Segunda-feira, 30 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 30/06/2003

Criança Esperança quer aprofundar projetos

Ao completar 18 anos, o programa Criança Esperança, realizado pela Rede Globo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), inicia uma nova fase de ação social, aprofundando estudos e ampliando projetos que vão além das atividades desenvolvidas até hoje. Segundo o diretor de Planejamento e Projetos Sociais da TV Globo, Albert Alcouloumbre Jr., as reflexões apresentadas durante o 1º Seminário Criança Esperança – Igualdade na Diversidade, serão muito úteis para serem aplicadas ou confrontadas com projetos já existentes ou como referência para a decisão de aplicação de recursos em projetos futuros. (Valor Econômico, 30/6; O Globo, 28/6)

Farroupilha

Acontece, nesta manhã, a aula inaugural da Escola Técnica Univias Joaquim Toniolo, filiada ao Projeto Pescar. Essa será a terceira escola dessa franquia social, cujo objetivo é capacitar jovens nas áreas de informática, operação de caixa e atendimento ao público. Além das aulas, os alunos receberão uniformes, material didático, seguro-saúde, alimentação, transporte e uma cesta básica por mês. A Univias já formou 48 alunos e arranjou colocação no mercado de trabalho para mais de 60% deles. Os professores são selecionados entre funcionários da empresa e treinados pela própria Fundação Projeto Pescar. (Correio do Povo– RS, 30/6)

As conquistas da Mundaréu

Custeada pela Fundação Telefônica, a ONG Mundaréu (SP) comercializa, sem fins lucrativos, produtos artesanais feitos por 34 diferentes grupos de diversos estados. Além de comunidades carentes, o programa beneficia etnias indígenas, do Xingu (Mato Grosso) e Amapá, e um grupo de quilombolas de Pernambuco. Completando seu primeiro ano de funcionamento, o projeto comemora o aumento de até 340% na renda individual de alguns dos participantes. (Gazeta Mercantil, 30/6)

Zona Leste ganha Projeto Cinema

Já está funcionando o Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro, uma iniciativa da Fundação Abrinq e apoios da Natura Cosméticos, Ação Educativa e secretarias municipal e estadual de Educação do estado de São Paulo. Mais de 24 mil crianças e adolescentes já se matricularam e o investimento para a implantação da linguagem de cinema nas 11 salas de aula beneficiadas pelo projeto chega a R$ 800 mil. Cineastas brasileiros como Humberto Mauro, Antunes Filho e Cacá Diegues estão entre os colaboradores da iniciativa. (Diário de S. Paulo, 28/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Telefônica
  • Natura Cosméticos
  • Rede Globo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional