Segunda-feira, 4 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 04/08/2003

Grafite nos túneis da Paulista

Iniciativa que marca os 450 anos de fundação da cidade de São Paulo, o projeto São Paulo Capital Graffiti está abrindo os espaços livres das paredes dos túneis das Avenidas Paulista e Rebouças para grafiteiros expressarem sua arte. A ação conta com o apoio da Fundação BankBoston e da organização não-governamental Cidade Escola Aprendiz. (Jornal da Tarde-SP, 4/8)

Governo prepara plano

O Governo Federal irá lançar no dia 12 de outubro um plano nacional com políticas voltadas para a infância e a adolescência. Medidas como infra-estrutura e estímulo à geração de emprego irão compor a ação, que é resultado de um compromisso assinado pelo presidente Lula com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente ainda durante a campanha presidencial. O compromisso assumido pelo então candidato chama-se Presidente Amigo da Criança. (Zero Hora, 4/8)

Poder do bom exemplo

Em artigo, Rubens Naves, diretor presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, fala da importância do cumprimento da lei que determina que estabelecimentos de atendimento à saúde devem criar condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais no caso de internação de bebê, criança ou adolescente. Naves cita experiências envolvendo a humanização dos hospitais, destacando a iniciativa do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), que há 12 anos criou o programa Família Participante, no qual é garantida a presença da mãe em tempo integral ao lado do filho. A iniciativa recebeu o Prêmio Criança 2002, concedido pela Fundação Abrinq e tornou o hospital uma referência para o Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar, criado pelo Ministério da Saúde em 2001.Com o objetivo de difundir e estimular ações do tipo, a Fundação Abrinq, em parceria com a Danone, prepara um livro mostrando experiências bem sucedidas e as conquistas acumuladas ao longo de mais de uma década. (Valor Econômico, 4/8)

Eles estão no caminho certo

Pesquisa realizada pela revista Consumidor Moderno, em parceria com a Interscience, aponta que as empresas brasileiras sabem a importância da responsabilidade social e conhecem os benefícios trazidos pela prática para a imagem da corporação. O estudo fez uma abordagem onde a atuação social se relaciona com temas como obrigações fiscais, relacionamento com funcionários, fornecimento de produtos de qualidade, ética e respeito a clientes e fornecedores. Os dados colhidos revelam que a responsabilidade social está longe de ser um discurso vazio e que o assunto está disseminado pela alta direção e gerência das empresas consultadas. Entre as instituições socialmente responsáveis está o Banco ABN Amro Real, que criou um programa de inclusão digital que atualmente atende mais de 300 pessoas de regiões de baixa renda na Grande São Paulo. A empresa criou ainda cláusulas de contrato que exigem respeito ao meio ambiente e que são contrárias à discriminação racial, religiosa, cultural e ao trabalho ilegal. (Revista Consumidor Moderno , 7/3, Christye Cantero)

Craques que suam a camisa para virar o jogo social

Ex-craques do esporte têm se dedicado, cada vez mais, ao jogo duro da inclusão social no Brasil. Melhor ainda: estão trazendo com eles alguns pesos-pesados da economia, aumentando os investimentos e, conseqüentemente, o número de beneficiados. Entre as iniciativas de sucesso desenvolvidas está a Fundação Gol de Letra, criada em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Leonardo e Raí, e o Instituto Bola Pra Frente, criado pelo lateral Jorginho. As ações, desenvolvidas em comunidades paulistas e cariocas de baixa renda, contam com o apoio de parceiros importantes como Nike, American Express, Chase JP Morgan Foundation, ATL e a Fundação Helfen Kinder, da Alemanha. (O Globo, Aydano André Motta,4/8)

Instituto vai lançar projeto para capacitar diretores de escolas paulistas

O Instituto Gestão Educacional e o Protagonistés (Instituto de Protagonismo Jovem e Educação) vão lançar nesta terça-feira (5/8), em São Paulo, o projeto Gestão para o Sucesso Escolar, que tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação para os diretores de escolas da rede pública de ensino. O programa oferecerá cursos on-line, textos de apoio, bibliografia e interatividade entre os participantes durante um ano, com foco no aprimoramento da gestão das unidades públicas de ensino. O evento de lançamento do programa será realizado no teatro Cultura Inglesa, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. (Folha de S. Paulo, 3/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Real ABN Amro
  • American Express
  • ATL
  • Chase JP Morgan Foundation
  • Danone
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação BankBoston
  • Fundação Helfen Kinder
  • Instituto Gestão Educacional
  • Nike
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional