Segunda-feira, 24 de março de 2003

Por: GIFE| Notícias| 24/03/2003

Recepção Cidadã

Mais de 2 mil novos alunos ingressam hoje na Universidade de Brasília (UnB). O trote é, tradicionalmente, a forma de marcar essa mudança e dar boas-vindas aos calouros. O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB vem estimulando a prática do trote relacionado à solidariedade. Além do tradicional concurso que premia a unidade acadêmica que realiza o melhor trote, o DAC pretende inscrever a universidade no programa Trote da Cidadania. A iniciativa da Fundação Educar DPaschoal, em parceria com o Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário e o site Neurônio, estimula a solidariedade entre universitários. Algumas sugestões de trotes podem ser conferidas no endereço na Internet www.trotedacidadania.com.br. (Correio Braziliense, 24/3)

Tom do Pantanal

Foi lançado oficialmente no dia 19 de março, em Brasília (DF), o projeto Tom do Pantanal, parceria da Fundação Roberto Marinho com Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antônio Carlos Jobim. Escolas de ensino fundamental da rede pública de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Tocantins, Amazonas e Paraná receberão um kit educativo a ser utilizado em sala de aula, buscando promover a educação musical e ambiental, especialmente sobre a região pantaneira. Inicialmente, 800 escolas serão beneficiadas, atendendo a 400 mil alunos. Mais informações: www.frm.org.br. (O Povo-CE, 24/3)

Empresa lança hoje programa para fortalecimento de conselhos tutelares

O Instituto Amazônia Celular Para o Desenvolvimento Social (IAC) apresenta nesta tarde, em Belém, o Programa Pró-Conselho. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Roraima e Amapá. (O Liberal, 24/3)

Universidade Solidária faz parceria para operar na web

A ONG Universidade Solidário firma, nesta tarde, parceria com a Agência Estado para garantir a infra-estrutura de operação do site da entidade e permitir o desenvolvimento de novos recursos de navegação na rede. “”Estamos criando comunidades e, no caso da UniSol, trata-se de milhares de universitários unidos pela solidariedade e o compromisso de melhorar o Brasil, que podem assim se mobilizar de forma mais rápida, com melhores resultados””, afirma o diretor da Agência Estado, Rodrigo Mesquita. (O Liberal, 24/3)

Empresa e comunidade

A Telemig Celular é a representante mineira no projeto Fortalecendo as Relações Empresas-Comunidade: O Papel de Voluntários Promovendo Cidadania Corporativa, uma pesquisa implementada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas – PDNU e pela New Academy of Business – NAB, com o objetivo de identificar as tendências atuais de relação empresa-comunidade e da cidadania corporativa em sete países do hemisfério sul. No Brasil, o projeto é apoiado pelo Instituto Ethos. Em Minas, o programa Pró-Conselho, desenvolvido pelo Instituto Telemig Celular e modelo no país inteiro, é um dos projetos pesquisados. Ana Borges, Gerente de Projetos do Instituto Telemig Celular, representará a companhia no lançamento da pesquisa, que acontece hoje, no Auditório Serasa, em São Paulo. (Hoje em Dia, 23/3)

Projeto implanta dez telessalas

O Instituto Unibanco, a Fundação Roberto Marinho e o movimento Viva Rio estão oferecendo a 299 jovens, distribuídos em 10 telessalas, a oportunidade de voltar a estudar e concluir o ensino fundamental. Ao final dos 10 meses de estudos, os estudantes receberão certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O custo total do curso é de R$ 240 mil, que sairão do instituto. (O Globo, Jorge Eduardo, 22/3)

Dentistas cuidam de sorrisos

O programa Adotei um Sorriso, desenvolvido em parceria pela Fundação Abrinq e Instituto Ayrton Senna, se propôs a criar um elo entre profissionais que desejam atender voluntariamente a crianças e adolescentes de família de baixa renda, bem como desenvolver ações em organizações sociais de atendimento. O Adotei um Sorriso foi criado em 1996, tendo os dentistas como pioneiros e fundadores. No primeiro ano, 15 desses profissionais assumiram o compromisso de “”adotar”” o tratamento odontológico de uma criança até que ela atingisse a idade adulta. A atuação do dentista acontece no próprio consultório do profissional. Realizada a inserção, o programa ou a organização social encaminha uma criança ou adolescente para atendimento. A adesão como voluntário garante a inclusão na rede do programa Adotei um Sorriso e o contato com outros profissionais da mesma categoria, por meio de encontros, organizados para a troca de experiências. Em Cuiabá a instituição cadastrada pela Fundação e o Instituto para participar do programa é a Associação Filantrópica São Judas Tadeu, que abriga meninos carentes. (A Gazeta-MT, 22/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Agência Estado
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Educar DPaschoal
  • Fundação Roberto Marinho
  • Furnas Centrais Elétricas
  • Instituto Amazônia Celular Para o Desenvolvimento Social
  • Instituto Antônio Carlos Jobim
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Telemig Celular
  • Instituto Unibanco

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional