Segunda-feira, 23 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 23/06/2003

Orquestra/Escola

Na sexta-feira (20/6), a Orquestra-Escola Petrobras Pró Música se apresentou no Instituto Bennett. A orquestra é formada de cerca de 60 crianças e jovens, em sua maioria oriundos de áreas carentes. Sob a coordenação da violoncelista Atelisa de Salles, eles se reúnem duas vezes por semana para fazer música. Os mais experientes servem de monitores para a formação de outros conjuntos do gênero, dependendo de doações para a compra de instrumentos. A idéia é formar uma orquestra em cada comunidade carente pobre do Rio de Janeiro. (O Globo, 23/6, Luiz Paulo Horta)

Mutirão do bem

O Juizado de Menores, sob o comando do juiz Siro Darlan, está comandando um mutirão social nas favelas do Rio de Janeiro. Servidores da Justiça fornecem, de graça, documentos para legalizar a situação de crianças, adolescentes e adultos nas comunidades de Vila Vintém, Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Cidade de Deus. O Detran, as Secretarias de Trabalho e de Desenvolvimento Social, a Fundação Leão 13 e o Instituto Xerox do Brasil também participam da empreitada. (Jornal do Brasil, 23/6, Coluna Márcia Peltier)

De volta a São Paulo

Contenção de despesas, praticidade, facilidade para locomoção dos artistas. Seja qual for o motivo, o fato é que a Rede Globo resolveu trazer a gravação do especial Criança Esperança de volta a São Paulo. A atração, que no ano passado foi gravada no estádio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), deve voltar este ano para o tradicional Ginásio do Ibirapuera, uma espécie de sede oficial do evento. (O Estado de S. Paulo, 23/6)

Empresas privadas e o social

Em artigo, o diretor-presidente do Ibmec Educacional S.A., afirma que, cada vez mais, cresce a pressão para que as empresas invistam recursos em ações voltadas para o social. Por outro lado, ele lembra que se a instituição já opera dentro da lei e dos valores éticos do País, recolhendo impostos devidos e ao mesmo tempo procurando maximizar o lucro, ela estará desempenhando de forma plena a sua função social. Segundo ele, a decisão de se engajar em atividades filantrópicas, por parte dos acionistas ou trabalhadores da empresa, investindo tempo e dinheiro, deve ser de caráter estritamente voluntário. (Valor Econômico, 23/6)

“”Didi”” faz a pré-estréia no Jardim Ângela
Cerca de mil crianças da comunidade do Jardim Ângela, em São Paulo, assistiram no último sábado a pré-estréia do filme Didi, O Cupido Trapalhão. A película foi exibida para alunos do Espaço Criança Esperança e contou com a presença do humorista Renato Aragão. O espaço, fruto de parceria entre o Unicef, Rede Globo, governo do estado de São Paulo e a ONG Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha, visa a diminuir os altos índices de criminalidade da região. (Diário de S. Paulo, 23/6)

Escola Bolshoi do Brasil estréia na Europa

A Escola Coreográfica de Moscou foi criada em 1773, em um orfanato. Os primeiros alunos foram crianças carentes e servos, oferecendo oportunidade de ascensão social à camada mais pobre do povo russo da época. Dela surgiu a companhia de dança e, mais tarde, o Teatro Bolshoi. Em Joinville está instalada, desde 15 de março de 2000, a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi. Com mestres russos e brasileiros, a Escola está formando artistas de balé com mesmo rigor técnico e capacidade artística aplicados na Rússia. A Escola do Teatro Bolshoi é um instituto sem fins lucrativos mantido por empresas que investem no desenvolvimento por meio de projetos sócio-culturais. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é hoje a patrocinadora oficial da Escola no Brasil. (Jornal do Tocantins, 21/6)

Trabalho Infantil é debatido em encontro

Foi realizado nos dias 20 e 21, em Belém (PA), encontro envolvendo jornalistas, comunicadores e representantes do Unicef, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), do Movimento República de Emaús e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). O objetivo foi analisar a abordagem adotada pelos meios de comunicação para noticiarem o trabalho infantil e o trabalho infantil doméstico, procurando assim a qualificação da cobertura jornalística sobre o assunto. A iniciativa faz parte do projeto de Enfrentamento ao Trabalho Infantil Doméstico, desenvolvido pela Andi, em parceria com o Unicef, com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a Fundação Abrinq, com a Save The Children UK e com a Paphernon, organização suíça dedicada ao apoio de projetos na área social. (O Liberal, 21/6)

Área social recebeu R$ 3,2 milhões da CST

Para apresentar seu Balanço Social de 2002, a Companhia Siderúrgica de Tubarão fará esta semana uma solenidade para mostrar os projetos apoiados. A empresa investiu R$ 3,26 milhões em ações sociais. De acordo com a assessoria de imprensa, a CST adota uma política de comprometimento com o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. A companhia apóia iniciativas e projetos sociais prioritariamente nas áreas de educação e de capacitação profissional. Os projetos nos segmentos de saúde, emprego e geração de renda, além de meio ambiente, desenvolvimento urbano, segurança e cultura também recebem aporte de recursos da CST. ( A Gazeta- ES, 21/6)

Pelo social

Em parceria com o Unicef, a Rede Globo promove entre os próximos dias 25 e 27 o 1º Seminário Criança Esperança – Igualdade na Diversidade. O encontro acontece em Brasília e reúne especialistas, técnicos e representantes de organizações não-governamentais para discutir as conseqüências da desigualdade social no dia-a-dia de crianças e adolescentes brasileiros. Enquanto isso, a emissora prepara também a edição deste ano do show Criança Esperança. O programa vai ao ar em agosto e será realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. (Correio da Bahia, 21/6)

A cidadania empresarial

Em artigo, Miguel Krigsner, presidente d´O Boticário, fala da cidadania empresarial encarada de forma ampla pela empresa. Segundo Krigsner, muito se fala em responsabilidade social e ações sociais, entretanto, a cidadania empresarial, não raras vezes, fica esquecida. Para o presidente d´O Boticário, a responsabilidade social não é sinônimo, apenas, de execução e manutenção de projetos sociais e sim, de toda uma cadeia de ações que envolvem a condução dos negócios da empresa, tais como relações éticas, respeito ao meio ambiente e promoção do bem-estar social. (Gazeta Mercantil, Miguel Krigsner, 20/6)

Coluna Faça Parte

A American Express fechou parceria com o Unicef para arrecadar doações por meio do uso do serviço Débito Express. (O Estado de S. Paulo, 20/6)

Festa junina “”mingau quente”” agita Vale do Jari

O projeto Formação, da Fundação Orsa, realiza na próxima terça-feira (24/6) a festa junina Mingau Quente. A iniciativa integra as ações do Programa de Inclusão Social e Construção da Cidadania – PISCC, que atua em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura no bairro Vale do Jari, em Belém (PA). Tradições regionais, folclore, dança e culinária popular farão parte da festa. (O Liberal, 20/6)

Estado capacita professores

Lançado em Pernambuco na última quinta-feira, o programa Educação para o Futuro é uma parceria entre a Fundação Bradesco, a Secretaria de Educação e Cultura do estado e a Intel e tem por objetivo contribuir com a inclusão digital. A meta é capacitar 12 mil professores até o final deste ano para usar o computador na escola. Além de softwares Microsoft Office 2000 Professional, o programa inclui uso da internet, web design e software multimídia e conta com o apoio da Microsoft. (Diário de Pernambuco, 19/6) Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • American Express
  • Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST)
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Orsa
  • Ibmec Educacional S.A
  • Instituto Xerox
  • Intel
  • Microsoft
  • O Boticário
  • Petrobras
  • Rede Globo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional