Segunda-feira, 22 de julho de 2002

Por: GIFE| Notícias| 22/07/2002

Jornal inicia ciclo de debates em parceria com a ECA

O jornal Valor Econômico em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) promoverão, a partir do dia 31 de julho, a segunda edição do Ciclo Conjunto de Debates. Nos encontros, previstos para acontecer mensalmente até o fim do ano, serão abordados temas como a relação estratégica e ações de comunicação corporativa das empresas. Abre o ciclo de debates o tema A comunicação no balanço da empresa. Os convidados para a mesa redonda são: Horácio Lafer Piva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Guilherme Pereira Leal, presidente executivo da Natura; Mário Grieco, presidente da Bristol-Myers Squibb do Brasil, Luís Augusto Milanesi, vice-diretor da Eca; e Carlos Eduardo Lins e Silva, diretor-adjunto do Valor. Em 2001, as discussões giraram em torno da crise nos grandes grupos, ética e transparência, responsabilidade social, entre outros. Outras iniciativas do jornal são o Prêmio Valor Social e o Prêmio Ethos Valor. (Valor Econômico. p. B3, 22/7)

Ação Empresarial orienta empresas privadas

Pernambuco já conta há três anos com o trabalho da ONG Ação Empresarial. No Brasil, há atualmente seis núcleos da Ação Empresarial Pela Cidadania operando plenamente, sendo o de Pernambuco o primeiro a se constituir formalmente. A instituição funciona como uma organização civil privada sem fins lucrativos e reúne, no estado, 34 empresas locais entre os seus associados e é ancorada por 25 organizações parceiras e apoiadoras, entre as quais, algumas como a Save The Children, a Visão Mundial e o Instituto C&A. (Jornal do Commercio-PE, p. 7, 22/7)

Empresas de olho no social

Um conceito está cada vez mais atraindo as empresas: o de responsabilidade social. Em Pernambuco, das 19 mil empresas privadas, 47% fizeram algum tipo de doação ou atendimento social em prol de comunidades pobres, em 2000. As empresas não ficaram imunes a essa pressão da sociedade. Elas também foram chamadas a participar, explica a socióloga Anna Maria Peliano. Os dados – fornecidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – integram um estudo concluído em junho. (Jornal do Commercio-PE-PE, Economia, p. 4, 21/7)

ONG que atua em 65 países se une à Abrinq e faz 1ª reunião no Brasil

A ONG International Youth Foundation (Fundação Internacional da Juventude ou IYF) se reuniu, na última sexta-feira, pela primeira vez no Brasil. A instituição, que atua em 65 países na melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens, juntamente com a Fundação Abrinq, apóia três projetos brasileiros. Em 2002, o investimento da IYF no Brasil chegou a US$ 600 mil. Cerca de 23 milhões de jovens em todo o mundo já foram beneficiados pela ONG. (Folha de S. Paulo, p. C5; O Estado de S. Paulo, p. C5 – 20/7)

Sesi-PR convida empresários para investirem em projeto social

Empresas de Curitiba e Região Metropolitana têm uma ótima oportunidade para praticar a responsabilidade social. O Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) pretende estimular mais empresários a investir no projeto Esporte Solidário. Desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte e Turismo e prefeituras municipais, o projeto oferece a 5,2 mil crianças e adolescentes de Curitiba e região com idade entre sete a 14 anos práticas esportivas e atividades educativas complementares à escola. Para o diretor superintendente do Sesi, Ubiratan de Lara, o engajamento do empresariado no projeto é imprescindível porque os recursos destinados pelo Ministério do Esporte e Turismo deixam de ser repassados no fim deste mês. (O Estado do Paraná, p. 24, 20/7)

Programa muda realidade de crianças e jovens

Iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Embratel vem promovendo arte e educação a jovens. Desde 1999, o Programa Cidadão 21 – Arte já beneficiou diretamente 8 mil, em um investimento de R$ 15 milhões. Na semana passada, foram anunciadas 17 instituições, em nove estados, para serem beneficiadas pelo programa em 2002 e 2003. Nesse período, cerca de 5 mil crianças receberão atendimento. (O Estado de S. Paulo,. p. C5, 20/7)

Tudo pelo social

Cada vez mais, projetos artísticos realizados em comunidades de baixa renda vêm sendo agraciados por grandes financiadores. A BR Distribuidora já financia diversos grupos de teatro e dança, o BNDES acaba de abrir inscrições para investir diretamente em 30 projetos culturais. Além disso, o prefeito carioca, César Maia, declarou que projetos deste tipo têm tudo para receber verba municipal. Para isso, ele destinou R$ 800 mil do orçamento anual do município. Desde do ano passado, 12 companhias de dança, apoiadas pela prefeitura do Rio de Janeiro, realizam oficinas para os jovens das favelas da cidade. (O Globo, p. Segundo Caderno 1, 20/7)

Escrevendo o Futuro prorroga inscrições

O comitê organizador do prêmio Escrevendo o Futuro prorrogou, até 9 de agosto, o prazo de inscrições. A nova data atende às solicitações de escolas localizadas em regiões distantes das capitais, que necessitam de mais tempo para providenciar sua participação. Realizado de dois em dois anos, o prêmio envolve educadores e crianças de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental em um projeto de aperfeiçoamento da elaboração de textos, do qual fazem parte a formação de educadores, a orientação às escolas por material especializado preparado, a realização de oficinas de produção de textos para alunos e professores e publicação de livros reunindo os trabalhos vencedores. Os alunos podem participar em três modalidades; reportagem, texto de opinião e poesia. O tema deste ano é O lugar onde vivo. Esse prêmio tem a iniciativa da Fundação Itaú Social, com o apoio do Ministério da Educação, Canal Futura e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. (Diário do Amazonas, p. 10; O Popular-GO, p. Cidades 3 – 19/7)

NBT alfabetiza adultos em parceria com CIEE

As incertezas do mundo de quem não sabe ler passam a fazer parte do passado para um grupo de pessoas que se formou ontem, em Manaus (AM), no Programa de Alfabetização Gratuita para Adultos. Executado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o programa é voltado para pessoas da comunidade e tem o patrocínio da Norte Brasil Telecom (NBT) em três turmas, o que totaliza 60 alunos. A iniciativa segue os moldes do programa executados em oito estados brasileiros, onde os custos também são bancados pela iniciativa privada. No Amazonas, além da NBT apenas mais uma empresa mantém turmas de alfabetizaç ão de adultos junto do CIEE, embora outras estudem a proposta. Temos a NBT como exemplo no Amazonas de uma ação que já teve adesão de várias empresas em outros estados e esperamos que isso sirva de estímulo para o empresariado local apoiar o projeto, disse a assistente pedagógica do programa, Ranilde Menezes. (Diário do Amazonas, p. 10, 19/7)

Programa promove erradicação do trabalho infantil

A erradicação do trabalho infantil na Bahia ganhou mais um aliado, com o lançamento do Projeto Cabra Escola. A Pfizer vai disponibilizar de três a quatro cabras para cada uma das cem famílias de produtores rurais de quatro municípios da região sisaleira do estado: Serrinha, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima e Ichu. Com o apoio do Movimento de Organização Comunitária, a Pfizer, maior fabricante de medicamento do mundo, vai investir cerca de R$ 800 mil até o início do próximo ano para aumentar a renda familiar dos produtores rurais que têm filhos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). (A Tarde-BA, p. Municípios 1; Correio da Bahia, p. Interior 6 – Roberto Nunes – 19/7)

Grupo investe no social

Além da política de segurança do trabalho, a Slump aposta em responsabilidade social. Há 14 anos instalada em Rio Branco (AC) e quase três anos em Manaus (AM), a empresa busca incentivar crianças e jovens de baixa renda a praticar esportes e fazer arte. O diretor-presidente, Ricardo Melo, disse que há seis anos, a empresa desenvolve trabalhos socioculturais junto às comunidades carentes de Rio Branco (AC), como permitir o acesso de 600 crianças à prática da capoeira, realizado em parceria com a prefeitura da cidade e também o projeto de dança Escola Dançando no Ritmo. (Jornal do Commercio-PE, p.5, 19/7 – Cristiane Barbosa)

Promoção de detergente vai beneficiar crianças do Gaac

A marca de detergente Ala (a segunda mais vendida nas regiões Norte de Nordeste) vai destinar parte do seu faturamento, para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac). A promoção é válida para os meses de junho e julho e, ao final dela, o Gaac receberá entre R$ 3 mil e R$ 7 mil. A iniciativa, desenvolvida pelo setor de marketing da empresa, é resultado de uma pesquisa de mercado em que consumidores sugeriram a realização de uma campanha filantrópica.(Correio da Bahia, p. 4, 19/7)

Dia recebe Prêmio Racine em São Paulo

O jornal mineiro O Dia recebeu, no último dia 19/7, o Prêmio Racine de Jornalismo pela série de reportagens Crise na Saúde: os hospitais pedem socorro. Também foram premiados projetos sociais de 15 empresas. Entres eles, está o desenvolvido pela Fundação CSN, que oferece atendimento odontológico a 519 jovens carentes, e o Doutores da Alegria que, por ano, atende 50 mil crianças internadas. (Jornal O Dia-MG, p. Geral 2, 19/7)

Ação voluntária precisa ser mais profissional

Segundo a professora e pesquisadora do Núcleo de Estatuto Avançado do Terceiro Setor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ana Maria Domeneghetti, a grande responsável pelo êxito das organizações sem fins lucrativos é a gestão. Ela destaca a necessidade de capacitação de todos os envolvidos no voluntariado, inclusive dos dirigentes. A especialista ressaltou, também, que, atualmente, o consumidor dá preferência às empresas atuantes na área social. Quem não aderir a esse novo tipo de marketing vai ficar para trás, diz. (O Povo-CE, p. Economia 26, 18/7)

Museu do Homem Americano é premiado

O Programa Cidadão 21 – Arte, iniciativa do Instituto Ayrton Senna com apoio da Embratel, acaba de firmar 17 novas parcerias com ONGs. O programa, criado em 1999, tem a proposta sócio-educativa de trabalhar o desenvolvimento de jovens e crianças utilizando a arte em suas várias expressões. Entre as instituições contempladas está a Fundação Museu do Homem Americano do Piauí. (Meio Norte-PI, p. 4, 18/7)

Telemar apóia alunos da rede municipal

Parcerias entre órgãos governamentais e empresas privadas têm sido cada vez maiores, ainda mais no que se refere a projetos educacionais e sociais a serem executados em uma determinada região. Assim, surgiu a parceria entre o maior grupo de telecomunicações da rede privada da América Latina, a Telemar, e a prefeitura municipal de Manaus (AM) no projeto Aluno Monitor, criado há dois anos. Esse projeto foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Informática na Educação(Proinfo) e lançado pelo Ministério da Educação. O objetivo é promover o desenvolvimento e o uso da informática como ferramenta de enriquecimento pedagógico nas escolas da rede pública de ensino. Ao todo, o projeto já formou 70 alunos de escolas municipais, que aprenderam desde os principais programas de informática e multimídia ao inglês instrumental. Para garantir a formação destes alunos a Telemar forneceu bolsas de estudo no valor de R$ 90. (Jornal do Commercio-PE, p. 13, 18/7 – Mayanne Bader)

Empresários dizem que missão cabe ao Estado

Segundo a pesquisa Responsabilidade Social Empresarial – Opinião Pública Mundial sobre a Mudança de Papel de Companhias, realizada em nove regiões metropolitanas pelo Instituto Ethos, 61% dos entrevistados defendem a participação de empresas na tarefa de educar. Por outro lado, 53% acham que tal tarefa é uma obrigação que diz respeito somente ao governo. O estudo demonstrou também que responsabilidade social ainda é um conceito a ser desenvolvido no Brasil. De acordo com o resultados, somente 16% dos brasileiros prestigiam marcas socialmente responsáveis, comprando produtos e falando bem da companhia. Em contraposição, está, por exemplo, a Austrália, onde cerca de 60% dos clientes consomem, preferencialmente, artigos de instituições comprometidas em programas voltados para o desenvolvimento comunitário. (Diário de Pernambuco, 18/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ala
  • BNDES
  • BR Distribuidora
  • Bristol-Myers Squibb
  • Canal Futura
  • Centro de Integração Empresa-Escola
  • Embratel
  • Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
  • Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
  • Fundação Abrinq
  • Fundação CSN
  • Fundação Itaú Social
  • Gaac (Grupo de Apoio à Criança com Câncer)
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto C&A
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
  • Instituto Ethos de Responsabilidade Social
  • International Youth Foundation
  • Natura
  • Norte Brasil Telecom
  • Pfizer
  • Save The Children
  • Serviço Social da Indústria
  • Sesi-PR
  • Slump
  • Telemar
  • Valor Econômico
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