Segunda-feira, 21 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2001

Empresas praticam gestão responsável

As empresas estão investindo mais em capacitação de pessoas de baixa renda e deficientes e estão adotando o conceito de que responsabilidade social faz bem à imagem e à competitividade. A pesquisa Iniciativa Privada e o Espírito Público do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), relizada entre 1998 e 1999 mostra que, das 445 mil empresas entrevistadas, 43% de grande porte, financiam programas de educação. A distribuidora de bebidas Guidess UDV lançou, em parceria com o Senac, cursos de garçon e barman para pessoas carentes e já formou mais de 50 profissionais. A Escola Superior de Propaganda e Marketing colocou o no programa de pós-graduação a discussão sobre responsabilidade social. A pesquisa mostra também que 62% das empresas tem projetos ligados à saúde, alimentação, qualificação profissional e lazer de seus colaboradores. Segundo um estudo feito pelo Instituto Ethos, 51% dos consumidores estão prestando atenção nas ações sociais das empresas e conseguem qualificá-las como boa e ruim nesse aspecto. É um sinal positivo de que as corporações estão agindo em conjunto com a sociedade no combate à exclusão social. (Folha de S. Paulo, p. Empregos 1, 20/5)

AABB e prefeitura lançam programa

A prefeitura de Palmas e a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente lançaram na semana passada, o Programa Integração AABB-Comunidade. O programa tem como objetivo proporcionar a pessoas com idades entre 7 e 17 anos, pertencentes a famílias de baixa renda e as que se encontram em situação de risco social, a oportunidade de integração social com a escola, a família e a sociedade. O projeto incentiva as crianças e adolescentes no desenvolvimento de atividades artísticas, musicais, canto, coral, complemento educacional, participam de palestras, vídeos e recebem alimentação. Além disso, o programa pretende acabar com a evasão escolar e melhorar o rendimento dos jovens. (Jornal do Tocantins, p. 7, 18/5)

GM ajuda ONG a comprar área de mata atlântica

A General Motors, maior fabricante de veículos do mundo, doará US$ 10 milhões para a compra de terras da mata atlântica. A informação foi dada ontem pela Nature Conservancy, uma das maiores organizações não-governamentais da área ambiental nos Estados Unidos. O dinheiro vai ser utilizado para a compra de 12.140 hectares na Região Sul, protegendo essa área e assegurando que ela continue absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera. A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, ONG de Curitiba, será a proprietária e administradora. Os 12.140 hectares pertencem à área de proteção ambiental de Guaraqueçaba (um total de 313.228 hectares, no litoral paranaense), uma das regiões de maior bio-diversidade do mundo e abrigo de 171 de 202 espécies animais ameaçadas do Brasil. (O Estado de S. Paulo)

Cota social

A Santista Textil resolveu levar o sistema de gerenciamento usado em empresas privadas para as escolas públicas. Boa parte de seus funcionários se engajará nessa iniciativa que objetiva melhorar a condição das escolas públicas. O projeto começou em uma escola de São Paulo e deve abranger os municípios onde a empresa tem unidades. A Santista, que antes de iniciar o projeto fez uma pesquisa com seus funcionários, descobriu que a maior parte deles desejava participar de programas sociais e o tema escolhido foi educação. A empresa investirá cerca de R$ 700 milhões no programa. (Valor Econômico)

HSBC investe em educação e meio ambiente

O HSBC vai intensificar seu trabalho na área social como provedor de recursos em duas áreas principais, a educação , principalmente voltada à criança e ao adolescente, e o meio ambiente. Sua última ação foi doar 35 máquinas de braille à Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual), entidade com sede em São Paulo. O valor da doação, de cerca de US$ 20 mil, vai ajudar a aumentar a capacidade de atendimento da unidade. O comitê Doações e Patrocínios existe há um ano e, a cada dois meses, se reúne para analisar de dez a 12 projetos. Os escolhidos para receber apoio são obrigados a prestar contas periodicamente e passam a ser acompanhados pelo banco. Neste ano, o HSBC tem um orçamento de R$ 2 milhões para distribuir para projetos voltados à educação e meio ambiente. Atualmente, ele apóia 26 projetos e já tem um total de duas mil pessoas voluntárias engajadas nos programas. (Valor Econômico)

Informe Abong destaca a luta de ONGs do Ceará

Em ação civil pública encabeçada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE), 15 organizações não-governamentais do estado integrantes da Comissão Inter-institucional em Defesa da Educação e da Qualidade Social acusam a prefeitura de Fortaleza de uma série de ações e omissões que violam o direito à educação, garantido constitucionalmente, e solicitam ao Ministério Público que conceda uma liminar obrigando o município a apresentar uma proposta de política pública para a área até julho. O boletim também destaca a batalha contra a liberalização dos produtos transgênicos. O juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da 14ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, deferiu em 27 de abril liminar exigindo que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) suspenda todas as autorizações para cultivos experimentais de sementes geneticamente modificadas (transgênicas) que não detenham o Registro Especial Temporário (RET). Outro destaque foi o Encontro de ONGs/Aids que tinha como proposta repensar o movimento social organizado contra a Aids no Brasil. O encontro foi realizado em Recife (Pernambuco), entre os dias 10 e 14 de maio e foi coordenado pela Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero. Durante o encontro, também foram eleitos os representantes da sociedade civil para a Comissão Nacional de Aids, o Conselho Nacional de Vacinas, Comitê Nacional de Saúde e o GT Unaids. (Informe Abong 136)

Marketing social será debatido em encontro

A Folha de São Paulo promove na próxima terça (22/5) o debate Responsabilidade Social x Marketing Social. Participarão do encontro Cristina Carvalho, presidente da agência Full Jazz de publicidade, José Pedro Lins, presidente do Instituto C&A, Sergio Amoroso, pesidente do Grupo Orsa, Hélio Matar, diretor-presidente da Fundação Abrinq e do Instituto Ethos e outros. O encontro será realizado às 19h30 no auditório da Folha. Mais informações pelo telefone (11) 3224-3473. (Folha de S. Paulo, p. C5, 20/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cedeca-CE
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Full Jazz
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • General Motors
  • Grupo Orsa
  • Guidess UDV
  • HSBC
  • Instituto C&A
  • Instituto Ethos
  • Ipea
  • Laramara
  • Nature Conservancy
  • Santista Têxtil
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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