Segunda-feira, 26 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 26/05/2003

Biblioteca Braille inaugura sala de informática para deficiente visual

A IBM Brasil e o Centro Cultural São Paulo inauguraram na semana passada o projeto Abrindo os Olhos, voltado para a inclusão digital e social de deficientes visuais. Foi criada uma sala de informática na Biblioteca Braille do Centro Cultural, com computadores doados pela IBM. Ao todo foram 17 micros com acesso à internet, um servidor, uma impressora que ajudará na produção dos livros em braille e um software que permite à pessoa com deficiência visual navegar na web. Também foram feitas melhorias nos equipamentos de editoração da biblioteca. (O Estado de S. Paulo, Cibele Gandolpho, 26/5)

Seminário vai discutir políticas e ações

Acontece nos dias 29 e 30 de maio o II Seminário Nacional Responsabilidade Social Empresarial – Raio X da Cidadania. O objetivo é informar e despertar o interesse do empresário para políticas e ações que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e científico da sociedade. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. (Diário do Nordeste, 26/5)

Um projeto social em Sauípe

A Sauípe S/A, administradora da Costa do Sauípe (BA), vai lançar no final do mês, em Brasília (DF), um projeto de inclusão social na Bahia. Ao todo, a iniciativa irá beneficiar 6,5 mil habitantes com um programa de 22 projetos para desenvolvimento econômico da população. O Programa Turístico Integrado e Sustentável consumirá R$ 2,4 milhões em investimentos. O projeto conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil , da Prefeitura de Mata de São João (BA) e companhias de tecnologia como SAS, EMC e SondaImarés. (Gazeta Mercantil, 26/5)

Akatu prepara ampla pesquisa sobre atuação das empresas no social

O Instituto Akatu, com sede em São Paulo, apresentará em novembro um quadro demonstrativo sobre o estágio atual de conceitos e de práticas de responsabilidade social nas empresas. Ao todo serão avaliadas as ações de 520 organizações dos mais diversos segmentos. (Gazeta Mercantil, 26/5; Jornal do Commercio-PE, 24/5)

Turbinada

A Fundação Banco do Brasil vai investir mais de R$ 20,5 milhões na ampliação de seus programas BB Educar, AABB Comunidade e Escola Campeã. (Folha de S. Paulo, 24/5)

Testes começaram em Capitão Gervásio

A Companhia Vale do Rio Doce revelou na última sexta-feira (23/5) que foram feitas duas escavações no município de Capitão Gervásio, no Piauí, e que se comprovou a presença do níquel na região. Na solenidade de assinatura do termo de compromisso para as escavações, a direção da empresa informou que irá investir no Programa Fome Zero. A iniciativa pretende alfabetizar adultos, além de implantar projetos de capacitação de pessoas na região. (Jornal O Dia-PI, 24/5)

Vila Princesa ganha escola comunitária

A construção de uma escola na Vila Princesa, em Porto Velho (RO), beneficiará cerca de 260 crianças que moram no local. O centro de ensino está em fase de acabamento e os recursos para a conclusão das obras ainda estão sendo captados. A educação das crianças da Vila faz parte do programa de responsabilidade social da Unimed Rondônia. A parceria entre a Igreja Batista do Porto, Unimed e a ONG Jovem Com Uma Missão (Jocom) oferece alfabetização e ensino fundamental de 1ª à 4ª série às crianças da comunidade. (Diário da Amazônia-RO, 24/5)

Acesso Total vai enfocar portadores de deficiência

O SBT estreou no último sábado (24/5) o primeiro programa de inclusão social do país, o Acesso Total. A iniciativa é uma parceria entre o SBT e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que há seis anos promovem o programa Teleton. O objetivo do projeto é explicar as causas da deficiência física e como se portar diante de uma pessoa nessa situação. (Estado de Minas, 24/5)

Gestores definem ações sociais neste sábado

Foi formado no último sábado (24/5) o Fórum dos Órgãos Federais no Tocantins, que tem como objetivo implantar e gerenciar projetos sociais no estado. A proposta inicial é trabalhar as políticas sociais do Governo Federal, como o Programa Fome Zero. Cada órgão ou entidade envolvida se responsabilizará por determinada ação e, posteriormente, o Fórum vai envolver a participação de todos setores da sociedade. A Eletronorte está à frente da organização do encontro. O objetivo da empresa é proporcionar condições para geração de renda e melhor qualidade de vida à população. A instituição informou que duas escolas agrícolas podem ser implantadas no estado: uma em Miracema, no povoado Serra da Lapa, e outra em Rio Sono. (Jornal do Tocantins, 24/5)

Mico-leão ganha um novo projeto de preservação

Foi lançado no sábado (24/5), na fazenda Boa Esperança, Rio de Janeiro (RJ), o projeto Corredores de Mata Atlântica, que pretende interligar cinco mil hectares de florestas. A região é uma reserva biológica onde vivem cerca de mil micos-leões. Já foram lançados oito dos 20 corredores que são coordenados pela Associação Mico-Leão Dourado. A iniciativa conta com apoio da Fundação Roberto Marinho, da ONG WWF e do Ibama. (O Globo, 24/5)

Trabalho em favelas vai ser ampliado

O Governo Federal vai estender a outros estados o Espaço Criança Esperança, que atua nas favelas Pavão-pavãozinho e no Complexo Cantagalo, no Rio de Janeiro. O projeto leva esporte e cultura a essas comunidades e foi visitado na última sexta-feira (23/5) pelo secretário nacional de Segurança Pública, Luís Eduardo Soares. As ações de segurança comunitária realizadas pelo Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE) ajudou a reduzir a criminalidade e também será copiado em outras favelas do Rio. (Jornal do Brasil, 24/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Eletronorte
  • EMC
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Roberto Marinho
  • IBM BrasilInstituto Akatu
  • Instituto CDL
  • SAS
  • Sauípe S/A
  • SBT
  • SondaImarés
  • Unimed Rondônia
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional