Segunda-feira, 29 de julho de 2002

Por: GIFE| Notícias| 29/07/2002

Mundo dominado

Em entrevista, a economista inglesa, Noreena Hertz, 34, levanta a problemática da responsabilidade social de empresas privadas. Segundo ela, num primeiro momento, o investimento de grande corporações em setores com a educação e a saúde é positivo. “”A questão é: que preço vamos pagar por isso?””, polemiza. Ela lembra de um acontecimento “”ridículo”” em que um aluno que foi suspenso de sua escola, na Geórgia (estado sede da Coca-Cola), por usar uma camisa da Pepsi. Noreena também defende que a responsabilidade social objetiva gerar rentabilidade e marketing. “”As companhias têm que maximizar o retorno para seus acionistas. Se há possibilidade de aumentar os lucros fazendo o bem, elas o fazem. Na maioria das vezes elas ganham em coisas intangíveis, como na imagem e na reputação””, diz.(Revista Época, p. 13-17, 29/7)

Maratona olímpica acaba em festa

Uma festa marcou o encerramento da terceira edição das olimpíadas do projeto Plantando o Futuro. O evento, realizado pelo Instituto C&A e pela ONG Viva Rio, mobilizou, no Centro de Atendimento Integrado à Criança Euclides da Cunha, cerca de 500 moradores de comunidades pobres de Jacarepaguá.(O Globo, p. 12, 29/7)

Petrobras entra na proteção às baleias

O Projeto Baleia Franca, com sede em Imbituba (SC), vai receber, até maio de 2003, R$ 300 mil da Petrobas. O dinheiro já esta sendo aplicado na aquisição de equipamentos necessários à pesquisa científica e na realização de vôos de monitoramento de baleias no Sul do país.(Gazeta Mercantil, p. C-6, 29/7)

Correios lançam selo da Campanha Criança Esperança

A Empresa de Correios e Telégrafos lançou dois selos promocionais da Campanha Criança Esperança, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Rede Globo. Os temas abordados nas estampas são o desenvolvimento e a erradicação do trabalho infantil. Os Correios pretendem, a partir desta iniciativa, estimular a participação da população na campanha. O valor facial do produto é de R$ 0,40, com acréscimo de R$ 0,10, quantia que será repassada para o Criança Esperança.(Diário do Norte-RO, p. 9; O Povo-CE-CE, p. 7; Meio Norte-PI-PI, p. 8; Diário do Nordeste-CE-CE, p.15; A Gazeta-ES-ES, p. 15; O Estado do Maranhão, Alternativo 1, 26/7)

As empresas e a responsabilidade social

O artigo no jornal A Tarde, o diretor do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, traz uma reflexão sobre o comportamento ético e socialmente responsável das empresas diante das denúncias de fraudes bilionárias nos balanços de algumas das maiores corporações dos EUA. Muitas empresas já se deram conta de que as ações sociais agregam valor a empresa perante o mercado e seus funcionários. Segundo o autor, já existe no Brasil uma política de valorização da responsabilidade social empresarial.(A Tarde-BA-BA, p. Opinião 8, 26/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Coca-cola
  • Correios
  • Instituto C&A
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Pepsi
  • Petrobras
  • Rede Globo
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