Segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2003

Projeto beneficia três mil estudantes

Ao lado do governador da Bahia Paulo Souto, o presidente das Operações da Ford Motor Company na América do Sul e Brasil, Antonio Maciel Neto, lançou, na última quinta-feira (20/11), o projeto Ford nas Escolas. A iniciativa irá beneficiar três escolas públicas dos municípios baianos de Camaçari, Dias D′ Ávila e Salvador, num total de 3,3 mil alunos. O projeto, que integra as ações do programa de responsabilidade social da companhia, levará o trabalho voluntário dos empregados do Complexo Industrial Ford Nordeste para dentro das escolas. As instituições serão beneficiadas com ampliação de instalações físicas e construção de áreas de lazer para os alunos. Segundo Paulo Souto, a iniciativa é um exemplo de atuação empresarial na área social. “”Se cada um fizer uma pequena parte, o problema social, que é grande, se tornará menor””, disse o governador. (Correio da Bahia, 24/11)

Uma causa nobre

Empenhada na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, a rainha Sílvia, da Suécia, esteve na última semana no Brasil. A soberana é criadora da World Childhood Foundation (WCF), entidade espalhada em 13 países cuja atuação se dá no apoio técnico e financeiro de projetos de combate à exploração sexual infanto-juvenil. Durante sua estadia no país, a rainha visitou, em Porto Alegre, projetos sociais apoiados pela WCF. Segundo Sílvia, apesar do pouco tempo de atuação, há um grande orgulho pelos resultados obtidos com as iniciativas. Atualmente, 19 projetos, de 14 estados brasileiros, contam com o apoio da World Childhood Foundation (WCF). (Revista IstoÉ, 24/11)

A volta da ONG de Lula

Um ano depois de seu criador ter sido eleito presidente, o Instituto Cidadania voltou a funcionar. A ONG, criada por Luiz Inácio Lula da Silva nos anos 90, começou uma megapesquisa, com 3,5 mil entrevistas, para descobrir o perfil do jovem brasileiro. A intenção é entregar ao governo um plano de ação nos moldes do projeto Fome Zero. A pesquisa sobre a juventude está sendo apoiada pelas fundações ligadas à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, à Vale do Rio Doce e à Usiminas. (Revista Época, 24/11)

Campanha arrecada donativos para o Vale do Jequitinhonha

A Teksid do Brasil – fundição do Grupo Fiat – promoveu, no último fim de semana, uma campanha de arrecadação de donativos para o Vale do Jequitinhonha, região mineira listada entre as mais pobres do país. O projeto, cujo objetivo é busca minimizar o sofrimento das populações da localidade, está em sua quarta edição. Nas últimas três campanhas, a Teksid arrecadou 200 toneladas de mantimentos e este ano pretende aumentar esse número com a participação de todas as empresas do Grupo Fiat, sediadas no Prédio Piemente, em Nova Lima (MG). (Hoje em Dia -MG, 24/11)

Talentos maduros

O Banco Real promove amanhã (25/11), no Palácio das Artes, em Minas Gerais, a cerimônia de premiação do concurso Talentos da Maturidade. O concurso é uma das maiores iniciativas da empresa na área de cultura e cidadania empresarial. Em sua quinta edição, o Talentos da Maturidade teve 16,5 mil trabalhos inscritos, nas categorias de Artes Plásticas, Música Vocal, Programas Exemplares e Monografia. Serão premiados os cinco melhores trabalhos de cada categoria e cada um receberá, além de troféu, um prêmio de R$ 7 mil. Os vencedores ainda são mantidos em sigilo, mas os mineiros tiveram grande destaque, com cinco premiados. (Hoje em Dia -MG, 24/11)

Tecnologias sociais

O secretário de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República, Luís Gushiken, entusiasmou-se com a experiência da Fundação Banco do Brasil de apoiar tecnologias sociais que estão dando respostas a problemas sociais e econômicos no país. Gushiken prometeu apresentar o projeto da Fundação BB ao presidente Lula. O compromisso foi assumido durante a solenidade de entrega do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, realizada no último dia 19. (O Estado do Maranhão, 24/11)

Bradesco lança mutirão digital

A Fundação Bradesco realizou, no último domingo (22/11), um gigantesco mutirão contra a exclusão digital. O trabalho tem como objetivo beneficiar moradores de 37 cidades nos 27 Estados onde a ONG mantém escolas. Nas oficinas, crianças, jovens e idosos tiveram a oportunidade de navegar na internet, aprender a pagar contas e consultar serviços públicos. Os participantes receberam, ainda, noções básicas de informática, como Windows, planilha de cálculos e gerenciamento de arquivos. A campanha será repetida no próximo dia 29. Segundo a Fundação Bradesco, a meta é atender mais de 30 mil pessoas. (Revista IstoÉ Dinheiro ; Folha de S. Paulo; Jornal do Brasil, 24/11)

Arte nas escolas

Tarsila do Amaral e Sebastião Salgado estão entre os profissionais que tiveram seus trabalhos reproduzidos no projeto Arte Br. O material, confeccionado pelo Instituto Arte na Escola (ligado à Fundação Iochpe), será distribuído para colégios, centros culturais e bibliotecas espalhados por diversos estados brasileiros. Além da iniciativa, a ONG doará a museus 26 obras originais, entre quadros, esculturas e fotografias, feitas por artistas como Siron Franco, Jac Leirner e Vik Muniz. (Revista IstoÉ Dinheiro, 24/11)

Reciclagem cinco estrelas

Os funcionários do Grupo Bunge (dono de marcas como Sol e Primor) estão colhendo os frutos do trabalho voluntário, iniciado há 12 meses. No período, o grupo implementou ações em benefício de quatro mil crianças e adolescentes de 10 cidades do eixo Sul-Sudeste. Entre as atividades desenvolvidas com o intuito de melhorar a auto-estima de jovens de baixa renda está a instalação de hortas comunitárias, centros de leitura e promoção de torneios esportivos. (Revista IstoÉ Dinheiro, 24/11)

Cultura Afro-brasileira

Com o objetivo de encurtar a distância entre África e Brasil, intelectuais afrodescendentes criaram o Instituto Cultural Baobá (ICB). A entidade pretende ser uma referência no segmento cultural. Seu primeiro trabalho será a instalação do Memorial Afro e Afro-Brasileiro, em São Paulo, com pinturas, esculturas e gravuras feitas por brasileiros e africanos. O ICB também planeja montar o primeiro canal de TV com programação totalmente dirigida à comunidade negra. (Revista IstoÉ Dinheiro, 24/11)

Tartaruga na rede

Antes disponível somente nos locais onde a ONG atua e nos quiosques montados em centros comerciais, os produtos com a grife do Projeto Tamar já podem ser adquiridos via internet. A ação será possível por meio da parceria entre a entidade com luta pela preservação das tartarugas marinhas e a Miracula, empresa especializada em comércio eletrônico. As camisetas, bonés e tartarugas de pelúcia podem ser encontrados no endereço eletrônico www.projetotamar.org.br. (Revista IstoÉ Dinheiro, 24/11)

Ação Social

As estatísticas não deixam dúvida: o desemprego é uma das mais graves questões no campo social. Por isso, o Instituto CSU – ligado à CardSystem, administradora de cartões de crédito – decidiu investir na qualificação de jovens pobres maiores de 16 anos. A série de cursos gratuitos, ministrados na sede da ONG, em São Paulo, foi aberta com aulas de informática. (Revista IstoÉ Dinheiro, 24/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Real
  • CardSystem
  • Ford Motor Company
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Iochpe
  • Grupo Bunge
  • Grupo Fiat
  • Instituto Arte na Escola
  • Instituto Cidadania
  • Instituto CSU
  • Instituto Cultural Baobá
  • Teksid do Brasil
  • World Childhood Foundation
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