Segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 18/11/2002

Projeto Pomar cria uma fila de espera de escolas

Educação ambiental em primeiro lugar. Esse é o objetivo do governo do estado de São Paulo com o Núcleo de Educação Ambiental do Projeto Pomar – uma iniciativa do Jornal da Tarde, apoiada pelas secretarias do Meio Ambiente do estado e do município e também pelas subprefeituras paulistanas. Criado em abril de 2001, o núcleo tem como principal finalidade promover ações práticas de educação ambiental, incentivando a participação da comunidade por meio da conscientização ecológica. Oficinas técnicas em meio ao trabalho contínuo criaram uma grande lista de espera para escolas interessadas no projeto. Todo professor que pretende levar os alunos passa por uma oficina de capacitação, onde recebe uma série de informações. Depois das visitas, muitos colégios da capital e da Grande São Paulo organizam projetos na área ambiental. A proposta é a de que esses programas sejam apresentados no próximo ano. (O Estado de S. Paulo, 18/11)

Projetos de responsabilidade social no Paraná fogem do assistencialismo

O presidente eleito Luis Inácio Lula a Silva (PT) reuniu-se, nas últimas semanas, com associações de classe e de empresários para pedir ajuda em projetos de erradicação da fome e da miséria. No Paraná, empresas fazem a diferença por meio de ações sociais que priorizam o trabalho e a educação nas comunidades pobres. A empresa de Fertipar, de Paranaguá (PR), representada pela Associação Ricardo Gadotti Feldman (Arigraf) oferece contraturno para 80 crianças. Elas têm aulas de inglês, informática, artes plásticas, entre outras. Outro projeto de responsabilidade social é da Bosch Curitiba. O trabalho da empresa é feito em escolas na região da Vila Verde, bairro de baixa renda da cidade. São repassadas noções de higiene e identificação de problemas de saúde. Além disso, a Bosch ajudou na formação de duas cooperativas de trabalho. Já a Volvo, outra empresa instalada em Curitiba, mantém a Fundação Solidariedade, um sistema de casas-lares que abriga hoje 40 crianças. O projeto é mantido pelos próprios funcionários que contribuem com 0,5% a 1% de seus ganhos mensais. (Gazeta do Povo-PR, p.17, 18/11)

Sócios de empresa de Curitiba são diretores de ONG

Os sócios da Exal – Excelência em Alimentação, empresa de Curitiba (PR) que atua no ramo das refeições coletivas, tornaram-se membros da ONG Visão Mundial, que realiza trabalho social em 96 países. A maior parte dos trabalhos da instituição está concentrada nas regiões Norte e Nordeste, onde há maior concentração de pobreza no país. De acordo com Roberto Costa de Oliveira, diretor-presidente da Exal, o principal trabalho foi feito em São José da Tapera (AL). Há três anos, quando a ONG começou a atuar na região, a mortalidade infantil era de 140 para cada mil nascidos vivos. Em dois anos, esse número foi reduzido para 40. (Gazeta do Povo-PR, p.17, 18/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Jornal da Tarde
  • Exal
  • Excelência em Alimentação
  • Volvo
  • Bosch Curitiba
  • PR Fertipar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional