Segunda-feira, 2 de julho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 02/07/2001

Selo Empresa Cidadã sob nova versão

Está em vigor a segunda versão do selo Empresa Cidadã, incentivo criado pela Câmara Municipal de São Paulo para premiar investimentos desenvolvidos pela comunidade e empresas que apresentem seus balanços sociais. Com o objetivo de intensificar o rigor na concessão do selo, com relação ao que ocorreu na primeira edição, de 1999, agora, será preciso apresentar os demonstrativos dos dois últimos anos. Outro critério novo é a exigência de a empresa desenvolver alguma atividade no município de São Paulo. Para ganhar confiança e visibilidade, o selo passou a contar com o apoio de entidades como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE), Instituto Ethos, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e Fundação Abrinq. (Gazeta Mercantil, p. A-9, 2/7 – Daniel Antiquera)

Largada 2000

Chega ao Distrito Federal o Programa Largada 2000, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, que tem como objetivo incentivar os estudantes a buscarem soluções para si mesmos e para o mundo à sua volta por meio de uma proposta pedagógica segundo a qual as ações da educação complementar, ou seja, de lazer, esporte, cultura e entretenimento, são aliadas ao ensino formal e a noções de saúde. No primeiro ano de funcionamento, serão selecionadas 20 escolas da rede pública do DF. Um grupo de cinco a dez professores de cada escola participará de oficinas de capacitação para colocar em prática e multiplicar a proposta pedagógica do programa. As inscrições estarão abertas de 4/7 a 4/8 e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 322-7801.(Gazeta Mercantil, p. DF 6, 2/7)

Projeto leva estudante paulistano ao PI

Trinta e seis estudantes e professores do colégio Emilie de Villeneuve e da Universidade de Santo Amaro (Unisa) passarão dez dias em Ociras-PI, uma das regiões mais castigadas pela seca no estado, onde desenvolverão um projeto social. Serão realizadas oficinas educativas, dando orientações de higiene, saúde e palestras sobre cultura nordestina, com incentivo para formar grupos de artesanato. O grupo pretende criar líderes comunitários par que seja dada seqüência ao trabalho. Parte do dinheiro que será gasto no chamado Projeto Piauí, cerca de R$ 14 mil, foi arrecadado em duas festas juninas. (Folha de S. Paulo, p. C5, 2/7 – Alessandra Kormann)

Campanha quer derrubar vetos a plano de educação

Derrubar os nove vetos impostos ao Plano Nacional de Educação (PNE). Esse é o objetivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, criada em 1997 pela Fundação Abrinq, ONGs, sindicatos, a Ação Educativa e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Segundo Camila Croso Silva, assessora da Ação Educativa e coordenadora da campanha, o objetivo é efetivar os direitos previstos na Constituição. Dos nove vetos, Camila cita o que impediu a garantia de investir 7% do PIB em educação como o mais urgente. (Folha de S. Paulo, p. C7, 2/7)

Pro jeto alfabetiza na Chapada Diamantina

O Projeto Chapada foi criado com o objetivo de reduzir o analfabetismo entre 50 mil crianças de 12 cidades da Chapada Diamantina-BA e é uma expansão do Programa de Apoio e Auxílio ao Professor, criado pela pedagoga Cybele Amado de Oliveira. O Projeto Chapada recebeu apoio das prefeituras e do Programa Crer para Ver, da Fundação Abrinq e da Natura Cosméticos, e reduziu em 70% o analfabetismo e em 80% a evasão. (Folha de S. Paulo, p. C7, 2/7)

Rock in Rio dá diploma a mil alunos do ensino fundamental

Cerca de mil alunos, entre 17 e 29 anos, receberam o diploma de ensino fundamental em cerimônia realizada ontem na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os ecos do festival renderam frutos aos 2.212 alunos que participaram do Telecurso 2000, programa feito em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Divididos em 70 salas, eles concluíram o ensino fundamental em nove meses, pelo sistema supletivo, e receberam diploma reconhecido pelo MEC. Além disso, tiveram acesso a 80 horas de aulas de informática. Durante a formatura, Patrícia Lacerda, da Unesco, recebeu das mãos da cantora Sandra de Sá um cheque simbólico no valor de R$ 606 mil. A quantia será destinada a projetos de cunho educacional, social e cultural. Segundo Roberto Medina, idealizador do festival, cerca de 5% do faturamento foram destinados ao Viva Rio (70%) e à Unesco (30%). (O Globo, p. 12, 2/7)

Um projeto de arte e educação

O programa da Maxitel, ArtEducação, lançado esta semana em Belo Horizonte, vai beneficiar 10 cidades do interior mineiro no segundo semestre de 2001. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura serão viabilizados os recursos no valor de 1,3 milhão. A iniciativa irá beneficiar 3 mil crianças e adolescentes pobres entre cinco e 18 anos. O programa irá realizar cerca de 54 oficinas de arte sobre temas variados como dança, arte-terapia, musicalização, fantoches, teatro, papel reciclado, capoeira, coral, desenho, hip hop, banda, leitura e contação de histórias. (Diário da Tarde-MG, Caderno 2, p. 3, 29/6)

Lançamento do projeto Criança Segura em Curitiba

A cada ano, 120 mil crianças de zero a 14 anos morrem no Brasil vítimasde acidentes e outras 360 mil sobrevivem com incapacidade física permanente. Para reduzir estes números, a ONG Criança Segura e a empresa Perkons Equipamentos Eletrônicos lançaram, no último dia 29/6, o projeto Criança Segura. Por meio de campanhas educativas e da criação de legislação específica para prevenção de traumas, o projeto quer tirar o Brasil da lista de campeões de mortalidade infanto-juvenil causada por acidentes tais como os de trânsito, afogamentos, queimaduras e quedas. (Gazeta do Povo-PR, p.2; O Estado do Paraná, p.19; Gazeta do Paraná, p.2, 29/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Colégio Emilie de Villeneuve
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos
  • Maxitel
  • Natura Cosméticos
  • Perkons Equipamentos Eletrônicos
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional