Segunda-feira, 25 de março de 2002

Por: GIFE| Notícias| 25/03/2002

Chefe de cozinha serve de exemplo de vida a alunos de escola pública

A Escola Municipal Nações Unidas, no Rio de Janeiro, foi a sétima a receber um pólo do projeto Educando o Cidadão do Futuro, uma iniciativa dos jornais O Globo e Extra e da Telemar. Os alunos assistiram, no dia 21/3, a uma entrevista do ator Tonico Pereira com o chefe de cozinha José Bento de Freitas. Com eventos como esse, o projeto pretende incentivar os jovens a praticarem o exercício da cidadania, usando, para isso, exemplos de vida. Freitas foi à escola para servir de exemplo para os 550 alunos. Natural de São Miguel do Itaipu-PB, ele passou de um menino pobre a um conceituado chefe de cozinha. (O Globo, p. 15, 22/3)

ArtEducação busca educar crianças e adolescentes

Cinco mil crianças e adolescentes do interior de Minas Gerais, que estão matriculadas em escolas municipais, serão beneficiadas com o programa Tim ArtEducação. O projeto é uma iniciativa da Tim Brasil e busca educar por meio da arte. Este ano investirá R$ 650 mil, que tem como objetivo oferecer oficinas de dança, arte-terapia, musicalização, fantoches, papel reciclado, capoeira, coral, teatro, desenho, hip hop, leitura, contadores de histórias, banda e teatro. As crianças receberão ainda acompanhamento psicol ógico. Segundo o coordenador geral do Tim ArtEducação, Marcelo Andrade, o acesso da criança à cultura traz melhorias não só para o desempenho escolar mas também para os índices de evasão no ensino. (Estado de Minas, Cultura, p. 4, 22/3 – Alexandre Vaz)

Centro de Educação Ambiental é inaugurado no Recife

O Unibanco e a Secretaria Estadual de Ciência e Meio Ambiente de Pernambuco inauguraram um Centro de Educação Ambiental (CEA), no Recife. Dotada de infra-estrutura pedagógica, a unidade busca estimular o aprendizado e a conscientização ecológica, de estudantes da rede pública de ensino. Em todo país, já estão funcionando 62 centros, ocupam uma área de 40 metros quadrados, contam com material didático e equipamento multimídia e recebem em média 100 mil visitantes por ano. (Folha de Pernambuco, Programa, p-2; Gazeta do Nordeste, Opinião, p-2; Jornal do Commercio-PE, Cidades, p-6; Diário de Pernambuco, Vida Urbana, p-C2 – 22/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Extra
  • Globo
  • Telemar
  • Tim Brasil
  • Unibanco
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional