Em artigo, Antonio Jacinto Matias, vice-presidente de programas sociais da Fundação Itaú Social, fala sobre a importância de projetos educativos desenvolvidos por organizações não-governamentais em todo o país. Matias aponta que iniciativas do tipo têm sido responsáveis por levar educação complementar a milhares de crianças do ensino público. O executivo aposta no interesse de instituições e fundações empresariais em apoiar projetos na área e explica que, para nortear o investimento em ações educativas e estimular sua ampliação e melhoria de qualidade, foi criado, em 1995, o Prêmio Itaú-Unicef. A congratulação, promovida em parceria com o Unicef, busca estabelecer processos de seleção e premiação de programas e ações inovadoras na área. Segundo Matias, a partir dos trabalhos inscritos no prêmio, o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – realizou um estudo com uma visão panorâmica dos programas que prestam atendimento direto a crianças e adolescentes, compondo uma imensa rede nacional, que ainda é praticamente desconhecida e quase invisível. (Correio Braziliense, 17/11)

Socialmente rentáveis

Um estudo publicado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, revela que o Brasil é um dos países emergentes com maior potencial de desenvolvimento do mercado de investimentos socialmente responsáveis. O país deve rapidamente se tornar líder em investimentos desse tipo entre os emergentes, diz o estudo, que mostra também que fundos americanos teriam cerca de US$ 4,5 bilhões disponíveis para serem aplicados nessa área em países emergentes. O documento, divulgado no final de outubro, aborda questões relativas ao fomento da indústria de fundos SRI (Social Responsible Investments, em inglês) nos países em desenvolvimento e ao crescimento dessa prática em nações com economias desenvolvidas. (Valor Econômico, 17/11)

Licenciamento social

De acordo com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 60% dos consumidores brasileiros são fiéis a uma determinada marca. Contudo, eles estariam dispostos a trocá-la por outra ligada a causas sociais. Esse é o mote usado na campanha pela Casa Hope, responsável pelo atendimento de crianças com câncer, para convencer empresas a assinar contrato de licenciamento com a turma do urso Hopinho, mascote da entidade. Em breve, os personagens poderão ser vistos em camisetas, cadernos, brinquedos e bolas. Empresas como Estrela, ArtManual, Sulamericana, Alladin e Carrefour já aderiram ao projeto e pagarão royaties de até 8% para a ONG. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 17/11)

Literatura no Sul

Capitão Rodrigo, Ana Terra, Geral Netto, Antônio Chimango e Jacobina são algumas das personalidades que integram a coletânea Grandes Personagens, lançada pela Companhia Petroquímica do Sul (Copesul). A obra, uma homenagem à literatura histórica gaúcha, será distribuída para bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul e instituições de ensino ligadas ao projeto Nossas Escolas, desenvolvido pela empresa. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 17/11)

Trabalho de Qualidade

O Instituto Unibanco e a Prefeitura do Rio de Janeiro estão mostrando que é possível reinserir no mercado de trabalho pessoas que atuam como camelôs. A conclusão é fruto de um projeto-piloto com 40 jovens, de até 24 anos, treinados em informática, empreendedorismo, discotecagem e secretariado. Segundo o instituto, 90% deles conseguiram emprego formal ou se integraram às cooperativas. “”Era a chance que eles precisavam para crescer””, destaca Tomas Zinner, presidente do Conselho da entidade. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 17/11)

Fábrica de campeões

A Speedo é a nova patrocinadora do projeto Nadando com Gustavo Borges, iniciativa que atende crianças pobres de Ituverava (SP). A empresa fornecerá todo o material necessário para a prática do esporte (touca, prancha, maiô e óculos). Para participar do programa, os jovens precisam apresentar um bom desempenho escolar. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 17/11)

Reciclagem cinco estrelas

Despertar a consciência ecológica em funcionários e hóspedes, além de apoiar a comunidade. Esse é o objetivo do programa de educação ambiental adotado pela cadeia inglesa de hotéis InterContinental. No Brasil, o trabalho está sendo feito nas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O lixo reciclado é vendido e a renda é revertida para ações sociais que beneficiam moradores da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 17/11)

Crianças

Estão abertas, até 20 de janeiro, as inscrições para o Prêmio Criança 2004/ Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A premiação é destinada a pessoas, organizações sociais ou empresas que desenvolvem ações para a melhoria de vida de crianças pobres. Mais informações no endereço eletrônico www.fundabrinq.org.br/premiocrianca. (Correio do Povo -RS, 17/11)

Presidente entrega Prêmio Jovem Cientista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe amanhã (18/11), em Brasília, os vencedores do XIX Prêmio Jovem Cientista e do 4º Prêmio Jovem Cientista do Futuro. O projeto de incentivo a novos talentos na área científica é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Grupo Gerdau, a Eletrobrás e a Fundação Roberto Marinho. Neste ano, os trabalhos tiveram como tema Água: Fonte da Vida, homenagem à indicação feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu o ano 2003 como Ano Internacional da Água Potável. (Gazeta do Povo-PR; Correio do Povo – RS, 17/11)

Rã-bugio

A organização não-governamental catarinense Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade foi uma das 18 ONGs brasileiras selecionadas pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza para ser beneficiada pelo Programa Trainee em Meio Ambiente. O instituto fica em Guaramirim, no Vale do Itapocu, mas tem atuação em todo a região Norte de Santa Catarina. O Programa Trainee tem como objetivo capacitar profissionais com curso superior que já pertença ao quadro de funcionários da ONG ou que serão contratados. (A Notícia, 17/11)

Alckmin deve entregar Febem a 3º setor

O governo do Estado de São Paulo deve anunciar até o final deste ano a transferência da gestão das unidades da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem) para entidades do terceiro setor. De acordo com o plano, organizações não-governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (Ocips) e fundações cuidarão, já a partir do próximo ano, dos monitores e de toda a área pedagógica e profissionalizante. Segundo a coordenação do programa, o processo de escolha das entidades responsáveis ainda não está definido, mas provavelmente será feito por licitação pública e deverá privilegiar nomes consagrados, que já apresentem trabalho consistente com crianças e adolescentes. (Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila 15/11)

Empresa solidária

A Norte Pesca S/A, especializada na captura e beneficiamento de pescado, é a mais nova empresa parceira do Mesa Brasil, projeto do Sesc cujo objetivo é formar uma rede de solidariedade para distribuir comida a pessoas necessitadas. Uma vez por semana, a empresa contribuirá com alguns quilos de peixe. As empresas interessadas em ajudar podem procurar a entidade e doar alimentos em boas condições de consumo. A idéia é combater a fome por meio da redução do desperdício de alimentos. (Tribuna do Norte, 15/11)

Comunhão

Meninos e meninas do Espaço Criança Esperança nos morros do Cantagalo e Pavão/Pavãozinho, Rio de Janeiro, participaram no último final de semana do projeto Mil Desejos para as Crianças do Mundo. A iniciativa, promovida pelo Unicef da Alemanha, integra as comemorações dos 50 anos da entidade. Na primeira etapa do projeto, cerca de cinco mil crianças alemãs pintaram seus desejos em um tapete gigante, de 450 metros quadrados. O painel que já passou por Nova Iorque e Brasil, segue para Cidade do Cabo, Tóquio e Atenas, onde será exibido durante as Olimpíadas de 2004. Além de pintar seus próprios desejos, as crianças brasileiras participaram de um bate-papo on line com crianças alemãs, com a ajuda de tradutores. (Hoje em Dia -MG, 15/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Alladin
  • ArtManual
  • Carrefour
  • Companhia Petroquímica do Sul (Copesul)
  • Eletrobrás
  • Estrela
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Gerdau
  • Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
  • Instituto Unibanco
  • InterContinental
  • Norte Pesca S/A
  • Speedo
  • Sulamericana

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional