Segunda-feira, 21 de janeiro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2002

Só algumas chegam ao poder

Pesquisa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social mostra que a igualdade entre os sexos no mercado de trabalho está longe de ser alcançada. Segundo o estudo, as mulheres ocupam apenas 6% dos cargos de chefia das 500 maiores empresas brasileiras. (Revista Veja, p. 28, 23/1)

Programa quer conscientizar os consumidores

O Instituto Akatu, ONG associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, lançou na última semana o programa Sou Mais Nós, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a questão do consumo. “”Acreditamos que o consumidor pode fazer a diferença no momento da compra tomando atitudes benéficas para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida””, afirma o coordenador do programa, Délcio Rodrigues. A mudança de atitude pode começar com a adoção de algumas ou de todas as 14 sugestões de ações simples e fáceis de serem seguidas. “”Se ao escovar os dentes a pessoa fechar a torneira e utilizar um copo d´água, em vez de usar entre 7 e 10 litros, gastará apenas 200 mililitros””, diz. “”Isso pode ser a diferença entre termos de conviver ou não com a idéia de racionamento.”” O programa Sou Mais Nós deve ser levado agora para escolas e empresas. Quem quiser mais informações poderá entrar no site da ONG, o www.akatu.net. O e-mail para contato é o [email protected] e o telefone é (11) 3898-1626. (O Estado de S. Paulo, 21/1 – Fabíola Glênia)

Projeto Pomar deve obter certificação ISO 14001

O Projeto Pomar, iniciativa do Jornal da Tarde, recebeu na sexta-feira (18)parecer favorável da Fundação Vanzolini para obter a certificação pelo sistema ISO 14001. Será a primeira vez na América Latina que um projeto desse tipo receberá tal certificação. A iniciativa obteve apoio de empresas privadas e das secretarias municipal e estadual do meio ambiente. Para a auditoria, os técnicos das secretarias tiveram de sistematizar todos os dados relativos ao dia-a-dia do projeto. Procedimentos simples, que muitas vezes eram realizados de forma automática pelos integrantes do projeto, foram revisados e registrados, tudo com a ajuda da empresa InterAction. “”Sistematizar garante a continuidade da iniciativa. Estamos buscando a melhoria contínua da qualidade do projeto como um todo””, diz a coordenadora técnica do Pomar, Helena Carrascosa. Voltada para questões ambientais, a certificação ISO 14001 preocupa-se com o uso adequado dos recursos naturais e destino dos resíduos. (O Estado de S. Paulo, 21/1)

Conceito de função social precisa de revisão

Em artigo, o advogado Paolo Zupo Mazzucato afirma que a expressão responsabilidade social da empresa está em voga atualmente no Brasil, sendo constante o seu uso pela mídia, pelos empresários, pelos políticos e mesmo pelo cidadão comum. Entretanto, diz o articulista, não é algo novo, correspondendo, juridicamente, a desdobramento do princípio da função social da propriedade, presente desde a Constituição de 1934. Algumas mudanças de paradigmas, no entanto, são necessárias para a eficácia do instituto.Inicialmente cumpre reconhecer a empresa não mais como objeto de direito, mas, sim, como sujeito. A organização deixaria de ser algo pertencente ao patrimônio do empresário para se tornar autônoma, um sujeito de direitos e deveres. Além disso, responsabilidade social é algo que se estimula, e não que se impõe. Dessa forma, a lei imperativa e que prescreve sanções punitivas a seu descumprimento seria pouco aconselhável. Por fim, a sociedade e o empresariado se conscientizaram de que não é mais possível viver em um mundo tão desigual. Não é mais cabível a ultrapassada visão de que o empresariado apenas busca o lucro, sendo quase um inimigo da sociedade. Cada vez maior é o número de empresas comprometidas, no exercício de suas atividades, com princípios éticos. (Gazeta Mercantil, p. Centro-Oeste 2, 21/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Jornal da Tarde
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional