Segunda-feira, 23 de setembro de 2002
Por: GIFE| Notícias| 23/09/2002Sara Lee, Alstom e o cafezinho social
O Café Pilão, marca controlada pelo grupo norte-americano Sara Lee, iniciou há seis meses a promoção Cafeteria Pilão. Uma loja itinerante, montada dentro de um caminhão, divulgou a bebida no interior de São Paulo e arrecadou 12 toneladas de alimentos doados por consumidores. Já a empresa francesa Alstom, fabricante de máquinas e equipamentos, inaugurou em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática, em São Paulo, o primeiro cybercafé que oferece, de forma gratuita, cursos de informática para pessoas de baixa renda. Serão oferecidas 54 vagas por trimestre. O próximo cybercafé será aberto em Itajubá (MG). (Revista Carta Capital, p. 54, 23/9)
Antena para o social ajusta imagem
Segundo o Instituto Ethos, 79% das empresas que atuam em projetos sociais se tornam mais conhecidas e adquirem uma imagem positiva diante do consumidor. O investimento no setor chegou, em 2000, a R$ 4,7 bilhões, de acordo com dados do Ipea. (Folha de S. Paulo, Coleção do Empreendedor, p. 7, 22/9)
Educação – A fabricante de peças para tratores, Hidral Torque, investe há mais de três anos em um instituto voltado para a formação de 120 crianças de zero a 8 anos. Para a comunidade são oferecidos, gratuitamente, cursos de alfabetização, informática, artesanato e técnicas de escritório. O faturamento anual da empresa é de R$ 35 milhões. (Folha de S. Paulo, Coleção do Empreendedor, p. 7, 22/9)
Primeiro emprego – A Schemco Indústria de Plástico apóia, desde 1997, instituições como a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, ela disponibiliza quatro vagas de seu quadro para o projeto Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabaho, desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo. A Schemco fatura R$ 4,5 milhões por ano. (Folha de S. Paulo, Coleção do Empreendedor, p. 7, 22/9)
Qualidade de vida – A editora Palavra Mágica, de Ribeirão Preto (SP), atua em projetos sociais desde sua criação em 1995. No ano passado, cerca de 100 mil pessoas foram beneficiadas pela empresa. Ela distribuiu cerca de 53 mil livros e 53 mil jogos educativos. A editora fatura por ano R$ 400 mil. (Folha de S. Paulo, Coleção do Empreendedor, p. 7, 22/9)
Unibanco doa R$ 90 mil ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) foi escolhido pelos funcionários do Unibanco para receber a doação de R$ 90 mil. A iniciativa faz parte do programa Conta Ativa, que destina recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades de entidades filantrópicas no Brasil. Segundo a direção do GACC, a doação será utilizada na ampliação dos serviços de saúde para os internos e para a construção de um prédio-anexo, onde funcionará um laboratório de ultra-sonografia para o atendimento de pacientes com câncer credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Correio da Bahia, Aqui Salvador, p. 4, 20/9)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: