Segunda-feira, 26 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 26/03/2001

Economia conduz educação pernambucana

O Governo de Pernambuco está iniciando a execução do Plano de Ação 2001/2002 da Secretaria de Educação, que é norteado por princípios econômicos. Estudos do Banco Mundial (Bird) realizados ao longo de 97 em 43 países mostram que cada ano a mais na escolaridade média da população corresponde um crescimento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O objetivo do programa é atacar um dos principais gargalos do desenvolvimento: a má qualidade da escola pública. Os investimentos terão a participação de um comitê de empresas, fato inédito na história do estado.

(Gazeta Mercantil, Gazeta do Nordeste, p-3, 26/03/01)

Empresas exploram trabalho de catadores

Nos aterros em que são despejadas três toneladas de lixo por dia no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, os catadores disputam os restos de papel e plástico. Entre eles estão adolescentes, vítimas da exploração do negócio milionário e lucrativo do reaproveitamento de embalagens na reciclagem do lixo no Recife. O lucro, no entanto, não melhora a vida miserável dos trabalhadores. O negócio do lixo na região atrai cada vez mais empresas do setor, que investem em projetos junto às escolas e comunidades para coletar matérias-primas.

(Jornal do Commercio-PE, p. 2 e 3, 25/3 – Ricardo Novelino)

Ermírio assiste à montagem O Cidadão de Papel

O presidente do Grupo Votorantin, Antônio Ermírio de Moraes, assistiu, em Salvador, à estréia da peça de sua autoria, S.O.S. Brasil, e aproveitou para conferir a montagem O Cidadão de Papel. O espetáculo baiano, baseado no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein, é resultado de um projeto apoiado pela Companhia Brasileira de Alumínio, do empresário, e realizado pela Cipó – Comunicação Interativa em parceria com o curso Todo Mundo Faz Teatro.

(A Tarde-BA, Local, p. 3, 24/3 – Tânia Eremkin)

Prêmio Ethos de Jornalismo

Estarão abertas a partir do dia 28/3 as inscrições para o Prêmio Ethos de Jornalismo para os temas: Valores e Transparência, Público Interno, Consumidor, Meio Ambiente, Fornecedores, Comunidade, Governo e Sociedade. Podem se inscrever jornalistas profissionais que tenham veiculado matérias de 1/09/00 a 20/6/01.

(Correio Braziliense, Guia de Terça, p.4, 27/3)

Ecologia à venda – estão levando a nossa natureza!

Mais de 15 importadores e distribuidores europeus vêm ao Brasil a partir deste mês para fechar negócios ecológicos. As visitas são resultado da participação brasileira na Biofach, a maior feira mundial de produtos naturais, realizada no mês passado na Alemanha. O Brasil participou da feira com dois estandes. Um foi bancado pela A2R e o outro foi organizado pelo Banco do Brasil e pelo Instituto Biodinâmico, entidade certificadora de produtos, de Botucatu (SP). Duas das 25 empresas brasileiras que estavam na feira fecharam negócios de US$ 16,5 milhões. Uma delas é a Companhia Albertina, de Sertãozinho (SP), que deverá exportar açúcar orgânico no valor de 5 milhões de dólares até junho de 2002. Outras empresas com chance de fechar bons negócios são a Organic Connection e a Montecitrus.

(Exame, 26/3, Salvador P. Baruja)

Novas faces da filantropia

A filantropia nasceu, como a conhecemos hoje, no final do século XIX. Desde então, muitas formas de ajuda ao próximo começaram a permear as nações e as sociedades. No Brasil, podemos destacar os hospitais étnicos, as Santas Casas de Misericórdia e as escolas ligadas às Igrejas. Mas, fundamentalmente, a saúde era o foco. Com o passar dos anos, as ações sociais foram entrando em novas áreas, principalmente a da infância e da juventude. Mais recentemente, a filantropia tomou rotas inovadoras, que mostram um novo mundo de esperança e um repensar estratégico. Dar esmola ou pôr a mão no bolso começou a dar passagem para o fazer acontecer, o pôr a mão na massa. Exatamente como prega a campanha do Ano Internacional do Voluntariado da ONU. Jovens estão agindo em grupo contra a evasão escolar, a favor de trotes cidadãos e muitos outros movimentos de construção social responsável. É uma nova forma de fazer filantropia, que não nega as anteriores. Ao contrário, agrega e amplia o escopo da ação de doar. Dá à filantropia uma nova dimensão, pois retira o caráter monetarista do ato e lhe dá um conteúdo voluntário e social.
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Mudança de hábito: Empresas mudam seus hábitos para atender a novas demandas do consumidor, mais atento às posturas éticas e descobrem uma nova forma de também se ajudarem. A responsabilidade social entra na agenda dos presidentes e na estratégia de Recursos Humanos. Também o marketing reconhece o poder de uma imagem séria e cidadã como alavanca de proteção e fidelidade. As novas faces da filantropia, agora chamadas de responsabilidade social e cidadania ativa, são uma revolução de valores extremamente saudáveis para a sociedade e para a nação.

(O Globo, Opinião, 26/3, Luís Norberto Pascoal)

Prédios doados ao estado beneficiarão 14 mil alunos

O governo da Bahia vai recuperar dois prédios doados pela Brasilgás e pela Petrobrás e transformá-los em modernas escolas. As novas unidades vão beneficiar mais de 14 mil alunos da rede estadual de ensino de Salvador. O ano letivo começa em abril no colégio da Avenida Sete de Setembro, com capacidade para 3.500 estudantes. O edifício da Cidade Baixa ficará pronto no início de 2002.

(Correio da Bahia, Aqui Salvador, p. 3, 26/3)

ACMD e Fundação Peirópolis iniciam parceria

A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e a Fundação Peirópolis deram o pontapé inicial para um projeto que pretende mudar a cidade de Santos, a primeira escolhida para a implantação do Projeto Semear, que objetiva formular e implementar em diversas regiões do país atividades centradas na proposta de educação em valores humanos e direcionadas para a construção de uma cultura de paz, que culminou da aproximação com a Unesco por meio de outros projetos. A parceria foi firmada durante encontro que reuniu diversos setores da sociedade civil de Santos, entre eles as secretarias municipal e de estado de educação, conselhos municipais, professores da rede pública e particular, sindicatos, centros de voluntariados, grupos de voluntários e empresários. Mais de 50 pessoas participaram da apresentação do Projeto Semear no almoço oferecido pelo McDonald´s, empresa associada à ACMD. A Fundação Peirópolis atua em área voltada para educação em valores humanos.

(Boletim ACMD)

Instituto Synergos e GIFE promovem seminário

No dia 28/3, no Hotel Sofitel Rio Palace – RJ, acontecerá a edição brasileira do University for a Night, seminário de capacitação de atores sociais. Evento que objetiva o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o terceiro setor, o encontro será promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e pelo Instituto Synergos – organização internacional dedicada a apoiar a criação e o fortalecimento de soluções de combate à pobreza em economia emergentes. O evento terá início com a plenária Estratégias para a profissionalização e sistematização do investimento social privado, conduzida por Peggy Dulany, presidente do Synergos, e por Marcos Kisil, presidente do GIFE.

(redeGIFE, p. 1, 26/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • ACMD
  • A2R
  • Banco do Brasil
  • Brasilgás
  • Companhia Albertina
  • Fundação Oswaldo Cruz
  • Fundação Peirópolis
  • GIFE
  • Hotel Sofitel
  • Instituto Biodinâmico
  • Instituto Synergos
  • McDonald‘s
  • Montecitrus
  • Organic Conection
  • Petrobrás
  • Unesco
  • Votorantin
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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