Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 04/01/2002

Prefeitos ganharão mapa para desenvolver metas

Os 1.209 prefeitos que assinaram com a Fundação Abrinq o compromisso de terem as crianças e os adolescentes como prioridade em suas gestões receberão, a partir deste mês, o Mapa da Criança e do Adolescente. Com ele, as prefeituras poderão fazer o diagnóstico da condição de seus jovens e desenvolver metas e planos de ação para a melhoria dos diversos índices listados. Os prefeitos deverão levantar dados de sua gestão e da anterior referentes a saúde, educação, orçamento, assistência social e participação popular. A Abrinq irá fornecer informações secundárias obtidas com o IBGE e com outros centros de pesquisa. Serão elaboradas metas de redução dos índices. Todos os anos serão distribuídos novos mapas, para que a Fundação faça o acompanhamento das metas. Todos os governantes que conseguirem cumprir o que pretendiam receberão o título de Prefeito Amigo da Criança. (Folha de S. Paulo, p. C8, 4/2)

Crianças carentes

A Fundação Gol de Letra acaba de fechar um convênio com a Fédération Léo Lagrange, da França: fará intercâmbio de profissionais com a conceituada instituição. (O Globo, p. 12, 4/2 – Ancelmo Gois)

A superloteria do Boni

Boni está trabalhando na criação de uma superloteria popular, com sorteios diários transmitidos pela TV, Internet e rádio. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo. Empresas como Telefônica já foram procuradas para ser parceiras. Uma peculiaridade do projeto é que 30% da arrecadação será destinada para financiar projetos culturais. (Revista Veja, p. 33, 6/2 – Lauro Jardim)

Contratação afirmativa

O preconceito é inconstitucional, mas sua prática ainda persiste, mesmo que de um modo velado, no mercado de trabalho. Muitas companhias, sobretudo multinacionais, estão mais atentas para evitar a discriminação e acenam com medidas em prol da diversidade de seus quadros, como fixar cotas para certos grupos ou priorizar a contratação de profissionais das chamadas minorias, como deficientes e negros. Pesquisa do Instituto Ethos, feita em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a OIT (Organização Internacional d o Trabalho), a Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e a FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), mostra que o percentual das minorias que chega aos altos cargos é de apenas 6%. (Folha de S. Paulo, p. E4, 3/2 – Edson Valente)

Tudo pelo social

Maria Ribeiro será a apresentadora da série Circuito educação, que estréia em março no Futura. A atriz vai mostrar alguns dos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna. Ao todo serão cinco episódios, gravados em Roraima, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Santa Catarina. Um dos projetos mais interessantes é o Se Liga Goiás, que tem como objetivo ajudar crianças com dificuldades na alfabetização. (O Globo, p. Revista da TV 21, 3/2 – Lilian Fernandes)

Serra elogia propostas da Fiesp e diz que rivais estão pausterizados

O ministro da Saúde, José Serra, quer debater sem intermediários com os demais candidatos à Presidência. Na opinião do tucano, assim como as prioridades eleitorais na TV vão ficando parecidas, a pasteurização vai dominar também o campo das idéias e propostas de todos os canditados. Serra aplaudiu a iniciativa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de debater uma política econômica e social com todos os presidenciáveis. O documento prevê, para o período do próximo governo, o crescimento da produção industrial em pelo menos 5% ao ano, a criação de 4,8 milhões de empregos e a retirada de 6 milhões de brasileiros da condição de pobreza. (Folha de S. Paulo, p. A7, 3/2 – Raymundo Costa)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fédération Léo Lagrange
  • FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Gol de Letra
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
  • OIT (Organização Internacional do Trabalho)
  • Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher)
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional