Segunda-feira, 22 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 22/04/2002

Telefônica social

A Telefônica e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, coordenado pelo padre Júlio Lancelotti, firmaram convênio para oferecer estágio a adolescentes em situação de risco atendidos pela entidade. Os meninos vão ganhar o primeiro emprego, atuando em serviços de apoio. O convênio tem duração de dois anos, mas poderá ser prorrogado. Os primeiro cinco adolescentes indicados têm mais de 16 e menos 18 anos e estudam em escolas públicas. Por uma jornada de cinco horas de trabalho os garotos receberão salário, cesta básica, assistência médica, vale-refeição e outros benefícios. A Telefônica é a primeira empresa privada a aderir ao projeto, iniciado no ano passado e que tem entre seus parceiros CET, Cohab e Banco do Brasil. (Valor Econômico, p. B2, 22/4)

Bonitinhos, mas ordinários

O último legado do sociólogo Herbert de Souza é um modelo de balanço social cada vez mais respeitado por analistas financeiros, interessados em informações que vão muito além das ações filantrópicas das empresas. Esses dados sócio-ambientais valem ouro em um mercado mundial que soma cerca de US$ 4 trilhões em recursos administrados por fundos de investimentos em ações socialmente responsáveis. Mas, ao contrário do pregado por Betinho, a maioria das companhias que divulgam balanços sociais no Brasil ainda faz deles uma peça de marketing, belamente ilustrados, até poéticos, mas que pouco dizem de sua interação com a sociedade e de que forma ela gera e distribui riquezas.
O que deve ser publicado? – Roberto Gonzales, que está à frente da comissão da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec) na elaboração do modelo de balanço social, julga como um dos itens mais importantes a demonstração do valor adicionado (DVA), ou seja, quanta riqueza foi gerada na empresa e como foi distribuída entre governo, acionistas, funcionários, comunidade, reinvestida na própria empresa e remetida ao exterior. As multinacionais, em geral, não gostam de divulgar o DVA para não revelar o quanto mandaram para suas matrizes, diz o analista. (Revista Carta Capital, p. 50-51, 24/4 – Amália Safatle)

Show de bola

Liderada pelos atletas Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra, criada há três anos com o objetivo de desenvolver programas educacionais e culturais para crianças e adolescentes com idades entre sete e 14 anos, ganha mais um aliado de peso. A rede de hipermercados Wal-Mart lançou este mês a campanha Invista na Seleção do Futuro. Durante três meses o grupo irá incentivar seus funcionários e clientes a comprar certificados de doações que variam de R$ 0,50 a R$ 2 e toda a renda será revertida para a entidade. (Revista IstoÉ, p. 44, 24/4 – Greice Rodrigues)

Prêmio Ethos

O Instituto Ethos lançou, em 18 de abril, em Fortaleza, a 2a edição do Prêmio Ethos de Jornalismo – Empresas e Responsabilidade Social. O lançamento aconteceu durante o debate sobre Jornalismo e Responsabilidade Social, que contou com a participação do secretário de Cultura do Ceará, Nilton Almeida; o diretor-editor do Diário do Nordeste, jornalista Francisco Bilas, e o coordenador do Prêmio Ethos, Fernando Pachi. O prêmio tem como objetivo estimular a produção de reportagens sobre práticas socialmente responsáveis, incentivando empresas a estabelecerem padrões éticos de relacionamento e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. (Diário do Nordeste-CE, p. 9, 18/4)

Problemas iguais

Vera Melis, coordenadora de Educação da Fundação Orsa, acaba de chegar da Nova Zelândia onde representou o Brasil no 4o Fórum Mundial de Educação e Cuidados na Primeira Infância e está entusiasmada com os resultados. No encontro, que reuniu 530 delegados de 53 países, ela constatou que as propostas para educação infantil no Brasil se encontram tão avançadas como no primeiro mundo. Globalmente o setor está enfrentando as mesmas dificuldades, como a ansiedade dos pais com relação à alfabetização e a preocupação em preparar as crianças para viver em um mundo turbulento. Segundo Vera, a violência não está só no Brasil, mas em todos os lugares. (O Estado de S. Paulo, p. D7, 20/4 – Cesar Giobbi)

As empresas e a literatura

Em artigo, Carlo Lovatelli, vice-presidente da Fundação Bunge, diz que hoje praticamente todo o universo empresarial promove ações de responsabilidade social ou busca formas de participar de projetos nessa área. Segundo as estatísticas das principais entidades do setor, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e o Instituto Ethos, a maioria desses projetos tem como foco a educação. Algumas dessas ações são de doação de livros e bibliotecas, mas são poucos os projetos voltados para o estímulo à literatura, e menos ainda, os voltados para à literatura infantil e à poesia. Essas considerações levaram o Conselho da Fundação Bunge a definir literatura infantil e poesia como os temas do Prêmio Moinho Santista 2002, um dos mais respeitados do país. Desde que foi instituído, em 1955, esta é a primeira vez que a área de Letras do prêmio contempla especificamente a literatura infantil. (A Gazeta-ES, p. 4, 19/4)

Largada 2000 abre trabalhos deste ano

O Programa Largada 2000, aliança entre o Instituto Ayrton Senna e o Sesi, que tem a TCO Celular como aliada estratégica e o apoio do Seduc, realizou em 19 de abril, em Porto Velho, a solenidade de abertura oficial dos seus trabalhos para este ano. Durante o evento foi realizado um balanço das ações do Largada 2000. A consolidação do terceiro setor e a responsabilidade social das empresas é o cenário ideal para o Largada 2000 motivar na juventude o perfil exigido hoje pelo mercado, analisa o superintendente do Sesi, Nazareno gomes Barbosa. (Estadão do Norte, p. 5, 19/4)

Prêmio Desempenho recebe inscrições

As empresas baianas têm até o próximo dia 30 de abril para inscrever seus projetos na terceira edição do Prêmio Fieb por Desempenho Ambiental. Pela primeira vez, as grandes corporações, de qualquer setor produtivo, podem participar da premiação. Outra novidade é que o prêmio foi dividido em quatro modalidades: Educação Ambiental, Integração com a Comunidade, Produção Mais Limpa e Conservação de Recursos Naturais. O objetivo do prêmio é destacar as iniciativas que resultaram em melhoria da qualidade ambiental e aumento dos níveis de produtividade e competitividade das empresas, resume a secretária executiva da Comissão de Meio Ambiente da Fieb, Vera Marina Quintela Magalhães. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fieb.org.br/comam. (Correio da Bahia, p. 4, 19/4 – Cátia Santana)

Cidadania

A Brasil Telecom Santa Catarina e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) assinaram, no dia 19 de abril, convênio para a realização do Projeto Ônibus da Cidadania, que vai circular por 14 cidades catarinenses de abril a dezembro deste ano. Criado há três anos para atender a população carente na emissão de documentos, serviços, informações e orientações trabalhistas e previdenciárias, o Ônibus da Cidadania já realizou 200 mil atendimentos. A empresa viabiliza o projeto da DRT investindo R$ 46 mil com a instalação de telefones públicos, linhas telefônicas e linhas de transmissão de dados nas 14 cidades que serão visitadas pelo projeto. (A Notícia-SC, p. 2, 19/4)

Sexualidade – Prazer em Conhecer

Cerca de 300 diretores de escolas particulares de São Paulo participaram do lançamento do projeto Sexualidade: Prazer em Conhecer, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e a Schering do Brasil. A iniciativa tem como objetivo ajudar a formar no adolescente o conceito de sexualidade com responsabilidade. Além de São Paulo, o projeto já foi lançado no Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. (Revista Aprender Online, p. 6, Março/Abril 2002, p. 6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Brasil Telecom
  • Fundação Bunge
  • Fundação Gol de Letra
  • Fundação Orsa
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Schering do Brasil
  • Telefônica
  • Wal-Mart
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