Segunda-feira, 25 de junho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2001

Mc Curso Feliz

O crescimento das franquias no mundo dos negócios tem começado a produzir resultados na área social. A Fundação Iochpe acaba de lançar o conceito de franquia social. Animada com os resultados do Projeto Formare, que capacitou 500 jovens em cursos profissionalizantes, a fundação criou o Programa Franquia Social. A iniciativa oferece pacotes de assistência técnica e assessoria para a instalação, em empresas, de escolas profissionalizantes para jovens pobres que estudam e moram nas proximidades dos grupos empresariais. Não é necessário pertencer ao grupo Iochpe-Maxion para entrar no programa. A empresa interessada paga uma taxa de R$ 70 mil, na assinatura do contrato, para montar uma turma de, no máximo, 20 alunos. Os cursos são escolhidos de acordo com o ramo de atividade de cada grupo, duram um ano e os diplomas são reconhecidos pelo MEC. Após a primeira turma, a taxa de R$ 70 mil é paga pelo franqueado a cada novo grupo. O projeto conquistou empresas como a Gradiente, a fabricante de tratores AGCO e a indústria de faróis e lanternas para carros Arteb. (IstoÉ, p. 50, 27/6 – Greice Rodrigues)

Qualidade na educação infantil

O Prêmio Qualidade na Educação Infantil, promovido pela Fundação Orsa e pelo Ministério da Educação, está com as inscrições abertas até o dia 29/6. Destinado a professores de educação infantil da rede pública, o prêmio tem como objetivo valorizar projetos desenvolvidos com crianças de zero a seis anos. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão estadual e depois pela Comissão Julgadora Nacional. Os resultados serão definidos até o dia 24/8. Serão selecionados 27 trabalhos e seus autores receberão R$ 3 mil, diploma e um kit de material para desenvolvimento de atividades com crianças. (Gazeta Mercantil, p. DF 5, 25/6)

Papel social 1

A Fundação Estudar divulgará nesta semana a lista de bolsistas que terão a formação financiada pela entidade. Os futuros beneficiados são candidatos aprovados nas principais escolas de MBA e graduação em administração de empresas do Brasil e do exterior. Criada há dez anos pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, a Estudar já atendeu 200 estudantes, com o equivalente a US$ 3,2 milhões em bolsas. Os três participam da seleção, entrevistando os candidatos. (Folha de S. Paulo, p. B2, 24/6)

Desde cedo

O Pão de Açúcar investiu R$ 300 mil na reformulação de seu projeto que usa material pedagógico para que crianças exercitem direitos e responsabilidades de consumo. (Folha de S. Paulo, p. B2, 24/6)

Consciência

Em quatro anos de operação, a fábrica de motores da Volkswagen, em São Carlos-SP, contabiliza 11 mil horas de treinamento ambiental. O programa para os funcionários inclui palestras sobre gestão ambiental e aulas do tema ecologia. (Folha de S. Paulo, p. B2, 23/6)

Projeto no Rio de Janeiro muda face da Mangueira

O Projeto CAMP Mangueira, patrocinado pe la Xerox, iniciou um trabalho na comunidade da Mangueira em 1987 e se tornou fator decisivo na redução dos índices de atos infracionais praticados por crianças e adolescentes no local. A cada ano, mais de mil meninos e meninas com idades entre oito e 18 anos participam das atividades esportivas da Vila Olímpica da Mangueira. Além de despertar novos valores e desenvolver conceitos básicos de cidadania entre os jovens, o esporte funciona como um instrumento para incentivar a freqüência nas aulas, já que é condição exigida para ingressar no projeto. Além de financiar todos os custos envolvidos na prática de esportes, o projeto prepara os adolescentes, por meio de um treinamento intensivo (com aulas de português, matemática, relações humanas, telemarketing, técnicas comerciais, iniciação ao trabalho, orientação sexual e informática), para que possam ser recomendados como estagiários a mais de 200 empresas interessadas. O objetivo é educar pelo trabalho. A Mangueira possui hoje o maior índice de alfabetização do Rio; a maior taxa de freqüência escolar, de 95%; a menor evasão e a melhor taxa de aproveitamento, afirma José Pinto Monteiro, responsável pelo projeto na Xerox. (Gazeta Mercantil-PR, p. 6, 22/6 – Alberto Senna)

Questão social está entre prioridades dos empresários

O Fórum dos Líderes Empresariais Gazeta Mercantil criou há quase dois anos o Banco de Dados de Projetos Sociais, com o intuito de avaliar o grau de consciência do empresariado em relação aos problemas sociais. O Fórum recebeu quase 50 projetos de empresas que realizam ações em seus respectivos estados. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) iniciou, com o apoio do Fórum, uma pesquisa nacional para apurar se os empresários estão ocupados com a questão, comprovando que grande parte deles cumpre com a responsabilidade social. (Gazeta do Nordeste, p. 4, 21/6)

Teleacre Brasil Telecom e Missão Criança beneficiam 100 crianças em Xapuri

As famílias de cerca de 100 crianças de Xapuri-AC receberão uma ajuda mensal para manter os filhos na escola que virá do programa Bolsa-Escola Cidadã. Os recursos já estão garantidos e começaram a ser repassados para a ONG Missão Criança, por meio de parceria firmada com a Teleacre Brasil Telecom. Também estão envolvidos no projeto a Prefeitura de Xapuri e o Centro de Trabalhadores da Amazônia (CTA). O convênio firmado entre os envolvidos no projeto é de R$ 90.600 e terá validade de um ano. A Brasil Telecom apoia os mesmos projetos nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás. (A Gazeta-AC, p. C2-9, 23/6 – Lilian Orfanó)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • AGCO
  • Arteb
  • Fundação Estudar
  • Fundação Iochpe
  • Fundação Orsa
  • Gazeta Mercantil
  • Gradiente
  • Pão de Açúcar
  • Teleacre Brasil Telecom
  • Volkswagen
  • Xerox
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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