Segunda-feira, 3 de junho de 2002

Por: GIFE| Notícias| 03/06/2002

Defesa da infância será debatida em feira

Um congresso com representantes de cidades brasileiras, européias, americanas e asiáticas discutindo políticas públicas, aliado a uma feira de empresas internacionais. Esse é o retrato da Urbis 2002, que acontece de quarta a sábado em São Paulo. A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança estará presente na feira divulgando o projeto Prefeito Amigo da Criança como um estudo de caso. Atualmente, 812 administradores municipais já se comprometeram por escrito a priorizar o atendimento à infância em seus governos. (Folha de S. Paulo, p. C4, 3/6)

Campanha de doação de micros iniciou batalha contra exclusão digital

A batalha contra a exclusão digital começou em 1994 quando Rodrigo Baggio, diretor-geral do Comitê para Democratização da Informática, promoveu a primeira campanha de doação de computadores. Além da formação de educadores, o CDI também capta recursos e forma parcerias com empresas como Xerox, IBM e Esso, fundações e com o poder público. Em sete anos, o Comitê espalhou-se por 38 cidades de 19 estados. (O Estado de S. Paulo, p. C6, 2/6 – Luciana NunesLeal)

Itaú Cultural abre espaço para crianças

O Instituto Itaú Cultural inaugurou, no dia 2/6, em São Paulo, o Domingo da Criança, dedicado ao público infantil de sete a 11 anos. Serão oferecidas atividades em diversas áreas artísticas, como oficinas de confecção, narração de histórias, dança e circo. Para a inauguração do projeto foi convidado o escritor Ziraldo, que conversou com as crianças e autografou algumas de suas obras. (O Estado de S. Paulo, p. D9, 2/6)

Carentes dançantes

Um grupo de crianças vai representar o Brasil no Festival de Primavera de Viena, na Áustria. Trata-se de um projeto da prefeitura de Fortaleza, apoiado pelo Instituto Ayrton Senna e Embratel, que orienta 467 crianças e adolescentes em situação de risco. O projeto deu tão certo que 44 bailarinos ensaiaram a coreografia Duas Estações, com música de Manasser, cen ário de Dantas Suassuna e figurinos de Lino Vilaventura. A apresentação acontecerá em Viena, no dia 15 de junho. (O Estado de S. Paulo, p. D5, 30/5)

Marca Senninha investe em jovens no país

O licenciamento da marca Senninha vai ajudar jovens de todo o Brasil. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, fechou acordo para a utilização da marca nos produtos fabricados pela empresa Brandili, do Vale do Itajaí-SC. Conforme Viviane, trata-se de um projeto de licenciamento onde 100% dos royalties que a empresa repassar para o Instituto serão investidos em educação, saúde e ensino profissionalizante para crianças e adolescentes de todo o país. Em Santa Catarina, o IAS mantém os projetos Largada 2000, que atende seis mil jovens em Joinville e cidades próximas; Escola Campeã, que atende Joinville e Itajaí; e a Rede Acelera, que atende outras cidades. Segundo Viviane, esses projetos são soluções, que têm como objetivo atender e dar oportunidades aos jovens do país. (A Notícia-SC, p. A7, 29/5)

Leitura melhora o cotidiano de crianças hospitalizadas

Uma incomum rede de solidariedade e de apoio à leitura está melhorando a internação de crianças e adolescentes em dois hospitais de Porto Alegre. Criado pela Fundação Abrinq e pelo Citibank para humanizar o atendimento a pacientes infantis e juvenis, o Projeto Biblioteca Viva ajuda nos tratamentos por meio da leitura. Implantada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Grupo Hospitalar Conceição e em outras 24 instituições brasileiras, a iniciativa deve ser expandida até o final do ano a uma centena de estabelecimentos. (Zero Hora, p. 31, 29/5 – Andrei Netto)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Citibank
  • Embratel
  • Esso
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • IBM
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Itaú Cultural
  • Xerox
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional