Segunda-feira, 29 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 29/04/2002

Xadrez é ferramenta para educação inclusiva em cidade de SC

Os alunos de uma escola pública em Palhoça (SC) estão utilizando o jogo de xadrez para ajudar na educação inclusiva. Nas aulas de educação física, as crianças estão jogando xadrez com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, que têm dificuldades em praticar outros esportes. A iniciativa tem o apoio do Instituto Guga Kuerten, que financiou um tabuleiro gigante (para xadrez humano) e o material didático necessário. (Programa de Rádio Escola Brasil, nº 1.141, 26/4)

Chega ao Brasil ONG de combate à miséria

Após mais de dois anos estudando a realidade brasileira, a Care – organização sem fins lucrativos de combate à pobreza – oficializa sua entrada no país. Presente em mais de 60 países, a ONG é uma das maiores do mundo nas áreas de desenvolvimento sustentável e situações de emergência. O lançamento oficial da Care Brasil acontece hoje em São Paulo, durante reunião com empresários. Amanhã, representantes da entidade serão recebidos em Brasília pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Criada há 55 anos, a ONG funciona como uma federação, composta por 11 países membros e sede em Bruxelas (Bélgica). No ano passado, a organização atendeu a 27 milhões de pessoas. Os colaboradores são indivíduos, empresas, governos e organizações internacionais como a ONU, União Européia e Banco Mundial. No Brasil, a Care aposta principalmente nas empresas como principais parceiras. (Valor Econômico, p. A4, An a Cláudia Landi; Revista IstoÉ, p. 40 – 29/4)

Bonita por dentro e por fora

A Natura é a maior empresa de cosméticos do país e conta com mais de três mil colaboradores. A preocupação com o bem estar dos funcionários é evidente. Para eles, foi concebida uma alameda de serviços onde ficam o restaurante, banco, creche (com 120 vagas para crianças de até quatro anos) e lojas de conveniência. Há também dois auditórios e salas de reunião e treinamento. A Natura é também referência no setor empresarial por seus projetos sociais que beneficiam milhares de crianças e adolescentes. O programa Crer para Ver, desenvolvido desde 1995 em parceria com a Fundação Abrinq, tem como público-alvo alunos e professores de escolas públicas, até a 8ª série do ensino fundamental de todo o Brasil. Há ainda, o Programa de Promoção do Voluntariado, entre outros. (O Estado de S. Paulo, p. F6, 28/4)

Faça parte

O laboratório Roche promoveu, sábado, no auditório da AACD, a primeira palestra do Projeto Crescendo Juntos, criado para orientar entidades do terceiro setor de como entrar em contato com a iniciativa privada e demonstrar a viabilidade dos projetos. (O Estado de S. Paulo, p. D6, 27/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq
  • Instituto Guga Kuerten
  • Laboratório Roche
  • Natura
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional