Segunda-feira, 3 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2001

ABN Amro lança o primeiro fundo mútuo socialmente responsável

A ABN Amro Asset Management está preparando o lançamento do primeiro fundo de ações brasileiro que incorpora critérios sociais, ambientais e de governança corporativa no processo de seleção dos papéis. O investimento socialmente responsável ainda é um conceito novo no Brasil, mas vem ganhando espaço. O fundo Ethical irá comprar ações de empresas que têm atuação social e ambiental meritória e deverá ser lançado dentro de 60 dias, segundo o presidente do ABN Amro Asset Management, Luiz Eduardo Maia. A instituição está criando junto ao Instituto Ethos os indicadores de responsabilidade social e ambiental. Nos Estados Unidos, os fundos como o Ethical movimentaram US$ 2,2 trilhões em 1999 e estimativas de profissionais do mercado dão conta de US$ 3,8 trilhões desses fundos no mundo inteiro. (Valor Econômico, p. C2, 3/9 – Luciana Del Caro)

Papéis ainda não captam o lado social das empresas

As ações brasileiras ainda não refletem os investimentos responsáveis das empresas. Quando muito, os acidentes ambientais atingem o preço dos papéis, mas apenas no dia do fato. Para os analistas, o desempenho da ação estará atrelado às atitudes sociais e ambientais da empresa quando o investidor se preocupar com essas questões. Christopher Wells, analista do Unibanco e o único do Brasil especializado em responsabilidade social, diz que as ações no exterior refletem os fatos sociais e ambientais porque existe uma fiscalização real da população, com direito até ao boicote aos produtos da empresa. (Valor Econômico, p. C2, 3/9 – Daniele Camba)

Ataque feminino

A Fundação Vale do Rio Doce abrirá este mês 50 vagas para meninas entre 14 e 17 anos no Proj eto Romarinho, implantado em Itabira-MG. Será a primeira vez que garotas participarão da iniciativa, juntando-se aos 150 aprendizes de craque integrantes do programa. (O Globo, p. 12, 3/9- Swann)

Projeto prevê apoio a Conselhos Tutelares

O Instituto Telemig Celular realizou no dia 31/8 o lançamento oficial de três projetos que apoiarão o trabalho dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Minas Gerais. Além disso, estão previstas as doações de aparelhos celulares para as instituições. Outra intenção da empresa é articular o setor privado na tentativa de aumentar o número de doações para o Fundo da Infância e Adolescência, além de atuar em parceria para melhor estruturar os Conselhos do estado. (O Tempo-MG, p. 5, 31/8)

Instituto Ayrton Senna divulga trabalho de RO

Projetos de jovens de Rondônia que participam do Programa Largada 2000 serão divulgados para todo o país. Com esse objetivo, o fotógrafo Fábio Correia visitou algumas cidades do estado para documentar as ações sociais desenvolvidas pelos adolescentes. As fotografias foram realizadas para ilustrar o Anuário Largada 2000, publicação em formato de livro que o Instituto Ayrton Senna edita com a finalidade de divulgar os trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade em conjunto com outros setores. (Estadão do Norte, p. C9, 31/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • ABN Amro Asset Management
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Telemig Celular
  • Unibanco
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional