Segunda-feira, 20 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 20/05/2002

ACM participa das atividades do Pomar

O Projeto Pomar, iniciativa do Jornal da Tarde que recebeu apoio das secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente e de empresas privadas, ganhou mais um aliado. Para comemorar o centenário da Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos estão participando de encontros na sede do Pomar, na Marginal do Pinheiros. Os encontros ocorrem às segundas-feiras e contam com o apoio técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Queremos mostrar o que eles podem fazer e passar uma posição mais responsável em relação ao meio ambiente, explica Zuleika Maria Lisboa Perez, coordenadora de educação ambiental da coordenadoria. A cada semana, um novo grupo de 40 adolescentes e jovens participará dos encontros. A intenção é que, no total, cerca de 1,2 mil membros da ACM colaborem com o Pomar e tornem-se multiplicadores ecológicos. (O Estado de S. Paulo, 20/5)

Cine BR exibe Tainá na Febem

O projeto Cinema BR em Movimento vai exibir hoje, às 13h, o filme Tainá, uma Aventura na Amazônia, de Tania Lamarca e Sergio Bloch. A projeção será no anfiteatro da Febem Tatuapé, em São Paulo. A atriz mirim Eunice Bahia, que faz o papel de Tainá, vai estar presente para participar de um debate com os adolescentes da instituição. O filme, que tem como tema a ecologia, é o primeiro dos quatro filmes a serem exibidos pelo Circuito Comunitário do Cinema BR em Movimento deste ano. O projeto foi iniciado em 2000 e exibiu 11 longas-metragens em 184 municípios do país. Na edição deste ano, o ciclo vai ocorrer em 200 municípios e 100 universidades. (O Estado de S. Paulo, 20/5)

Milú Villela faz a sua parte

Em 1994, Maria de Loudes Egydio Villela incorporou o apelido de infância, Milú, e se transformou em uma bem-sucedida mulher de negócios. É presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, dirige o braço social do Banco Itaú, o Instituto Itaú Cultural, e fundou a ONG Faça sua Parte. Não quero ser conhecida como acionista do Itaú. Quero ser a Milú que trabalha por um Brasil mais ju sto, conta. (Jornal do Brasil, p. 19, 19/5 – Sônia Araripe)

Escrevendo o Futuro premiará escolas e alunos

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social. O concurso pretende estimular os alunos de 4ª e 5ª série do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país a desenvolverem habilidades da escrita. As fichas de inscrição estão disponíveis das agências do Banco Itaú, nas Undimes Estaduais e na Internet (www.itau.com.br e www.cenpec.org.br). Os finalistas receberão um computador com impressora, além de verba de apoio para compra de material escolar e bolsa para o curso superior. Os professores serão premiados com bolsas de cursos extracurriculares, microcomputador e impressora. As escolas dos finalistas receberão microcomputador e impressora. (O Globo, p. 13, 18/5)

Craques da solidariedade

Jorginho, Raí, Leonardo, Lars Grael e Fernanda Keller são alguns esportistas de renome que aproveitam a imagem positiva e a credibilidade para investir em entidades assistenciais. A boa vontade dos esportistas ajuda muito. Porém, se é possível lançar os projetos com aporte próprio, difícil é mantê-los sem a ajuda da iniciativa privada e de doações de pessoas físicas. Quando associada a alguém a marca cria valor. Pensando nisso, a ATL escolheu o projeto Bola pra Frente, do jogador Jorginho, para investir R$ 248 mil em um ano. Outro exemplo é a Fundação Gol de Letra, que tem Raí e Leonardo como fundadores. A instituição conta com o apoio de parceiros como a Fundação Kellogg, BNP Patribas, Omo Multiação, Litokromia, Onbongo, RL Qualix, Unimed Paulistana, BNDES, Unicef e Unifesp. (Revista Meio e Mensagem, p. 33, 13/5 – Liseane Morosini)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • ATL
  • BNP Patribas
  • Fundação Gol de Letra
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Kellogg
  • Instituto Itaú Cultural
  • Jornal da Tarde
  • Litokromia
  • Omo Multiação
  • Onbongo
  • Petrobras
  • RL Qualix
  • Unimed Paulistana
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional