Segunda-feira, 2 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 02/06/2003

Projeto monitora políticas públicas

A Fundação Abrinq, o Unicef e o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) lançaram o Projeto Orçamento Criança. A iniciativa tem como objetivo monitorar o financiamento das políticas públicas direcionadas para a criança e o adolescente e aperfeiçoar o controle social sobre essas políticas. A iniciativa pretende levar a metodologia para estados e municípios do país. O Inesc prevê que daqui cinco anos já se tenha um levantamento dos gastos feitos nesta área. (Folha de S. Paulo, 2/6)

Copesul instala conselho comunitário do setor

A Copesul instalou no Rio Grande do Sul, neste sábado (31/5), o primeiro conselho comunitário gaúcho da indústria petroquímica. O projeto atenderá diretamente os municípios de Triunfo, Nova Santa Rita e Montenegro com ações nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. A empresa já instalou o programa em São Paulo e da Bahia. A iniciativa também prevê a capacitação de conselheiros comunitários para dar continuidade as ações do projeto. (Correio do Povo, 2/6)

Programa do BB ajuda a preservar meio ambiente

O Banco do Brasil doou ao município de Teutônia (RS) um kit sobre o Programa Bioconsciência. A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e visa à preservação ambiental, à racionalização do uso e à reutilização de recursos ambientais, prevendo ações na gestão de recursos hídricos e sólidos. O kit contém dados sobre o tema, com ênfase na geração de emprego e renda. (Correio do Povo, 2/6)

Harmonia na terra

Será realizada hoje (2/6) a sessão ordinária sobre Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (SC). Na solenidade serão apresentados os resultados do projeto Harmonia na Terra, um programa gratuito de ecopedagogia para alunos e professores de escolas públicas e comunidades de baixa renda. A iniciativa tem o patrocínio da Datasul e da Koerich Telecom. Criado em 2001, o projeto Harmonia na Terra já recebeu o prêmio Empresa Cidadã e o Prêmio Expressão de Ecologia/2001. (A Notícia-SC, 02/6)

Imprensa é ferramenta de transformação

Terminou na última sexta-feira (30/5), no Ceará, o II Seminário Nacional de Responsabilidade Social Empresarial, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. O tema final do evento foi Imprensa e cidadania empresarial. O objetivo foi discutir quais são as políticas adotadas pelos meios de comunicação para promover o debate sobre o terceiro setor e como o marketing pode estimular as empresas a investirem mais recursos em programas sociais. (O Povo, 31/5)

Tesouros do Pantanal

Alunos da escola Classe 21 da Ceilândia e o Centro de ensino fundamental Darcy Ribeiro do Distrito Federal estão estudando o cerrado e o pantanal por meio do projeto Tom do Pantanal, criado pela Fundação Roberto Marinho. Eles usam jogos, vídeos e músicas de Tom Jobim e outros compositores da região do pantanal para aprender sobre a fauna a flora e a população pantaneira. Além do Distrito Federal, o projeto é destinado a escolas públicas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, São Paulo e Paraná. (Correio Braziliense, Clara Alcântara,31/5)

Infância

A Andi – Agência de Notíciasdos Direitos da Infância acaba de publicar, em três volumes, a série Mídia e Mobilização Social. O trabalho, que tem como parceiros o Unicef e o Instituto Ayrton Senna, traz à luz o tratamento jornalístico dado pela mídia a questões cruciais para a criança e o adolescente. (Jornal do Tocantins, Marcelo Santos, 31/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Copesul
  • Datasul
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto Ayrton Senna
  • Koerich Telecom
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional