Segunda-feira, 1º de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 01/09/2003

Itaú Cultural transmite eventos em tempo real

O site do Itaú Cultural está de cara nova e passa agora a oferecer a transmissão de eventos culturais em tempo real. Entre as novidades está o serviço de busca, que facilita a pesquisa sobre arte brasileira na enciclopédia online do instituto . São 3,6 mil verbetes e mais de 12 mil imagens, além de bate-papos via internet com personalidades da cultura brasileira. O endereço irá produzir ainda conteúdo e produtos que exploram recursos multimídia. O site está dividido em quatro categorias: Programação, Biblioteca, Educação e Cibercultura. (O Estado de S. Paulo, 1/9)

Dá pra resolver

Em MinasGerais, uma iniciativa do Instituto Telemig Celular ajudou a criar 393 Conselhos Tutelares e de Direito. Em parceria com promotores da infância e juventude, o instituto desenvolveu um guia de orientação com os procedimentos necessários para a criação dos órgãos. O material foi distribuído para as prefeituras dos 853 municípios mineiros. A instituição capacitou ainda 380 voluntários para ajudarem na implantação do projeto e preparou um CD com toda a legislação referente ao assunto para o Ministério Público. Em um ano, o número de Conselhos Tutelares subiu de 202 para 381, e os Conselhos de Direito passaram de 276 para 490. Segundo Francisco de Assis Azevedo, diretor do Instituto Telemig Celular, a meta é criar ao menos um conselho em cada cidade. (Folha de S. Paulo, 1/9)

Assentados fazem primeira colheita do Café com Floresta

Assentados, pesquisadores e comerciantes comemoraram, no último sábado (30/8), a primeira colheita do programa Café com Floresta, na sede do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. O projeto de reflorestamento, implantado em 2000, incentiva assentados das vizinhanças do Parque Estadual Morro do Diabo, no extremo oeste do estado, a plantar pelo menos um hectar de árvores nativas em cada lote de 17 a 20 hectares. O objetivo de médio e longo prazos é formar corredores para a fauna, reconectando a floresta do parque com fragmentos florestais localizados em fazendas e nas reservas dos assentamentos. Apóiam a iniciativa a Ashoka Empreendedores Sociais, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a Fundação Interamericana e o Instituto Florestal de São Paulo e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. (O Estado de S. Paulo, Liana John, 1/9)

Investimento educativo

A Fundação Bradesco vai construir sua 40ª escola, em Osasco (Grande São Paulo). A fundação vai investir R$ 6 milhões na nova unidade, que vai atender mais de 2 mil alunos de baixa renda. (Folha de S. Paulo, 1/9)

Cidadania no pódio

No período de volta às aulas em 2004, quem comprar um dos dicionários Michaelis escolares da língua portuguesa, inglês ou espanhol estará ajudando a abastecer programas sociais do Instituto Ayrton Senna (IAS). A ação será possível por meio de uma parceria entre o IAS e a Cia. Melhoramentos. Para encabeçar a campanha, intitulada Cidadania ao Pé da Letra, foi escolhido o personagem Senninha, que representa todas as ações do instituto e que também ajuda a arrecadar fundos para a organização, por meio do licenciamento de sua marca em vários produtos. (O Estado de S. Paulo, 1/9)

Lixo de cada dia

Desenvolvido pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), em parceria com empresas catarinenses, o projeto Floresce Tubarão, está contribuindo com a conscientização e educação ambiental de moradores de Tubarão (SC). O programa conta com 11 estudantes dos cursos de Agronomia e Psicologia da universidade e trabalha com temas como poluição das águas e do ar, lixo e coleta seletiva. A meta é atingir 100% das escolas e comunidades de Tubarão, começando pelas escolas públicas municipais. (Diário Catarinense, 1/9)

Responsabilidade Social leva oito mil para a Fenac

Mais de oito mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos da Fenac, na cidade de Novo Hamburgo (RS), para conhecer o Salão Gaúcho de Responsabilidade Social, cujas atividades encerraram-se na última sexta-feira (29/8). O evento mostrou, em três dias, exemplos de exercício de responsabilidade social praticados por 74 empresas e instituições públicas e privadas. Paralelamente, foi realizado o III Seminário de Responsabilidade Social que, em dois dias, reuniu cerca de 400 pessoas. (Correio do Povo, 1/9)

Um belo programa

Em artigo, o médico Walter Feldman, vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados e membro da Comissão Especial de Reforma Tributária da Casa, fala sobre o alcance social do programa Escola da Família, Espaço da Paz, lançado recentemente pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Feldman aponta a integração entre comunidade, aluno e escola proporcionada pela iniciativa que, aos finais de semana, abre os portões das quase seis mil escolas públicas do estado para atividades culturais, educativas e recreativas. O deputado cita ainda a importância de parceiros que possibilitaram a implementação do programa, como o Instituto Ayrton Senna e a Unesco. (Jornal de Brasília, 1/9)

Alumar reúne sociedade e poder público

Com a intenção de discutir prioridades para os investimentos na área social e supervisionar o andamento dos projetos beneficiados com recursos da Fundação Alcoa e do Instituto Alcoa, a diretoria da Alumar, em conjunto com representantes da sociedade civil e dos poderes executivos de São Luís e do Maranhão, se reuniram na última sexta-feira (28/8) para discutir as diretrizes das ações sociais da indústria. Educação, esporte, cultura, saúde e utilidade pública são algumas das frentes em que a empresa desenvolve iniciativas. No ano passado, foram investidos US$ 378 mil, ou cerca de R$ 1,2 milhões em projetos sociais. De 1998 até 2003, o somatório dos recursos chega a US$ 2,5 milhões. (O Imparcial-MA, Cezar Scanssette, 30/8)

Coca-Cola aumenta em 10% investimento no país

Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na última sexta-feira (29/8), Brian Smith, presidente da Coca-Cola no Brasil, apresentou o segundo balanço social realizado pela empresa. No ano passado, o sistema Coca-Cola no Brasil investiu R$ 48 milhões, cerca de 10% dos investimentos totais, em programas e projetos comunitários de educação, cultura, patrocínios e doações. Smith anunciou ainda a disposição da empresa de expandir, em âmbito nacional, o projeto Prato Popular Restaurante Comunitário. Em Porto Alegre (RS), a iniciativa serve atualmente de 300 a 500 refeições por dia a populações de baixa renda, a R$ 1,00, e ainda gera um emprego a cada 50 usuários atendidos. Segundo o presidente, cada um dos 16 engarrafadores da Coca-Cola deverá implantar um novo restaurante popular. (Valor Econômico, 1/9; A Gazeta-ES, 30/9)

Instituto Ethos aponta eixos para erradicar a pobreza

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou, na última sexta-feira (29/8), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, um manual que mostra como as empresas socialmente responsáveis podem contribuir para o combate à pobreza no Brasil. A publicação traz indicadores sociais e econômicos e tem por objetivo estimular o debate e a conscientização do empresariado e da sociedade sobre o problema da pobreza no país. Estiveram presentes no evento Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos e Ilka Camarotti, do Projeto Práticas Públicas e Pobreza, do Programa Gestão Pública e Cidadania, e uma das autoras da publicação. (Diário do Nordeste; O Povo, 30/8)

Governo quer priorizar emprego para jovens

Representantes do governo federal se reuniram, na última quinta-feira (28/8), com cerca de 200 empresários para apresentar o Programa Primeiro Emprego. A iniciativa pretende oferecer oportunidades de trabalho a jovens entre 16 e 24 anos, grupo que representa, atualmente, 44% do número de pessoas desempregadas no país. Entre as empresas interessadas em aderir ao programa, sem a contrapartida do governo, estão Unilever, Grupo Camargo Corrêa, AmBev, McDonald´s e Nestlé. (A Notícia; Diário da Tarde, Fabíola Glênia, 1/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Alumar
  • AmBev
  • Ashoka Empreendedores Sociais
  • Cia. Melhoramentos
  • Coca-Cola no Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Interamericana
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Grupo Camargo Correa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Itaú Cultural
  • McDonald´s
  • Nestlé
  • Telemig Celular
  • Unilever
  • Unisul
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