Segunda-feira, 21 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 21/07/2003

Entidade investe em educação

Parceria firmada entre Gerdau, Gradiente, Instituto Camargo Corrêa, Mckinsey e Promon buscará apoiar projetos de melhoria na qualidade do ensino público. Intitulada Instituto Razão Social, a iniciativa pretende oferecer capacitação a professores do ensino básico da escola pública, concedendo apoio financeiro, de gestão e tecnológico. Atuando nos moldes da Care Brasil, o Instituto Razão Social irá colaborar com projetos de terceiros. Segundo Carlos Siffert, um dos sócios do programa, com a iniciativa, o empresário poderá investir em projetos que já passaram pela análise técnica de colaboradores especializados em diversas áreas como educação, terceiro setor, gestão e tecnologia. Em busca de investidores, a ação já conta com parceiros como a Guimarães Profissionais de Comunicação de Marketing e a IBM. (O Dia – RJ, 21/7)

Romário Dias assume governo

Os programas Se liga Pernambuco e Acelera Brasil, mantidos pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Instituto Ayrton Senna, serão pauta de reunião a ser realizada hoje, na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O encontro integra a agenda oficial do primeiro dia útil de atuação do deputado Romário Dias (PFL) como presidente da Assembléia Legislativa. (Diário de Pernambuco, 21/7)

Lula lança programa social em SauípeO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já confirmou presença no evento que marcará o lançamento do Berimbau – Programa Social Auto-sustentável, iniciativa que contempla ações e projetos para o desenvolvimento das comunidades de Costa do Sauípe (BA). O empreendimento é uma parceria entre a Sauípe S.A., a Fundação Banco do Brasil e a Previ-Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. O objetivo é apresentar soluções alternativas para geração de renda daquela população. Como primeiro passo já está em implantação o Proturis – Programa Turístico Integrado e Sustentável, que vai beneficiar 6,5 mil dos 10 mil habitantes da região. Entre os parceiros que apoiam a iniciativa estão as empresas Enterasys, EMC Computer Systems, Cisco, Procomp, Cobra Tecnologia, Siemens e SAS. (Tribuna da Bahia, 21/7)

Encontro

A ONG Escola de Gente Comunicação em Inclusão e o Instituto C&A promovem, de 22 a 26 de julho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o II Encontro da Mídia Legal para disseminar o direito à educação na diversidade. Serão realizados debates abertos à comunidade e a capacitação de 15 universitários como agentes de educação. Jornalistas, educadores e procuradores de vários estados brasileiros participarão. Dessa parceria nascerá o II Manual da Mídia Legal, que será distribuído para formadores de opinião e profissionais da mídia de todo o Brasil. Apóiam a iniciativa o Unicef, a Unesco, a WVA Editora e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. (Diário da Tarde-MG, 21/7)

Pesquisa aponta ausência de tem sobre deficiência na mídia

Abordagens discriminatórias e desconhecimento da realidade da pessoa com deficiência estão presentes na mídia brasileira. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Escola de Gente Comunicação e Inclusão. Os resultados do estudo, que fez uma análise quanti-qualitativa de 48 grandes jornais e 9 revistas brasileiras, foram apresentados durante o Seminário Mídia e Deficiência, em Brasília. (O Popular-GO – GO, Amanda Dorian, 21/7)

Livros/ Estante

Trazendo uma análise quantitativa e qualitativa a respeito do comportamento editorial dos veículos de comunicação no que tange às questões do desenvolvimento e da justiça social, o livro Que país é este? – Pobreza, desigualdade e desenvolvimento humano e social no foco da imprensa brasileira chega ao mercado. Iniciativa da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Unicef, o trabalho traz artigos e entrevistas sobre o tema, além de diversas tabelas comparativas. A publicação sai pela série Mídia e Mobilização Social (Cortez, R$25, 194 páginas. Contatos: (61) 322-6508; www.andi.org.br). (Correio da Bahia, 19/7)

Animações feitas por crianças brasileiras são exibidas no Anima Mundi, o mais importante festival de desenhos animados da América Latina

Das salas de aula do interior de Minas Gerais diretamente para as telas de exibição do mais importante festival de filmes e desenhos animados da América Latina, o Anima Mundi. Esse é o caminho que quatro animações feitas por alunos de escolas públicas mineiras percorrerão neste mês. Os autores desses curtas são meninos e meninas de 7 a 12 anos que tiveram a oportunidade de botar na ponta do lápis toda a imaginação e criatividade, sempre trabalhando como tema de fundo a cidadania. A realização dos curtas foi possível por meio de oficinas ministradas por diretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (SP). Entre os apoiadores da iniciativa está o Instituto Algar de Responsabilidade Social. (Diário do Pará, 19/7)

Prêmio atesta excelência empresarial

Abertas, até o próximo dia 31, as inscrições para a terceira edição do Prêmio Delmiro Gouveia Maiores e Melhores, que visa reconhecimento das 10 melhores empresas nas categorias maior faturamento, desempenho econômico-financeiro e desempenho social. A iniciativa é uma promoção do jornal O Povo e da Bolsa de Valores Regional (BVRg), com patrocínio do BicBanco, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). No ano passado, o grupo empresarial Marquise (quedesenvolve programas de educação ambiental em escolas públicas) foi um dos premiados. (O Povo-CE, 19/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Care Brasil
  • Cisco
  • Cobra Tecnologia
  • EMC Computer Systems,
  • Enterasys
  • Fundação Banco do Brasil
  • Gerdau
  • Gradiente
  • Guimarães Profissionais de Comunicação de Marketing
  • IBM
  • Instituto Algar de Responsabilidade Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto C&A
  • Instituto Camargo Corrêa
  • Instituto Razão Social
  • Mckinsey
  • O Povo
  • Previ- Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil
  • Procomp
  • Promon
  • SAS
  • Sauípe S.A
  • Siemens
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional