Segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2003

Programa garante livros para todos

O governo do estado de Minas Gerais lança hoje (20/10) o projeto Quero Ler – Programa Biblioteca para Todos. A iniciativa pretende implantar espaços públicos de leitura em 135 municípios mineiros. Cada um deles receberá cerca de 300 títulos, distribuídos entre literatura e obras de referência, como dicionários e enciclopédias. O projeto conta com parceiros importantes como Instituto Ethos, Banco do Brasil, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Unimed-MG, Sindicato Nacional das Escolas Particulares, Ultragaz, Abrapost, Associação Brasileira das Empresas Franqueadas dos Correios ECT e Infostrata. (Estado de Minas, 20/10)

Doação francesa

A direção da Air France dará um toque social à comemoração de 50 anos da rota Brasil-França, realizada pela companhia. Na próxima segunda feira (27/10), o vice-presidente da empresa, Patrick Alexandre, desembarcará no país. Na agenda do executivo estão marcadas visitas às ONGs Escolinha Arca de Noé, em São Paulo, e Solidariedade França-Brasil, no Rio de Janeiro. As entidades foram escolhidas pela Fundação Air France para dividir um apoio financeiro no valor de US$ 37 mil. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 20/10)

Parceria contra a desnutrição

A Gol Transportes Aéreos é a mais nova patrocinadora da Pastoral da Criança. A empresa, presidida por Constantino Junior, doou recentemente R$1 milhão à ONG ligada à Igreja Católica. A Pastoral da Criança é um dos símbolos na luta contra a desnutrição e a mortalidade infantil. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 20/10)

Comércio justo

Promover o desenvolvimento de comunidades de baixa renda, ajudando-as a gerar renda em bases justas e sustentáveis. Esse é o objetivo da Associação Mundaréu, entidade responsável pelo apoio a 37 grupos de artesãos em 13 estados brasileiros. Além de adquirir e vender as peças em sua loja, em São Paulo, a instituição também capacita artesãos e orienta sobre como dar viabilidade à produção. O projeto conta com o apoio da Fundação Telefônica. (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 20/10)

Escola de Empreendedores

O empresário Manoel Augusto Gouvêa, criador do Instituto Aruanda, está investindo na formação profissional de jovens de baixa renda da capital paulista. Por meio do programa Escola de Empreendedores, o instituto já formou mais de 2 mil adolescentes na arte de fazer negócios e administrar empresas. As novas turmas começam em janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo correio eletrônico [email protected] (Revista IstoÉ Dinheiro, Rosenildo G. Ferreira, 20/10)

Faça Parte

A Living in Brazil – empresa especializada na transferência e adaptação de executivos estrangeiros e brasileiros em outros países – está lançando, em São Paulo, o projeto Só Quero uma Chance. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Projeto Pescar, capacitará profissionalmente adolescentes de 15 a 18 anos em situação de risco social. (O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 18/10)

Boi na Holanda

O grupo folclórico Magia de Tupã será o representante brasileiro no Forest Campaign, evento marcado para novembro, na Holanda. A companhia é formada por adolescentes em situação de risco social atendidos pela Fundação Orsa em Laranjal do Jari, no Amapá. A convite da Interchurch Organization for Development Cooperation, os jovens apresentarão no encontro uma das mais típicas danças amazonenses, o boi-bumbá. Além da Fundação Orsa, a empresa aérea KLM Brasil também apóia o grupo. (O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 18/10)

Painel de Domingo especial

O programa Painel de Domingo, da TV Gazeta, exibiu no último domingo (19/10) uma série especial mostrando o que o terceiro setor vem fazendo pelo estado do Espírito Santo. A atração, intitulada Domingo Especial, Espírito Santo Solidário, levou ao ar o trabalho realizado por ONGs, institutos, voluntários e empresas com ações de responsabilidade social. A série apresentará ainda mais três novos programas. As atrações serão exibidas nos dias 26 de outubro, além de 2 e 9 de novembro. (A Gazeta-ES, 18/10)

BB-Educar

A Fundação Banco do Brasil promove até o próximo dia 25, em Maranguape (CE), a XI Semana BB-Educar. O evento discutirá educação popular e apresentará aos participantes a trajetória do programa BB-Educar e do Fome Zero do Governo Federal. O vice-presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, será um dos palestrantes do encontro, que também contará com a participação de sindicalistas, deputados e religiosos. (Diário do Nordeste, 18/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Abrapost
  • Air France
  • Fundação Air France
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Orsa
  • Fundação Projeto Pescar
  • Fundação Telefônica
  • Infostrata
  • Instituto Aruanda
  • KLM Brasil
  • Living in Brazil
  • TV Gazeta
  • Banco do Brasil
  • Ultragaz
  • Unimed-MG
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional