Segunda-feira, 23 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2001

Bird financiará programas de redução da pobreza

A reunião que aconteceu em Quebec, Canadá, com os 34 países integrantes da Alca (Associação do Livre Comércio das Américas), produziu um documento em que todos se comprometem a se esforçarem no combate à pobreza. Esta proposta já tinha sido feita há três anos pelo Bird e este se compromete em conceder aos governos financiamentos específicos para esse combate. A pedido dos países do Caribe, segundo um representante do governo brasileiro, o documento foi produzido e a proposta aceita para que a reunião produzisse mais impacto, pois não há recursos ou formas concretas de combate à pobreza no hemisfério. Os países do Caribe querem uma proteção, uma garantia de que não serão excluídos dos benefícios previstos pelo livre comércio, por esta razão exigiram a inclusão do parágrafo em que todos se comprometem a ajudarem as regiões que vivem em extrema pobreza. (Assunto com destaque em diversos jornais)

Manifestantes ganham politização

Desde que o movimento antiglobalização ganhou notoriedade, os próprios militantes estão tentando descobrir o que eles querem. Algumas pistas são dadas pela história desse movimento. Ele surgiu da articulação de outros movimentos e de ONGs. Embora cada organização tenha sua própria bandeira social e política, elas têm alguns pontos em comum: dizem que a abertura comercial, as privatizações e a especulação financeira aprofundaram as disparidades sociais em todo o mundo. Os manifestantes dizem que o poder das multinacionais cresceu tanto que está superando o dos Estados nacionais. Como ficaram poderosas demais, as corporações podem destruir o ambiente, sufocar as tradições culturais locais e asfixiar pequenos produtores na sua busca por lucros cada vez maiores. (Folha de S. Paulo, p. A13, 22/4 – Ricardo Grinbaum)

Políticos e empresários criam Fundação Covas

Foi fundada por políticos e empresários, no último dia 21/4, em São Paulo, a Fundação Mário Covas. A entidade tem como principais objetivos preservar a memória do ex-governador Mário Covas, divulgar suas idéias e apoiar ações sociais de iniciativa popular. As primeiras doações à organização foram anunciadas durante a cerimônia de criação e somam cerca de R$ 2,3 milhões. (Gazeta Mercantil, p. A-12, 23/4 – Helio Gama Neto)

10 Mandamentos Para a Carreira

O jornal Folha de S. Paulo publicou na edição de domingo, dia 22/4, o suplemento especial 10 Mandamentos Para a Carreira. O caderno apresenta dez artigos que discutem e mostram os rumos para que o profissional do novo século consiga ser não só bem-sucedido como também realizado. Os dez artigos (mandamentos) e seus respectivos autores são: Valorizarás o lado bom do trabalho, por Domenico de Masi; Serás mais humano, por Gilberto Dimenstein; Buscarás o “”knowware””, por Gilson Schwartz; Saberás de que precisas, por Peter Drucker; Selecionarás o trabalho, por Robert Levering; Tomarás atitudes positivas, por Robert Wong; Assumirás o controle da carreira, por Roberto Shinyashiki; Sairás do lugar-comum, por Simon Franco; Terás liderança com princípios, por Stephen Covey; e Tornarás o trabalho gratificante, por Viviane Senna. A ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância recomenda a leitura. (Folha de S. Paulo, p. Especial 1- 12, 22/4)

Estácio ajuda escolas carentes

A Universidade Estácio de Sá está desenvolvendo projetos sociais com o objetivo de beneficiar a comunidade. Um desses projetos é o Estácio nas Escolas, em que os alunos da universidade e voluntários externos desenvolvem ações em uma escola da rede pública, próxima ao campus da Estácio. (Jornal do Brasil, p. 4, 22/4 – Salvador da Gama)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional